AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

O Inicio
Até o ano de 1924 o esporte era praticado no Estado por clubes que disputavam diversas modalidades como: atletismo, natação, remo, tiro ao alvo e também o futebol. As disputas se realizavam sempre em forma de torneios, competições atléticas e jogos amistosos, sendo os vencedores considerados campeões.

Sentindo a necessidade de reunir os clubes em torno de uma entidade que orientasse e disciplinasse a prática desses esportes, de forma oficial, surgiu em Florianópolis a idéia da fundação de um órgão que congregasse os praticantes de todas as modalidades esportivas.

Foi assim que depois de muitos debates, no dia 12 de abril de 1924, um sábado, um grupo de desportistas reuniu-se para fundar a LIGA SANTA CATHARINA DE DESPORTOS TERRESTRES, tendo como ideais "ser uma escola condigna aos clubes filiados, com o patriótico intuito de proclamar o elevado grau de cultura da mocidade, que de há muito vem obtendo merecidos aplausos de nosso público" como diz o texto original de criação da Liga.

Escudo do TrabalhistaFoi assim que às 19 horas do dia 12 de abril de 1924 no amplo e artístico salão do Theatro do Gymnasio Catharinense, comparecem os representantes dos clubes de futebol: FLORIANÓPOLIS, FIGUEIRENSE, INTERNATO, TRABALHISTA E AVAHY, os quais sob o impulso da mais perfeita cordialidade, tornaran-se fundadores da LIGA SANTA CATHARINA DE DESPORTOS TERRESTRES.

Diz a ata de fundação: "Tendo o sr. LUIZ ALVES DE SOUZA aberto a sessão, convidou o sr. Joaquim Arantes para servir de secretário, expondo os motivos da reunião. A diretoria, que foi aclamada em caráter provisório até a aprovação dos Estatutos, ficou assim constituida:
LUIZ ALVES DE SOUZA, Presidente; Padre Dr. DAVID MULLER, Vice-presidente; JOÃO CUPERTINO DE MEDEIROS, Secretário; AMADEU HORN, Secretário-adjunto; AGUINALDO SOUZA, Tesoureiro; JOÃO BENÍCIO CABRAL, 2o. Tesoureiro.

Antes de encerrar-se a sessão, o sr. LUIZ ALVES DE SOUZA lembrou os nomes ilustres dos Exmos Senhores Drs. HERCÍLIO LUZ e ABELARDO LUZ, respectivamente Governador do Estado e Prefeito de Florianópolis, como presidentes natos e beneméritos da entidade, sendo a indicação festejadas por uma salva de palmas".

A trajetória
Subvencionada pelo Governo do Estado a LIGA SANTA CATHARINA DE DESPORTOS TERRESTRES passou a dirigir os esportes de superfície terrestre, organizando campeonatos de Atletismo, Tiro ao Alvo e Futebol, filiando-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Até o ano de 1927 as disputas foram apenas entre os clubes da Capital. Neste ano de 1927, em 15 de agosto, a LIGA SANTA CATHARINA DE DESPORTOS TERRRESTRES foi substituida pela FEDERAÇÃO CATARINENSE DE DESPORTOS, que em seu ofício de número 3 emitiu o seguinte comunicado aos seus filiados e à imprensa:
"Florianópolis, 16 de agosto de 1927."
Tenho a honra de comunicar-vos que na Assembléia Geral das associações federadas à LIGA SANTA CATHARINA DE DESPORTOS TERRESTRES, hontem realizada, foi erigida em substituição à extinta liga acima nomeada, a FEDERAÇÃO CATARINENSE DE DESPORTOS, destinada como a antecessora a representar e dirigir os desportos terrestres no Estado de Santa Catarina.

A sucessora Reconhecida de Utilidade Pública Estadual pela Lei Nr. 1.611 de 26 de setembro de 1928, a Federação Catarinense de Desportos teve uma concorrência, na Capital do Estado, quando em 7 de maio de 1937 foi fundada a LIGA FLORIANOPOLITANA DE FUTEBOL, filiando-se à FEDERAÇÃO CATARINENSE DE DESPORTOS, mas assumindo o controle do futebol em Florianópolis. No entanto, a evolução na prática das diversas modalidades esportivas por todo o Estado forçou a criação de federações específicas para cada modalidade, restando para FCD o controle apenas do futebol, razão pela qual se transformou, em 1951, em FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL (FCF). Foi então extinta a LIGA FLORIANOPOLITANA DE FUTEBOL, criado o departamento de Futebol da Capital e incentivando-se a criação de ligas no interior com a filiação dos clubes que passaram a tomar parte nos campeoantos oficiais.

O momento histórico que celebra a tradição do futebol catarinense é ilustrado ainda em grande nível no futebol barriga-verde. O clássico que se consagrou como o mais tradicional ao longo da história, Avaí X Figueirense ou Figueirense X Avaí, segue escrevendo capítulos repletos de emoção nos triunfos, empates e reveses dos dias atuais.

Com o passar dos anos e a evolução para o profissionalismo, muitas equipes pioneiras no futebol catarinense ficaram para trás, mas também surgiram imensas alegrias com o aparecimento de clubes que representam uma realidade de conquistas para os torcedores catarinenses como: Criciúma (1978), Joinville (1976) e Chapecoense (1973).

A ascensão destas três agremiações e o fortalecimento da dupla da Capital conduzem o desempenho honroso do futebol catarinense no cenário nacional no século XXI.

SEDE DA FEDERAÇÃO

Desde 1996 a Entidade está localizada em Balneário Camboriú, onde usufrui desde 2007 das excelentes instalações de sua sede própria, na Sexta Avenida, no Bairro dos Municípios, objetivo e legado da administração do Dr. Delfim Peixoto Filho, que está na presidência desde 1995.

TODOS PRESIDENTES

1924 a 1927 – Luiz Alves de Souza
1928 a 1929 – Otávio de Oliveira
1930 – Coronel Pedro Lopes Vieira
1931 a 1933 – Pedro E. Silva Medeiros
1934 a 1935 – Nelson Nunes
1936 a 1938 – João Alcântara da Cunha
1938 – Flodoaldo Nobrega
1939 a 1946 – Aderbal Ramos da Silva
1947 a 1948 – Álvaro Pereira do Cabo
1948 – Paulo Weber Vieira da Rosa
1949 a 1951 – Flávio Ferrari
1952 a 1969 – Osni Mello
1969 a 1970 – Manoel Carlos de Souza
1970 a 1983 – José Elias Giuliari
1983 a 1985 – Pedro José de Oliveira Lopes
1985 a 2016 – Delfim Pádua Peixoto Filho
2017 a atual (abr/2024) – Rubens Renato Angelotti

MOMENTO ATUAL

A Federação Catarinense de Futebol, celebrou em 2016 a condição mais esplendorosa da Instituição no cenário do futebol brasileiro. A participação intensa dos clubes catarinenses nas competições nacionais e internacionais e o êxito administrativo conduziram a Federação Catarinense de Futebol a melhor colocação da história no Ranking Nacional de Federações – RNF/2016, com 35.513 pontos, na 4ª posição.

O auge do futebol catarinense no cenário nacional foi galgado no ano de 2015, quando quatro clubes do Estado participaram do Campeonato Brasileiro da Série A: Figueirense FC, Associação Chapecoense de Futebol, Joinville EC e Avaí FC.

Além do reconhecimento nacional, a Federação Catarinense de Futebol segue obstinada pelo fomento e incentivo à prática do futebol em Santa Catarina. Atualmente a Entidade organiza quinze competições em todas as categorias, sendo três profissionais e doze não profissionais. A Entidade conta com vinte e nove (29) clubes ativos filiados, além das sessenta e cinco (65) Ligas não profissionais existentes no Estado, quarenta (40) delas desenvolvendo competições federadas.

Veja também » A Primeira Partida - Primeiro Jogo Noturno


Pesquisas: Sidney Barbosa da Silva; Créditos escudo do Trabalhista: Paulo Regatieri.
Fontes: www.fcf.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em Novembro/2007 - atualizada em 07 Abril 2024.