Os grandes responsáveis pela fundação do Internacional foram os irmãos Henrique, José e Luís Poppe. Recém chegados de São Paulo, procuraram um clube para a prática desportiva - como eram novos na cidade, foram rejeitados por todos, inclusive o Grêmio. Revoltados com tal discriminação fundaram, em 1909, o Sport Club internacional aberto a todos - fossem eles brasileiros ou estrangeiros.
A primeira diretoria colorada foi escolhida em uma reunião realizada na Avenida Redenção, 211 (atual Av. João Pessoa, 1.025), na noite de 11 de abril. Mais de 40 pessoas participaram da escolha do nome Internacional, que homenageou a Internazionale de Milão, de onde os pais dos Poppe vieram, e do Internacional (já extinto), da capital paulista de onde vieram os irmãos.
Na imagem abaixo notícia da fundação no jornal Correio do Povo de 1909Neste mesmo dia, houve uma divisão na escolha das cores do uniforme do novo clube - seria o vermelho ou o verde? A decisão veio do carnaval de rua entre Venezianos (vermelho) e Esmeraldinos (verde) - o resultado final da votação deu a cor vermelha e branco, ficando assim até os dias atuais.
O primeiro distintivo do Inter era formado com as iniciais - SCI - bordadas em vermelho sobre o fundo branco, sem a borda vermelha que apareceu logo em seguida. Na década de 60 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho.
O primeiro presidente do Sport Club Internacional foi João Leopoldo Seferim que tinha 17 anos quando foi eleito para comandar o Clube. Mas, o presidente de honra tinha que ser mais velho e com prestigio indiscutível na cidade- e assim ocorreu. Foi escolhido para o cargo o diretor da Limpeza Pública e líder político distrital, capitão Graciliano Ortiz.
Os demais cargos foram preenchidos pelos seguintes nomes: para vice-presidente, Pantaleão Gonçalves de Oliveira. Legendre das Chagas Pereira, 1° secretário; Manoel Lopes da Costa, 2° secretário; Antonio Cícero, 1° tesoureiro; Waldemar Fachel, 2° tesoureiro; Henrique Poppe Leão, orador oficial; e Irineu dos Santos, Luis Madeira Poppe, e Alcides Ortiz, integrantes da comissão de campo completavam a diretoria.
Linha do Tempo• Em 12/10/1909 obteve sua primeira vitória: Inter 2x1 Militar, de Porto Alegre
• 1912: o Inter ganhou seu primeiro campo exclusivo de jogo. Era a Chácara dos Eucaliptos, alugada, e onde o Inter permaneceu até a década de 1930.
• 1913: ganha o primeiro titulo de sua história: o Campeonato Metropolitano (invicto)
• a primeira vitória em Gre-Nal foi em 1915: Inter 4 x 1 Grêmio. O inter formou com Baes, Simão e Dorneles; Bitu, Kluwe e Lucidio; Túlio, Osvaldo, Bendionda, Muller e Vares.
• No dia 07/09/1927: conquista o primeiro título estadual ao bater, na final, o Gremio Bagé por 2 a 1.
• A maior goleada do colorado em Gre-Nais ocorreu em 1948, na partida final do campeonato da cidade de Porto Alegre - Inter 7x0 Grêmio, com gols de Villalba (4), Carlitos (2) e Roberto (1).
• Em 1950, o antigo estádio dos Eucaliptos (de sua propriedade), sedia 2 jogos da Copa do mundo
• No ano de 1957 cria o hino oficial em um concurso: "Celeiro de Ases", de Nélson Silva
• O Beira-Rio é inaugurado em 06 de abril de 1969 na partida Inter 2x1 Benfica, de Portugal. Claudiomiro fez o primeiro gol do novo estádio. No dia seguinte, a seleção Brasileira vence a do Peru por 2 a 1, na inauguração dos refletores.
• Com Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico fraga; Caçapava, Falcão, Carpegiani; Valdomiro (Jair), Flávio e Lula em campo, além do técnico Rubens Minelli, o Inter conquista seu 1° título nacional, em 14/12/1975, ao bater o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Elias Figueroa - o palco foi o Beira Rio. O Inter repetiria a coquista em 1976 e 1979 (este, de forma invicta).
• As maiores conquistas veio em 2006 - a Taça Libertadores da América, vencendo, na final, o São Paulo e o III Mundial de Clubes da FIFA, derrubando o poderoso Barcelona por 1 a 0.
• A equipe colorada goleou o Pachuca do México por 4 a 0 na noite do dia 7 de junho de 2007, no Beira-Rio, e conquistou o inédito título da Recopa Sul-Americana.
• Nos anos que se seguem mais comquistas: o bi da Libertadores em 2010 e o bi da Recopa Sul-Americana 2011.
De 2002 até o primeiro semestre de 2022, foram 19 títulos de primeiro escalão (11 Gauchões, duas Libertadores, duas Recopas, uma Sul-Americana, uma Copa Suruga, uma Copa Dubai e um Mundial Interclubes). E os jogadores mais experientes do atual grupo (25/setembro/2012) como Índio, Bolívar, Kleber, D´Alessandro, Guiñazu e Andrezinho são verdadeiros colecionadores de faixas e taças no Beira-Rio. Índio, por exemplo, participou de 12 destes títulos até 2012.
Gre-Nal, uma das maiores rivalidades do mundoSão mais de 100 anos desde a primeira partida realizada em 18 de julho de 1907 até 23 de março de 2022, em jogo pelo campeonato gaucho, na vitória do colorado por 1 a 0, Inter e Grêmio disputaram um total de 437 partidas, com 160 vitória do "Colorado" contra 139 do adversário. Nas cinco primeiras partidas da história, o Grêmio dominou o Inter, mas a partir da sexta partida, as coisas começaram a mudar...
confira todos os jogos e como foi o primeiro Gre-Nal da história.
Projeto de Lei Institui dia do Torcedor ColoradoEm 29 de abril de 2014 foi instituído no calendário oficial do Rio Grande do Sul "O Dia do Torcedor Colorado". O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na tarde de terça-feira, em votação na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A data a ser comemorada anualmente é 17 de dezembro, que marca o dia em que o Inter conquistou o Mundial sobre o Barcelona, em 2006.
Dirigentes colorados acompanharam a votação nas galerias da Assembleia,entre eles o presidente Giovanni Luigi. O autor do projeto foi o deputado Paulo Borges (DEM).