AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

(*) Transcrição da matéria de "Dídimo de castro" em "O Esporte", de 01 de maio de 1983

Pedro Alelaf do Parnahyba SCQuem é Pedro Alelaf

Pedro Alelaf nasceu em Floriano. Filho de Calixto Alelaf e Átila Carnib Alelaf. Os seus primeiros passos no futebol foram no Primeiro de Maio. equipe formada por estudantes do Colégio Primeiro de Maio, de Floriano.

Aos 17 anos estava atuando no Comercial Atlético Clube e logo rumou para Parnaíba, então, o maior centro esportivo do Estado. Foi no dia 27 de março de 1936 que Pedro Alelaf e seu irmão Salomão chegaram a Parnaíba. Naquela época o Parnaíba estava com atividades praticamente paralisadas. Tratou então de mostrar o seu futebol no Comercial Ginasial Atlético Clube.

No mesmo ano - em novembro ou dezembro - Pedro Alelaf e seus companheiros Orisvaldo Loiola, Ricardo Lira, Medeiros, Odilon, Aleixo, Zezinho Saldanha, José Mazulo, resolveram reativar o Parnaíba e convidaram o Dr. João Orlando para Presidente. Convite aceito prontamente e o Clube azulino voltou às atividades para conquistar grandes títulos.

No dia 7 de dezembro de 1936 o Paranaíba fez o jogo de reinício de atividades goleando o Flamengo por 5 x 2. O primeiro gol foi de Pedro Alelaf. Daí até hoje (1983) ele tem sido o maior nome do clube parnaibano. Inicialmente como jogador e depois como dirigente. Foi um gigante na gloriosa conquista do tricampeonato de 1944, 1945 e 1946.

A maior atuação de Pedro Alelaf como jogador aconteceu em 1938, quando o Parnaíba derrotou o Tuna Luso de Belém do Pará por 4 x 3, após perder no primeiro tempo por 3 x 1. Pedro Alelaf, Salomão Alelaf e Beré comandaram a grande virada parnaibana em cima dos paraenses. A sua despedida dos campos como jogador de futebol ocorreu em 1946, num amistoso com o Paissandu de Belém.

Como dirigente é inigualável em matéria de dedicação ao seu clube. Mesmo nos momentos mais difíceis está sempre com o Parnaíba no Campeonato Piauiense e é quem menos reclama sobre crise financeira. Enfrenta tudo para colocar o time em campo. Hoje é o Parnaíba uma força do futebol piauiense, não apenas por seus feitos no campo mas pelo patrimônio que possui: o Estádio Petrônio Portella e uma sede valiosa no centro da cidade. Além da colaboração de diversos paraibanos, Pedro Alelaf tem ajuda a constante dos filhos Carlos, Pedrinho e Hélio que, aliás, foram craques de primeira linha no futebol piauiense.

Em 1974 e 1976 o grande esportista parnaibano foi escolhido pela crônica esportiva como o melhor Presidente do ano.

E Alelaf é mesmo um apaixonado pelo esporte. Qualquer grande jogo no Albertão team a sua presença devidamente acompanhado da família. Enfrenta 700 quilômetros de estrada com a maior tranquilidade para viver de perto as emoções de noventa minutos de futebol.

No dia em que o Parnaíba Sporte Clube festeja os seus 70 anos, apresentamos a nossa saudação ao seu Presidente Pedro Alelaf, um verdadeiro símbolo da tradicional agremiação do litoral piauiense.
(*) Dídimo de Castro, em 1° de maio de 1983


Fonte: "O Esporte" - Órgão de Apoio ao Esporte Piauiense - Ano II, N° 6, de 01 de maio de 1983 - matéria de Dídimo de Castro.
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 25 de maio de 2011.