Os clubes europeus levam grande vantagem sobre os sulamericanos, são nove clubes com 16 títulos contra três clubes (todos do Brasil) com quatro conquistas. Real Madrid é o maior campeão, com cinco conquistas, Barcelona com três, seguido por Corinthians e Bayern de Munique.
Em 2018 o Real Madrid passou a liderar em número de titulos com a vitória sobre o Al Ain FC (Emirados Árabes Unidos) por 4 a 1 na decisão - seu terceiro título seguido. Em 2022 já estava com cinco títulos. O Real Madrid é o clube com mais conquistas internacionais na história e lidera todos os rankings.
"Deve-se notar que a FIFA reconhece agora a Toyota Intercontinental Cup como uma competição global, mas não como uma competição de clubes por ela realizado. Se você também gosta de competição, não hesite em aproveitar um
código promocional para tentar sua sorte".
Após a primeira edição em 2000, a FIFA encontrou dificuldades em relação a patrocinadores. Por isto, de 2001 a 2004, não foi realizado.
Em novembro de 2014, o Ministro do Esporte Aldo Rebelo recebeu uma carta da FIFA com a
confirmação de que o Palmeiras é o 1° campeão mundial. No encerramento da carta, Valcke afirma que “além de garantir uma excelente organização do evento, o Brasil também pôde, orgulhosamente, ver o clube brasileiro Palmeiras vencer a final do campeonato contra o Juventus”. A Fifa, porém, ainda separa os campeões de torneios que não organizou dos que venceram as competições criadas por ela.
Segundo a entidade máxima do futebol, o torneio foi “o primeiro entre europeus e sul-americanos a nível mundial”.
No segundo semestre de 2017, a FIFA passou a reconhecer apenas a Copa Intercontinental como uma competição a nível mundial, mas não como Mundial de Clubes, deixando a Copa Rio Internacional como um torneio amistoso. Confira tudo sobre a
Copa Rio Internacional.
Veja também »
Campeões da Copa Intercontinental, reconhecido como campeonato mundial de clubes.