Em meados dos anos 30, já havia clubes de futebol em Criciúma. Porém, foi a fundação do Esporte Clube Ouro Preto, em dezembro de 1939, que começou a organizar as equipes. E a primeira entidade de futebol da região veio mais de oito anos depois.
Em 5 de maio de 1948, reuniram-se Ouro Preto, Comerciário, Próspera, Atlético Operário, Metropol, Araranguaense, Siderópolis, Urussanga e Vera Cruz para fundar a Liga Atlética da Região Mineira.
Ainda em 1948, era disputado o primeiro Regional da LARM, com o Atlético Operário campeão. Em 49, o Comerciário ganhava a taça, e começava a consolidar o clube que viria dar origem ao Criciúma Esporte Clube na década de 70.
A principal competição organizada pela Liga sedimentou-se ao longo dos anos e só não foi disputada em 1974, devido a grande enchente no Sul Catarinense.
Em 2010, além do Regional, a LARM organizou outras onze competições, e contou com cerca de 100 colaboradores, movimentando mais de 3,6 mil atletas em toda a região. O atual presidente (em 2010), Hélio Gava, é um entusiasta do esporte de base, tanto que 1,7 mil participantes das competições da LARM têm entre 12 e 20 anos.
Dois dos maiores clubes do futebol catarinense e que fizeram história no futebol brasileiro foram campeões da Liga, o Metropol, um dos grandes na década de 60, e que excursionou pela Europa, e o Criciúma, que foi o campeão da Copa do Brasil de 1991.
A Liga Atlética da Região Mineira é reconhecida, atualmente, como a liga mais forte do Estado pela Federação Catarinense de Futebol.
NOTAS:O Comerciário Esporte Clube mudou o nome para
Criciúma Esporte Clube na década de 70. O Cricúma, inclusive, já foi campeão da Copa do Brasil de 1991, ao bater o Grêmio de Porto Alegre, após dois empates 0x0, em casa, e 1x1, fora - este empate lhe garantiu o título.
O Metropol, campeão de 1963, foi um dos maiores clubes da história do futebol catarinense da década de 60, com vários títulos estaduais, deixando saudades, pois foi extinto. Confira a
História do Metropol.