Histórico
O primeiro campeonato se iniciou em 1906, tendo como campeão a equipe do Riachuelo Football Club, fundado um ano antes, em 19 de outubro de 1905. Segundo o historiador Pedro Varanda, o Riachuelo jogava com as cores branco e verde, e tinha sede no bairro de mesmo nome.
Em 1907 a LMF - Liga Metropolitana de Futebol troca sua denominação para LMSA-Liga Metropolitana de Sports Athléticos e a Reforma dos Estatutos da entidade dá início a uma crise que culmina com a retirada de alguns clubes da Liga, como o Bangu. Neste período (1907 a 1910), a LMSA acabou com a Segunda Divisão e atuou com uma única divisão. Em 1911, a segundinha retorna, tendo como campeão a equipe do Bangu.
Historico entre 1934 e 1964
1933 - Ano de criação da LCF-Liga Carioca de Football, com o objetivo de promover o profissionalismo, fazendo oposição à AMEA-Associação Metropolitana de Esportes Athléticos até 1935 e posteriormente à FMD-Federação Metropolitana de Desportos até 1937, configurando-se a segunda grande cisão do futebol do Rio de Janeiro.
Mais tarde, em 1937, a cisão dá lugar a paz no esporte com a criação da LFRJ que uniu as duas ligas existentes e consolidou o profissionalismo no futebol. Passou a vigorar duas divisões: a de Profissionais e a de Amadores.
Em 1965 a FMF cria o Campeonato da Primeira Divisão de Acesso, em que os clubes vencedores tinham acesso à Divisão Extra de Profissionais. Nos dias de hoje, essa primeira divisão, equivaleria à Segunda Divisão de Profissionais.
Entretanto não foi dado prosseguimento à fórmula sugerida para o novo campeonato e entre 1966 até 1980, eram disputados os campeonatos da divisão única de profissionais e torneios regionais. Em 1978, ocorreu a fusão entre as Fed. Fluminense e Carioca de Futebol, nascendo, assim, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Em 1980, a Deliberação n° 1/80 do Conselho Nacional de Desportos dispõe sobre a organização das divisões profissionais, o sistema de acesso e descenso das associações que as integram, formalizando, assim, a Primeira, Segunda e Terceira Divisões de Futebol Profissional.
Nos anos de 1994 e 1995 uma nova fórmula foi adotada na realização do Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais. A Primeira Divisão agregou times da 2ª e 3ª divisões para a realização do estadual dividindo o campeonato em: 1ª Divisão Módulo Intermediário e 1ª Divisão Módulo Especial. Convencionou-se dizer que esse Módulo Intermediário representaria os times da 2ª divisão. Mas efetivamente houve os Campeonatos da Segunda e Terceira Divisões, e, consequentemente, seus respectivos campeões.
Entre 1996 e 1998, o campeonato foi dividido em 3 módulos (extra, especial e intermediário), 2 turnos e uma competição final. Neste período também convencionou-se dizer que os campeões dos módulos especial e intermediário seriam, respectivamente os campeões da 2ª e 3ª divisões apesar de, nestes anos, o Campeonato da Segunda Divisão ter sido disputado.
Em 2000 a fórmula do Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais divide o Módulo Extra em duas séries: A1 e A2. Permanecem os módulos Especial e Intermediário. Neste ano, a Série A2 representou os times da Segunda Divisão, já que o campeonato da Segunda Divisão nã acontecia desde 1999.
A partir de 2001 recoloca-se em ordem as estruturas das três Divisões de Profissionais, tumultuadas pelo modelo de "Seletivas" durante os cinco anos anteriores.