AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

Campeões da Taça Cidade do Recife

(Federação Pernambucana de Futebol)


Federação Pernambucana de FutebolFEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL
Fundada em 16 de junho de 1915
Cidade/UF: Recife/PE


+ Futebol Pernambucano

 

A Taça Cidade do Recife foi disputada em várias ocasiões. Dela participavam equipes melhores colocadas no estadual e, eventualmente, era disputada também pelas últimas colocadas do campeonato pernambucano em um segundo grupo - tambem chamado popularmente de Torneio Seletivo do estadual. A competição carece de mais informações. Abaixo comprovação de algumas das disputas nos jornais da época.

Uma das primeiras noticias sobre a criação do torneio foi divulgada pelo Diário de Pernambuco, de 21 de agosto de 1970. A nota publicada é a seguinte:
"A Taça Cidade do Recife, caso seja concretizada, será uma feliz iniciativa da Federação para as equipes pernambucanas que não irão participar do Robertão". No caso do America, seria uma excelente solução para evitar a inatividade após o campeonato, quando se sabe que é dificil a promoção de amistosos, porque a maioria dos Estados ainda não finalizou seus campeonatos".

Na edição do mesmo jornal, em 7 de janeiro de 1971, a forma de disputa:
TAÇA ELIMINA DOIS
De acôrdo com a pretensão da FPF, a Taça Cidade do Recife - um velho sonho da entidade - terá a finalidade de eliminar duas equipes a fim de que o campeonato seja disputado por seis times. O torneio teria turno e returno com os primeiros quatro colocados do campeonato do ano passado enfrentando-se nos jogos principais de cada rodada e os quatro últimos classificados lutando nas preliminares pelo direito de disputar o certame, sobrando dois dêsse grupo. A renda de cada partida seria dividida equitativamente, cabendo 25 por cento a cada um dos quatro participantes.

As partidas - uma de cada grupo por rodada - seriam disputadas as quartas-feiras e domingos e, no final só para efeito de disputa da taça que a Federação pretende instituir, haveria o encontro dos vencedores dos grupos.

A classificação para se saber quais os times que ficarão no primeiro ou no segundo grupo, será feita tomando por base o total de pontos acumulados por cada agremiação no campeonato de 1970. Desde já há um problema, porque a FPF constatou que, Central e America têm o mesmo número de pontos e terá que ser encontrada uma fórmula para determinar qual dêsses dois times ficará no grupo dos grandes ou fará parte do grupo dos pequenos para lutar pela classificação.

Pelos planos da Federação a Taça Cidade do Recife será iniciada ainda em fins de janeiro, sendo dividida em 12 rodadas nos dois turnos.

Notas da edição 1971: 1. O Grupo dos pequenos (em 1971) tinha o nome de "Chave Jorge Gomes de Melo", segundo o Diario de Pernambuco, de 16 de fevereiro de 1971.
2. Rubem Moreira marca um nôvo tento: a Taça Cidade do Recife, criada por iniciativa sua, é um sucesso em todos os aspectos: técnico, financeiro e descoberta de valores. Parece que apenas os novos juizes não agradaram. (Diario de Pernambuco, de 3 de março de 1971).

Sobre a edição de 1977 (*), o Diario de Pernambuco, de 16 de janeiro: "Tem inicio hoje, no Recife, o Torneio Seletivo, conhecido como Taça Cidade do Recife, envolvendo 9 clubes pernambucanos. No grupo B cinco delas tentam classificação para o campeonato pernambucano de 77, pois os três últimos colocados estarão auntomáticamente eliminados da temporada regional oficial. No Grupo A envolvendo os quatro primeiros colocados do certame estadual do ano passado ou sejam Santa Cruz, Náutico, Esporte (Nota CF: leia-se Sport) e Central, não haverá o sistema classificatório, porém o estímulo, apenas, da conquista do primeiro titulo do ano.

O Torneio Selçetivo tem inicio com uma rodada dupla, hoje nos Aflitos: no cotejo preliminar, o Ferroviario enfrentará o Caruaru, enquanto na principal, America terá pela frente o Santo Amaro (...). O Íbis ficará de fora da rodada inicial. Esses cinco clubes do Grupo B lutam pela classificação, pois, apenas os dois primeiros colocados deverão entrar no campeonato estadual, sobrando os três lanternas.

O America é o grande favorito desta tarde, sendo apontado, inclusive como um forte candidato ao titulo de campeão da "Taça Cidade do Recife".

Diário de Pernambuco, 19 de março de 1977: " TROFÉU. Eufórico porque na sua administração o clube ganha mais um troféu, o presidente Jarbas Guimarães aguardava com ansiedade, a chegada do troféu que o Esporte (Nota CF: Leia-se Sport) obteve pela conquista do titulo de campeão da Taça Cidade do Recife. O troféu vai ficar em exposição na sede do clube.

A Revista Placar de 01 de abril de 1977, na seção de Tabelas, mostrou os resultados da última rodada. O campeão do grupo A foi o Sport; o do grupo B foi o Caruaru que venceu o America em jogo extra, já que os dois haviam terminado empatados na classificação.

Edição 1982: Taça é a meta de Amândio - Uma nova Taça Cidade do Recife, a exemplo do que aconteceu em 1971, está nos planos de Amândio fernandes, reunindo todos os clubes profissionais e servindo como uma eliminatória para o campeonato estadual. O estudo está sendo feito e embora existam os votos contrários, tudo indica que esta competição vai acontecer como uma espécie de eliminatória para o certame pernambucano de 1982. (Diário de Pernambuco, 29 de janeiro de 1982).



C Ferroviário R
Ferroviário
01 Título
América FC
América
01 Título
Santa Cruz FC
Santa Cruz
01 Título

 

 Ano  Campeão  Vice
1982 Clube Ferroviário do Recife America
1977 (*) Sport Santa Cruz
1977 (*) Caruaru America
1975 America Náutico
1971 Santa Cruz Náutico

Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Diário de Pernambuco de 21 de agosto de 1970, 7 de janeiro de 1971, 16 de fevereiro de 1971, 3 de março de 1971, 21 de maio de 1971, 16 de janeiro de 1977, 19 de março de 1977, 29 de janeiro de 1982; Revista Placar, de 4 de março de 1977, 01 de abril de 1977; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 14/Março/2014 - atualizada e revisada em 19/Abril/2019.