Publicidade

Sobre o Mascote

O Periquito, surgiu nos anos 40 para simbolizar a liberdade e a garra do time radiúnico. Com a conquista da 2ª divisão em 1950, o Periquito tomou uma nova forma, se tornou rei e sentou no trono. Naquela época o Periquito foi também chamado de domador da Pantera, mascote do Botafogo adversário da final. Com o ressurgimento do Radium em 1999, o Periquito recebeu uma aparência mais moderna.

1° gol no profissionalismo

Bagunça, atacante, foi o autor do primeiro gol do Radium em um Campeonato Profissional. Foi no jogo Radium 1 x 2 Botafogo (RP) pela segunda rodada do Campeonato Paulista de 1949.

1° gol no estádio Sâo Sebastião

Niltinho, atacante, foi o autor do primeiro gol no Estádio Olímpico São Sebastião, na segunda rodada do Campeonato Profissional em 1977. O Placar ficou assim, Radium 1 x 0 CAP.

Mulheres no comando

Você sabia que o Radium já teve uma diretoria feminina? Pois é, foi em 1935, e era assim composta: Presidente: Modesta de Lima; Vice: Emília Leite; Secretárias: Julieta Martins, Itália Lourenço, Alzira Lange, Aninha Paladini, Angelina Richetti, Maria Quinti, Luiza Fernandes, Alice Volponi, Lurdes Pinheiro e Cezarina Garino.

Palmeiras, o freguês

Dos quatro times grandes do futebol paulista, o Palmeiras foi o único que perdeu para o Radium. O placar ficou em 3 x 2 no Paulista de 1952. Lembre-se que em 2000 o Radium conquistou um empate 1 x 1 contra o Palmeiras no Parque Antártica.

Pelé jogou no Radium?

Jogou sim, na década de 50, antes de ir para o Santos, mas foi no modesto time do Radium da cidade de Bauru.

Fontes: www.radiumfc.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 18/Março/2013.