Com a divisão geográfica do estado do Mato Grosso em duas unidades em 1979, o Operário e Comercial, ambos de Campo Grande passam a disputar o Campeonato Sul-Matogrossense.
Em 2001 a decisão foi entre o Juventude e o Mixto, que, depois de perder a primeira partida por 3x1 não compareceu ao segundo jogo. A Federação nomeou a equipe do União Rondonópolis, que estava em terceiro, como o vice-campeão.
(*) O site oficial do Mixto dá como unico campeão em 1943 o próprio clube; mas em matéria no site oficial da Federação (
veja aqui ), o único campeão daquele ano é o Paulistano FC.
Houve outros campeonatos anteriores a 1943, que valiam como campeonato estadual. Pesquisas estão sendo feitas e comprovadas, conforme abaixo:
(1) 1942 o o campeão foi o Americano, segundo o periódico "O Estado de Mato Grosso", de 21 de janeiro de 1943:
Entrega de Taças - Pela conquista do campeonato do ano passado o Americano receberá da Federação Matogrossense de Desportos uma bela taça. TAÇA ROTARY CLUBE. Também o grêmio campeão da cidade, recebeu nessa ocasião, do Rotary Clube de Cuiabá, uma riquíssima taça.
O belíssimo troféu ficará de posse do Americano, que será o seu detentor, temporariamente, ou definitivamente caso triunfe em três campeonatos consecutivos.
NOTA: O Clube Esportivo Operário de Várzea Grande nasceu em 1º de maio de 1949. Após o título estadual de 1997 se licenciou, só voltando a disputar o Estadual em 2002, quando conquistou o título. Em seguida veio novo pedido de licença e a volta ao futebol apenas em 2013, quando disputou a Segunda Divisão e voltou à elite. Estas idas e vindas, em meio aos pedidos de licença, surgiram dois novos ‘Operários’ na cidade: o Esporte Clube Operário e o Operário Futebol Clube Ltda, ambos usando as mesmas cores, estilo do uniforme e até o hino do Tricolor original.