Sobre o CatarTendo caído sob o controle de vários impérios ao longo dos séculos, o Catar tornou-se um protetorado britânico em 1916. Após a descoberta de reservas de petróleo na década de 1930 e a expansão da infraestrutura nacional nas décadas seguintes, o país declarou a independência em 1971.
Antes da descoberta do petróleo, a pesca e a caça às pérolas eram as indústrias dominantes do país. Atualmente, o Catar é o segundo maior exportador mundial de gás natural liquefeito. A moeda do país é o Rial.
A língua oficial do país é o árabe, mas o inglês também é comumente falado.
Participantes: 32 seleções nacionais
Período de disputa: de 20 de novembro a 18 de dezembro 2022.

O mascote da Copa do Mundo FIFA 2022 foi apresentado durante o sorteio dos grupos, no início do ano, e foi batizado La'eeb – que, de acordo com a organização, significa “jogador super-habilidoso” em árabe. Com a forma inspirada no Keffiyeh, lenço para cabeça característico do Catar, a animação mantém a tradição de incluir elementos regionais dos países-sede nos personagens.
RECORDES / CURIOSIDADES• Na partida Argentina 2 x 1 Austrália, pela Oitavas de Final, Leonel Messi (com 35 anos), fêz o jogo de número "mil" de sua carreira. Nesta mesma partida superou seu compatriota Maradona (com 21 jogos) e se tornou o atleta sul-americano com mais jogos disputados em Copa do Mundo, com 22.
• Cristiano Ronaldo se tornou no único jogador com gol em cinco edições do Torneio - no total, são oito bolas na rede em Mundiais.
• Ao entrar em campo contra a França, na final, Lionel Messi se tornou o jogador com maior número de jogos na história da competição, com 26 partidas, superando a marca do alemão Lothar Matthaus (25).
• De quebra, em outra façanha estabelecida no Qatar, Messi é um dos únicos seis atletas que jogaram em cinco edições da Copa do Mundo FIFA, junto de Antonio Carbajal (México), Lothar Matthäus (Alemanha), Rafa Márquez (México), Andrés Guardado (México) e Cristiano Ronaldo (Portugal).
• Esta é a edição da Copa do Mundo com mais gols na história; foram 172 gols anotados (64 partidas disputadas), um a mais que no Brasil-2014 e na França-1998
PREMIAÇÃO
Bola de Ouro Adidas: Lionel Messi (Argentina)
Chuteira de Ouro Adidas: Kylian Mbappé (França)
Luva de Ouro por adidas: Emiliano Martinez (Argentina)
Melhor Jogador Jovem: Enzo Fernández (Argentina)