Campeonato Paulista 1902
A primeira competição oficial do Brasil.
Tweet
Liga Paulista de Foot-ball
Fundada em 14 de dezembro de 1901
Precursora da atual Federação Paulista de Futebol, fundada em 14 de dezembro de 1941
Cidade/UF: São Paulo/SP
No primeiro campeonato paulista de futebol ( também o primeiro do Brasil ), foi instituída a Taça Casemiro da Costa, nome do primeiro presidente da Liga Paulista de Football, fundada em 14 de dezembro de 1901, pelos cinco clubes participantes, cujo início se deu a 3 de maio de 1902, com o prélio Mackenzie x Germânia, vencido, auspiciosamente, pelo clube de brasileiros, por 2 a 1 (veja "O primeiro jogo e gol oficial do futebol brasileiro"), desse campeonato dependeria, é certo, o futuro do pé-bol em São Paulo. O menor tropeço, o mais leve "senão", nessa experiência, determinaria o desmoronamento.
Mas não houve senões, nem existiram tropeços. O que se fez sentir, sim, foi uma admirável seqüência de sucessos. Ao campo do Parque Antártica, onde o Germânia construíra a sua praça de esporte; ao "field" da Rua da Consolação, pertencente ao São Paulo Athletic e ao Velódromo, arrendado pelo Paulistano, a todos os jogos que nesses campos se efetuaram compareceram, e sempre em crescente número, vibrantes e entusiásticas platéias, formadas, em grande parte, por senhoras e senhorinhas, assegurando-se, assim, desde logo, o êxito social do futebol.
Quanto ao aspecto técnico, há que se pôr em relevo, por merecê-lo de todo, o fato de maior repercussão no futebol daquela época: a vitória do C. A. Paulistano, na tarde particularmente histórica de 29 de junho de 1902, sobre o São Paulo Athletic, no próprio campo do São Paulo Athletic Club, por 1 a 0, constituindo-se esse triunfo o primeiro que uma equipe brasileira obteve sobre um conjunto formado por jogadores estrangeiros.
E aquele quadro, herói de tão brilhante façanha, formou com Tutu Miranda; Guilherme Rubião e Thiers; Renato Miranda, Olavo Pais de Barros e Geraldo Pacheco; João da Costa Marques, Oscar Matos, Álvaro Rocha, Ibanez Salles e Edgard Barros.
A GRANDE DECISÃO
O São Paulo Athletic Club e o Paulistano posam juntos para foto, em 1902
O final do primeiro campeonato paulista foi emocionante. Paulistano e Athletic chegaram juntos (3 pontos perdidos cada um) à meta final. Houve o desempate. Um sucesso de bilheteria (cerca de 4.000 pessoas) e com destaque para o grande número de mulheres, luxuosamente vestidas, e ostentando jóias, segundo jornais da época. O Velódromo com os portões fechados, batendo o máximo de público, até mesmo os recordes das sensacionais corridas ciclísticas. E o São Paulo Athletic, graças ao seu melhor controle de nervos, superou ao Paulistano por 2 a 1, tentos de Charles Miller (2) e Álvaro Rocha.
Clubes Participantes
Germânia
Sport Club Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros)
Fundação: 07/Setembro/1899
Obs.: departamento de futebol profissional extinto
Internacional
Sport Club Internacional
Fundação: 19/Agosto/1899
Obs.: o clube se originou do Hans Nobiling Quadro; está extinto
Confira a História e os títulos
Mackenzie
Associação Athlética do Mackenzie College
Fundação: 18/Agosto/1898
Obs.: O mackenzista Eppingaus marcou o primeiro gol oficial do futebol brasileiro (1902)
Extinto, mas foi o clube da atual Universidade Presbiteriana Mackenzie
Paulistano
Club Athletico Paulistano
Fundação: 29/Dezembro/1900
Obs.: se tornou no primeiro clube a excursionar pela Europa
departamento de futebol profissional extinto
Confira a História e os títulos
São Paulo Athletic
The São Paulo Athletic Club
Fundação: 13/Maio/1888
Obs.: o primeiro clube que adotou o futebol no Brasil
departamento de futebol profissional extinto
Confira a História e os títulos
Dos cinco clubes que disputaram o primeiro campeonato paulista, apenas um está totalmente extinto, o SC Internacional deixou de existir em 1933 para fundir-se ao Antarctica Futebol Clube, dando origem ao Clube Atlético Paulista, que também se extingiu.
O único que não mais existe como clube social é o Mackenzie, pois o time foi do colégio, que funciona apenas como Universidade. Os demais ainda existem, mas como clubes com departamento social.
TABELA - Disputa por pontos corridos
A Taça Antônio Casemiro da Costa, ofertada ao campeão.
03/05- Mackenzie 2 x 1 Germânia » Detalhes
08/05- São Paulo Athletic 4 x 0 Paulistano
11/05- Germânia 2 x 0 SC Internacional
13/05- São Paulo Athletic 3 x 0 Mackenzie
29/05- SC Internacional 1 x 1 Mackenzie
07/06- Paulistano 2 x 2 Mackenzie
08/06- São Paulo Athletic 3 x 0 SC Internacional
15/06- Paulistano 3 x 1 SC Internacional
29/06- São Paulo Athletic 0 x 1 Paulistano
14/07- Germânia 0 x 2 Mackenzie
20/07- São Paulo Athletic 4 x 0 Germânia
27/07- Paulistano 2 x 0 Germânia
03/08- Germânia 0 x 3 São Paulo Athletic
10/08- SC Internacional 1 x 1 Germânia
17/08- Germânia 1 x 1 Paulistano
24/08- SC Internacional 0 x 0 São Paulo Athletic
14/09- SC Internacional 0 x 2 Paulistano
20/09- Mackenzie 4 x 4 São Paulo Athletic
04/10- Mackenzie 0 x 3 Paulistano
25/10- Mackenzie 2 x 1 SC Internacional
Classificação (pontos ganhos)
1° - São Paulo Athletic e Paulistano (12 pontos)
3° - Mackenzie College (09)
4°- Germânia (04)
5°- SC Internacional (03)
* As equipes do São Paulo Athletic e Paulistano terminaram a competição empatados com 12 pontos ganhos e 03 pontos perdidos cada e não havia um critério para desempate. A fórmula achada foi um jogo desempate para se definir o campeão.
A GRANDE FINAL - FICHA TÉCNICA DO JOGO DESEMPATE
SÃO PAULO ATHLETIC 2 x 1 PAULISTANO
Data: 26/Outubro/1902
Local: Campo do Velódromo Paulista (Rua da Consolação)
Árbitro: Rócio Egydio de Souza
Gols: Charles Miller (2), para o SPAC, e Álvaro Rocha para o Paulistano
São Paulo A. C.: W. Jeffery; George Kenworthy e Albert Kenworthy; N. Biddel, Wucherer e Heyeock; H.S. Boyes, Brough, Charles Miller, Montandon e Blackock.
C.A. Paulistano: Tutu Miranda; Thiers Marques e Guilherme Rubião; Edgard Barros, Olavo Pais de Barros e Renato Miranda; Berwasck Cerqueira, João da Costa Marques, Álvaro Rocha, Ibañez Salles e Oscar da Costa Marques
O 1° jogo e gol oficial no Brasil
Campeões do Campeonato Paulista
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes consultadas: 60 Anos de Futebol em São Paulo (1956), do jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva - o De Vaney; Livro 125 anos de história - A Enciclopédia do Futebol Paulista - Rodolfo Kussarev (Federação Paulista de Futebol). Página adicionada em 05 Janeiro 2007 - atualizada em 15 Setembro 2025.