Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Mixto de Cuiabá (MT)

HISTÓRIA DO OPERÁRIO DE CAMPO GRANDE

OperarioOPERÁRIO FUTEBOL CLUBE
Fundado em 21 de agosto de 1938
Endereço: Av. Rádio Maia n° 887 - CEP 79106-550
Bairro Santa Mônica - Campo Grande/MS
Estádio Pedro Pedrossian - Morenão (alugado)
Site oficial: www.operariofutebolclubems.com.br
  História     |     Títulos     |     Hino     |     Diversos                                              + CLUBES
A primeira reunião de fundação do Operário Futebol Clube aconteceu na sede do Sindicato dos Operários da Construção Civil, localizada à rua Maracajú . Lá estavam "Seu Vitor", o anfitrião, Miguel Turco, Carandá, Magno, os irmãos Levindo, Gregório e Paulo Ferreira. A intenção era apenas criar uma alternativa para reunir os trabalhadores, mas a idéia ganhou a simpatia de outras classes, entre elas o fazendeiro Melanio Barbosa, que fazia questão de chegar cedo ao estádio Campo-grandense.

O clube se profissionalizou na década de 70 e em 1974 conquistou seu primeiro título estadual no profissionalismo. veja » A campanha do título.

Em 1977, o Operário escreveu seu nome na história do futebol brasileiro, desclassificando o "poderoso Palmeiras" para chegar às semifinais do Brasileirão. O Operário venceu a primeira partida contra o São Paulo por 1x0 gol marcado por Tadeu Santos, e perdeu a segunda no Morumbi por 3x0. Começava aí, a historia do Supertime do, até então, Estado do Mato Grosso, 3° colocado no Campeonato Brasileiro. Manga, grande goleiro da Seleção Brasileira e campeão brasileiro pelo Internacional em 1975 foi um dos grandes responsáveis pela boa campanha do clube. veja » A campanha no Brasileirão de 1977.

O mundo passou a conhecer o esquadrão do futebol, agora, do Mato Grosso do Sul em 1982. O "poderoso Bayern de Munique", assistiu o Operário conquistar a Presidente Cup (na Coréia do Sul). Talvez o Torneio mais importante da história do Clube.

Os grandes idolos e jogadores mais conhecidos da imprensa brasileira que atuaram no clube foram: Manga (Seleção Brasileira), Arturzinho que atuou no Corinthians, Luis Carlos que jogou na Seleção Brasileira e Flamengo. Everaldo, Baianinho, Roberto César e muitos outros. O clube foi um verdadeiro celeiro e revelador de craques no final da decada de 70 e inicio dos anos 80.

O Operário tambem é o detentor da maior goleada dos campeonatos estaduais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Em 1978, pelo matogrossense, venceu o Barra do Garças por 13 a 0 e, em 1980, pelo sulmatogrossense, a vítima foi o Taveirópolis - 11x0.

Atualidade (2007)

Atolado em dívidas trabalhistas e com o fisco, o Operário já perdeu parte da sua sede administrativa em leilão promovido pela justiça do trabalho. Para evitar o constrangimento do confisco de rendas nos dias de jogos e ganhar uma opção de receita pela venda de ações, o clube entrou na onda do futebol empresa e criou, em 29/11/1999, o Operário Sociedade Anônima, mas nada mudou na prática e foi extinguido em 2006.

Porém como todo clube de massa, o Operario, briga, luta e, com certeza, ainda voltará a ser aquele clube que encantou o Brasil, os Asiaticos e fez do Bayern de Munique, um simples e mero espectador ao titulo da Presidente Cup.

Seu atual Presidente, Antônio Vieira da Cunha, tem sob sua responsabilidade, a tarefa quase que impossível de trazer de volta a dignidade perdida de uma das maiores surpresas do futebol do Brasil.
  História     |     Títulos     |     Hino     |     Diversos                                              + CLUBES
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva
Página adicionada em Dezembro/2005 - atualizada em Outubro/2007.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
SBSites Internet História do Fluminense FC (RJ)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador