A FundaçãoEm sessão solene realizada a 1° de maio de 1913, os desportistas parnaibanos reunidos sob a presidência do Industrial José de Moraes Correia, deliberaram, por unaminidade, fundar um clube de futebol com o nome de Parnaíba Sport Club.
Na solenidade de fundação foi eleita a primeira deretoria, sendo composta por:
Presidente: José de Moraes Correia; Vice-presidente: Ozias de Moraes Correia; Secretário: Colibri Alves; Tesoureiro: Oton Ramos; Orador: Hilton Lopes; Diretor de Esporte: José Leite; Diretor Técnico: Mario Reis.
Primeira ExcursãoEm 1920 José de Moraes Correia leva o time ao Rio de Janeiro, lá o desempenho não poderia ter sido melhor, os nomes Leiteiro, Colibri, Ramos e Mário ocuparam as colunas esportivas dos jornais cariocas; foi a consagração do futebol piauiense e a recompensa por tantos esforços a um esporte que já estava nascido em todo o Piauí e no Brasil.
Recesso e ReativaçãoAfazeres profissionais distanciaram os dirigentes, e consequentemente, "O Mais Querido" - título dado pelo povo parnaibano - sofreu uma prolongada inatividade.
Em 1936,
Pedro Alelaf (ver Biografia) reúne outros bons jogadores e reativa o Parnaíba, que surgiu com um plantel famoso, destacando-se os nomes de Zé dos Santos, Medeiros, Vavá, Ricardo Lira, Brasilino, Odilon e Aleixo.
Neste mesmo ano (1936) assume a Presidência do clube o médico João Orlando de Moraes Correia, grande desportista e conhecedor profundo das regras e da legislação desportiva, organizou a nova entidade solidamente. No jogo de reinício de atividades o Parnaíba goleou o Flamengo por 5 a 2, em 7 de dezembro de 1936.
Depois dêle vieram outros importantes e ilustres presidentes, que tiveram grandes momentos na vida do clube: Leônidas Mourão, Nemésio Câmara, Elias Magalhães, Sargento Zemaria, Abelardo Teixeira, Antônio Gutemberg, Dr. João Silva Filho, José Caldas e Elias Ximenes do Prado, último da fase amadora.
Excursão de 1945Neste ano o Parnahyba fez uma excursão ao estado do Maranhão, onde disputou três partidas. Os jogadores que participaram desta empreitada foram: Toinho, Chicão, Barros, Luizão, Zé David, Ição, Miguel Nascimento, Zezé, Luís David, Pantone, Salomão, Valdemar, Leiterinho, Abraão, Cangalha e Cardoso.
Os jogos: vitória por 3 x 2 sobre o Maranhão Atlético Clube, empate por 1 a 1 com o Sampaio Correia e apenas uma derrota para o Moto Club, sob o score de 5 x 1, por desonestidade do juiz, que escandalosamente tomou a partida.
Clube centenárioEm 1° de maio de 2013 se tornou o primeiro clube de futebol com 100 anos no futebol piauiense, e um dos poucos no Brasil. Veja »
Clubes Centenários do BrasilEscudos anterioresSalvo algumas pequenas alterações ao atual, os escudos anteriores do Parnahyba da década dos anos 1980:

-

-

(os três - acima - da década de 80)
Mascote e uniforme

-

Tubarão é o mascote; Camisa do Parnahyba (2008/09)