Estatisticas da CopaPeríodo: de 31 de maio a 29 de junho de 1986
Total de jogos: 52
Gols marcados: 132
Média de gols: 2,54 por partida
Artilheiro: Gary Lineker (Inglaterra) - 06 gols.
Público total: 2.402.451 pagantes
Média de público: 46.200 pagantes
Maradona "dá" o titulo a Argentina
A Copa de 1986 já teve problemas antes mesmo de começar.
Tudo porque até um ano antes da Copa estava decidido que a Copa de 1986 seria na Colômbia. inicialmente escolhida para abrigar o campeonato, desistiu do torneio, alegando falta de dinheiro para as obras necessárias à criação da infra-estrutura exigida.
Apesar de o México ser escolhido para sediar o Mundial faltando menos de 8 meses para o inicio da Copa, os mexicanos fizeram um belo mundial, ficando na sexta colocação.
No começo da Copa, a Dinamarca era apontada como uma das favoritas, um time com futebol coletivo semelhante ao "carrossel" holandês de 74.
Na primeira fase, o time dinamarquês, apelidado de "Dinamáquina", goleou o bom time do Uruguai por 6 a 1 e derrotou a poderosa Alemanha por 2 a 0.
Mas, na fase seguinte, a máquina dinamarquesa emperrou e o time foi eliminado pela Espanha com uma goleada de 5 a 1. Neste jogo, o atacante espanhol Emilio Butragueño, "El Bugre", marcou quatro gols.
Os jogos finais
Nas semifinais, Argentina e Alemanha venceram, respectivamente, a Bélgica e a França pelo mesmo placar de 2 a 0, classificando-se para a grande final.
Contra a Bélgica, a Argentina teve outro golaço de Maradona, que conseguiu romper a marcação de vários zagueiros com jogadas geniais.
Num jogo de grande emoção, a Argentina, sob comando de Maradona, venceu na final a forte equipe da Alemanha por 3 a 2, conquistando o bicampeonato mundial.
Maradona repetiu em 86 para a Argentina o que Garrincha, em 62 no Chile, e Pelé, em 70, no México, tinham feito para o Brasil. O craque inventou jogadas sensacionais e enloqueceu seus marcadores, comandando as vitórias de seu time.
A Copa do México marcou o fim de uma das maiores gerações de craques do futebol mundial. Seria a última Copa de Zico, Falcão, Junior, Sócrates, Reinaldo, Leandro e Toninho Cerezo para o Brasil, e de Platini, Tigana, Girese para a França, e de Rummenige para a Alemanha.
Pique - Mascote Oficial da Copa do Mundo de 1986
