OrigemO clube se originou do Hans Nobiling Quadro, equipe chefiada por Hans Nobiling, que disputava partidas avulsas contra o Mackenzie College e o Athlétic, ou melhor, São Paulo Athletic Club. Conheça a
história do Hans Nobiling.
A FundaçãoEntre a última partida da série avulsa de desafio dos três quadros de 1899 e a fundação do S. C. Internacional passou-se apenas mês e meio. A reunião inicial não acabou bem... Divergência sobre o nome. Um grupo queria que se chamasse S. C. Germânia, outro optou pela denominação de S. C. Internacional. Os adeptos dêste venceram na votação por 15 contra 5.
A diretoria provisória, eleita a seguir, ficou composta dos Srs. Antônio Campos, presidente; Henrique Vanorden, vice-presidente; secretário, Júlio Villa Real; tesoureiro, Ernesto Ey. Para a organização dos Estatutos escolheu-se a seguinte comissão composta dos Drs. Nikolas Edwards, Otto Krischke e Victor Weisskopf. O Sr. René Vanorden, provisóriamente, dirigiu o "team".
Leopoldo Villa Real conta assim a história da fundação do S. C. Internacional:
" Foi a 19 de agôsto de 1899, em minha residência, à rua Senador Queirós, n° 5, que demos vida ao S. C. Internacional, que teve como primeiro presidente o Sr. Antônio Campos, que alugava um quarto na residência acima. "E foi nesse mesmo quarto que teve lugar a primeira assembléia, com a participação de 25 rapazes de diversas nacionalidades: brasileiros, alemães, franceses, portuguêses e inglêses. Como se vê, o clube nasceu num quartinho de aluguel.
A primeira proposta para a escolha do nome foi apresentada pelo Sr. Hans Nobiling, que optava pelo S. C. Germânia. A sugestão foi porém rejeitada, tendo os presentes escolhido o nome Internacional, em atenção ao ... internacionalismo dos jovens presentes à reunião. Não concordando com essa decisão, o Sr. Hans Nobiling retirou-se do clube, sendo acompanhado nesse gesto pelos irmãos Wahmschaffe, também alemães. Mais tarde a 7 de setembro do mesmo ano, fundaram o S. C. Germânia, hoje E. C. Pinheiros.
Após a escolha das côres - prêto e vermelho - que substituiram as escolhidas anteriormente - prêto e azul - deu-se inicio aos primeiros treinos, que eram feitos na Chácara Dulley, também conhecida por Chácara Witte. Essa chácara estava localizada atrás da antiga cadeia, e precisamente onde se acha, hoje, a Escola Politécnica de São Paulo.
O campo em que fazíamos os nossos treinos era um ... pasto da Cia. Viação Paulista de Bondes e Burros ! QUantas vêzes fomos obrigados a limpar êsse pasto para que pudéssemos realizar os jogos ! ...
Tínhamos como adversários nesses exercícios o Mackenzie College. Imperava, então, uma grande camaradagem, e quando um clube saia vencedor celebrava-se o triunfo com a "salamandra", nome que indica a tradicional chopada alemã.

Ao lado a foto mais antiga que se conhece do futebol brasileiro.
Os rapazes do recém fundado Sport Club Internacional disputando uma partida, em 1899, no campo do Bom Retiro. Êste Inter provavelmente deu origem ao Inter de Porto Alegre.
Diretoria DefinitivaA diretoria definitiva ficou assim organizada: Presidente, Antônio Campos; vice-presidente, Sotto Maior Filho; secretário, Júlio Villa Real; tesoureiro, E. Ey; diretores, W. Holland, Otto Schloembach e Leopoldo Villa Real. Para capitães obtiveram mais votos os Srs. Nikolas Edwards e W. Holland.
Os EstatutosA 10 de março de 1900, os estatutos foram aprovados. Nesse mesmo ano, já o seu primeiro quadro jogava, e às vêzes com vantagem, contra os estudantes do Mackenzie College, então valentes jogadores.
O clube progrediu espantosamente. Talvez por ser o único que aceitava todas as nacionalidades (o Mackenzie não aceitava sócios que não fossem alunos do colégio), êsse grupo esportivo começou a ser querido por todos. Aliás, os seus estatutos, liberalíssimos, davam entrada a quem quisesse: inglêses, franceses, portuguêses, todos podiam inscrever-se. Por isto, o nome "Internacional".
Desta maneira, a diretoria, vendo que eram acanhadas as quatro paredes da sala gentilmente cedida pêlo Grêmio Português, resolveu fazer uma instalação suntuosa no centro da cidade.
Foi alugado um prédio na Rua José Bonifácio, esquina da Rua São Bento. O edifício tinha vastas dependências - salão de leitura, sala de jogos, sala de esgrima, terraço para ginástica, barra fixa, lançamento de dardos, etc.
Em 1933, em dificuldades financeiras, fundiu-se ao Antarctica Futebol Clube, dando origem ao Clube Atlético Paulista.
Recorte do Correio Paulistano noticiando o primeiro aniversário do clube, no Velódromo Paulista.

Pela ordem: Antonio Casemiro da Costa; Leopoldo Villa Real - fundou o Internacional em sua casa (na foto estava com 80 anos); Alferes Pedro Dias de Campos - O mestre da esgrima no Internacional (foto da época).
TITULOS CONQUISTADOSAo longo de sua história, o SC Internacional conquistou apenas dois títulos:
Campeonato Paulista: 1907 » veja a
Tabela e 1928 (LAF)
Abaixo foto da capa de "A Gazeta", de 14 de janeiro de 1929, que fala da partida que decidiu o título da Liga do ano de 1928.

Obs.: LAF é sigla de Liga de Amadores de Futebol.