ADPump

  Arquivo
  Especiais
  + Futebol
Maranhão AC MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE
Fundado em 24 de setembro de 1932
Endereço: Rua Sete, S/N - Parque Valério Monteiro
Bairro de Cohasema - São Luis/MA
Site Oficial: www.maranhaoatleticoclube.com.br (desativado)
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Clássicos   |   Diversos                 + CLUBES
A primeira partida do Maranhão AC
Formada sua equipe de futebol, o Maranhão Atlético Clube, após sucessivos treinos estava pronto para fazer sua estréia no cenário esportivo do Estado. O adversário não poderia ser uma outra equipe. Os jogadores do MAC estavam preparados e queriam mostrar logo seu potencial. Foi convidado o próprio Syrio Brasileiro. No final de abril de 1933, a imprensa já badalava o encontro. O time maqueano recebia o maior carinho e simpatia da torcida maranhense.

Os jogadores se reuniram na véspera do jogo, na sede situada na Praça Gonçalves Dias, ao lado da Igreja dos Remédios. Participaram dessa reunião para decidir os últimos detalhes da estréia do Maranhão Atlético Clube, os jogadores Mutuca, Guillar, Parga, Dico, Da Costa, Bonifácio, Bouéres, Coló, Adolpho, Furtado, Ennes, Balduíno, Chaves, Aminthas, Sílvio, Joaquim, Stelman, Bombom, Anthenor, Filesmon, Airton e Zé Costa. Na oportunidade o time foi definido com: Dico, Ennes,e Adolpho; Bombom, Stelman e Amithas; Guillar, Bouéres, Anthenor, Sílvio e Chaves. Era o melhor que o novo integrante da Liga Maranhense de Futebol poderia apresentar, já que o Syrio era um time armado com bons valores: Amado, Dudú e Osvaldo; Mathias, Toninho e Argemiro; Bibi, Pereira, Lourival, Fabrício e Cutrim.

O jogo foi realizado no Campo do time dos syrios e portugueses, no dia 30 de abril de 1933; teve a duração de 80 minutos, com arbitragem de Generoso Papacena. A vitória ficou com os estreantes pelo placar de 4 x 0, que teve um expressivo significado, pois o time do Syrio vinha de uma vitória diante do Tupan, Campeão do Estado naquele ano, pelo escore de 4 x 2. O time maqueano se apresentou com o seu uniforme com apenas três cores: vermelho, preto e branco (mais tarde que a cor o azul foi incorporada na equipagem maqueana). É bom lembrar que o campo onde foi realizada a partida, de proprieade do Syrio Brasileiro, ficava na Rua do Apicum, onde hoje funciona o Serviço Social de Aprendizagem Comercial do Maranhão - SENAC, Federação do Comércio do Estado do Maranhão e parte do Hospital Português.

Ficha do jogo

MARANHÃO 4 x 0 SYRIO BRASILEIRO
Data: 30/04/1933 - Local: Campo do Syrio
Gols: Anthenor (2), Sílvio Tavares e Stelman Mathias
Árbiro: Generoso Papacena - Duração: 80 minutos
Maranhão: Dico; Ennes e Adolpho; Bombom, Stelman e Aminthas; Guillar (Habibe) e Bouéres (Airton); Antenor, Sílvio e Chaves.
Syrio Brasileiro: Amado; Dudú e Osvaldo; Tasinho e Argemiro; Bibi, Pereira, Lourival, Fabiano e Cutrim.
Pesquisa personalizada
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 26 de fevereiro de 2013.
 
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Clássicos   |   Diversos                 + CLUBES
---
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador