Torneio de cunho amistoso para a inauguração do Estádio do Pacaembu, em São Paulo - o maior do Brasil na época. Palestra e Coritiba tiveram a honra de protagonizar o primeiro jogo da história do estádio, que ganhou a denominação de Estádio Paulo Machado de Carvalho em 1961.
A inauguração oficial ocorreu em 27 de abril de 1940 em um evento solene, com direito a tocha olímpica, desfile de delegações, hasteamento da bandeira nacional (trazida do Rio de Janeiro em corrida de revezamento) e a presença do então presidente Getúlio Vargas.
Clubes Participantes
Corinthians (campeão paulista de 1939)
Palestra Italia (vice-campeão paulista de 1939)
Atlético-MG (campeão mineiro de 1939)
Coritiba (campeão paranaense de 1939)
Curiosidade: o árbitro das partidas foi ex-atacante palestrino Heitor Marcelino Domingues, que encerrara a carreira nove anos antes e passara a se dedicar ao apito.
Jogos
28-Abril-1940
Palestra Italia 6 x 2 Coritiba
Corinthians 4 x 2 Atlético-MG
Decisão
05-Maio-1940
Palestra Italia 2 x 1 Corinthians
Horário: 16 horas
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues
Gols: Echevarrieta e Luizinho (Palestra); e Begliomini (contra para o Corinthians)
Palestra Italia: Gijo; Carnera e Begliomini; Carlos, Sidney e Del Nero; Luizinho, Sandro (Canhoto), Elyseo, Carioca e Echevarrieta. Técnico: Caetano de Domenico.
Corinthians: Inglês; Jango e Agostinho; Sebastião, Dino e Munhoz (Brandão); Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. Técnico: Armando Del Debbio.
O Palestra Itália ficou com o título.
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva. Fonte: www.palmeiras.com.br; e Almanaque do Timão. Página adicionada em 04 Agosto 2025.