AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

HISTÓRIA DO FUTEBOL RORAIMENSE


Federação Roraimense de FutebolFEDERAÇÃO RORAIMENSE DE FUTEBOL
Fundada em 23 de julho de 1948
Endereço: Avenida Ville Roy, 1400, Canarinho - Boa Vista/RR CEP: 69301-970
Site: www.federacaororaimensefutebol.com.br (inativo)


História 1ª Divisão Arquivo   + ESTADUAIS

 

Os primeiros clubes

Um ano depois de criado o Território Federal do Rio Branco, depois Território de Roraima, mais precisamente em 1° de outubro de 1944, aconteceu a fundação do Atlético Roraima. Dos clubes existentes, é o mais antigo nos dias de hoje. Seu fundador foi Adolfo Brasil, que contou com a colaboração de diversos amigos como Peri e Dorval Magalhães, Ibrahim e Felipe Xaud, dentre outros amigos comerciantes. O Atlético Roraima também era chamado de “Clube dos Milionários” porque todos os seus sócios proprietários eram fazendeiros e comerciantes de renome cidade de Boa Vista.

O Baré surgiu de uma dissidência de sócios do Atlético Roraima, em 26 de outubro de 1946. Esses sócios foram Aquilino Mota Duarte, Aristante Gonçalves Leite, Carmélio, Dr. Rinaldes, Jorge Fraxe, Mário Abdala e Roberto Aiad.

A Federação Riobranquense

Logo da Federação Roraimense de DesportosCom o surgimento dos primeiros clubes, fez-se necessária a criação de uma entidade que coordenasse essas agremiações em suas disputas locais. No dia 23 de julho de 1948, foi fundada a Federação Riobranquense de Desportos, depois chamada de Federação Roraimense de Desportos, imagem ao lado (em 1974 mudou a denominação para Federação Roraimense de Futebol).

O primeiro estádio

O primeiro campo de futebol foi feito nas proximidades onde hoje se encontra o Hotel Aipana no Centro Cívico, além de Atlético Roraima, Parima e Baré, o campo era constantemente utilizado como “pelada” pelos moradores que geralmente jogavam pelos clubes. Outros campos vieram depois. O campo localizado onde hoje funciona o Colégio Oswaldo Cruz era palco, principalmente, para clubes hoje extintos como Amazônia (Amazonas), Rio Branco, Bangu, Flamengo e Operário.

O velho João Mineiro, herói quase anônimo, mestre de obras que trabalhou de graça e fez o 1° estádio por sua conta e o esforço de seus funcionários, principalmente, jogadores de seu clube o “Operário”. Depois, ganhou o nome do estádio, que existiu onde hoje fica a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. Somente um portal solitário na praça “João Mineiro”, simboliza as lembranças de uma praça de esporte que foi palco dos melhores momentos do futebol roraimense.

O mestre de obras João Mineiro é considerado por muitos como um dos maiores desportistas que Roraima conheceu, pois não só construiu um estádio e montou um time de operários, como também mandava buscar operários, bons que jogavam futebol para reforçar os outros times. Veja história do estádio João Mineiro.

O primeiro campeonato

Somente em 1974 foi disputado o primeiro Campeonato Roraimense de Futebol pela atual federação, já que houve outros campeonatos pela Federação Rio-Branquense de Desportos e Roraimense de Desportos. O profissionalismo ainda era um sonho distante e todos os clubes eram amadores.

O profissionalismo

O primeiro campeonato profissional de Roraima aconteceu em 1995. Apenas três clubes participaram, sendo dois de Boa Vista (Atlético Roraima e Baré) e um de Mucajaí (Progresso). A primeira partida sob o novo regime foi realizada em 28 de maio de 1995: Baré 4 x 0 Progresso. O campeonato foi dividido em três turnos, dois dos quais vencido pelo Roraima e um pelo Baré. Na final, realizada em 30 de julho de 1995, o Roraima venceu o Baré, por 2 x 0.

Veja também:

A Misteriosa Final de 1998     O Estádio João Mineiro     O bi-campeonato do Baré - 1970/1971


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: www.jornaldoradio.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 20 de agosto de 2009 - atualizada em 26/Novembro/2012.