Futebol Bahiano - Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

O ANTIGO ESTÁDIO DA FONTE NOVA

 Hist. Parte I   |   Hist. Parte II   |   Hist. Parte III   |   1ª Divisão   |   2ª Divisão
 Torneio Início   |   Copa Governador   |   Outras Competições   |   Diversos        + ESTADUAIS
Nome Oficial: Estádio Octávio Mangabeira
Capacidade: 60.044 espectadores
Endereço: Ladeira das Fontes das Pedras, s/nº - Salvador (BA)

Inauguração: 28/01/1951
1° Jogo: Botafogo-BA 1 x 1 Guarany-BA
1° Gol: Nélson (Botafogo)

Recorde de Público: 110.438 (Bahia 2x1 Fluminense-RJ - 1988)

Dimensões do Gramado: 110m x 75m
Proprietário: Governo do Estado da Bahia

Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, o Estádio Octávio Mangabeira (foto abaixo na época da inauguração) nasceu em um domingo, alguns meses depois do Brasil ter perdido a Copa do Mundo de 50 para o Uruguai, no Maracanã. Naquela oportunidade, houve um festival de futebol com jogos de curta duração, envolvendo os principais clubes que disputavam o Campeonato Baiano.


O Bahia ganhou o torneio, mas o primeiro jogo envolveu as equipes do Botafogo e do Guarany. O Botafogo venceu por 1 a 0, gol de Antônio, que marcou o primeiro gol no novo estádio. Foi uma bonita festa, que contou com a presença do então governador Octávio Mangabeira, que seria homenageado, dando o seu nome à nova praça esportiva.

Para o apaixonado torcedor baiano, ainda não foi inventado lugar melhor para viver grandes emoções. Como quando o Bahia surpreendeu o país, conquistando a primeira Taça Brasil, em 1959, decidida em 29 de março de 1960.

Emoções como as que aconteceram em 1989, quando o Bahia ganhou o título de Campeão Brasileiro de 88. Durante a disputa, foi registrado também o recorde de público, em um jogo contra o Fluminense pelas semifinais da competição: mais de 110 mil pagantes.

O Vitória, quando mandava os seus jogos na Fonte Nova, também fez bonito em 1993, enfrentando o Palmeiras e chegando às finais do Brasileiro, ficando com o vice-campeonato. E a Seleção Brasileira se apresentou algumas vezes na Fonte Nova. Na última vez, em 1999, empatou de 2 a 2 num amistoso contra a Holanda.

Tragédia e morte

O estádio baiano, palco do empate por 0 a 0 entre Bahia e Vila Nova, em 25 de novembro de 2007, pela Série C do Campeonato Brasileiro, ficou interditado para a análise de sua condição estrutural. Tudo por conta do desabamento ocorrido na partida - sete pessoas morreram quando parte da arquibancada do anel superior cedeu e os torcedores caíram. O resultado garantiu ao clube baiano acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2008.

Os mortos são: Márcia Santos Cruz, 27, Jadson Celestino Araújo Silva, 25, Milena Vasquez Palmeira, 27, Djalma Lima Santos, 31, Anísio Marques Neto, 27, Nidia Andrade Santos, 24, e Joselito Lima Jr, 26.Cerca de 60 mil pessoas estavam no estádio no momento do acidente.

Após o acidente, em 26 de novembro de 2007, o Governador da Bahia, Jaques Vagner, anunciou sua demolição, devido a estrutura metálica estar comprometida pela ferrugem.


Implosão


Prevista para às 10h de domingo (29/Agosto/2010), a operação de implosão do anel superior da Fonte Nova (Estádio Otávio Mangabeira) atrasou cerca de 25 minutos devido ao grande número de pessoas que precisou ser removida do entorno. Muitos baianos foram ao local para se despedir do histórico estádio que faz parte da memória da cidade de Salvador e do estado.

No entorno da área, um plano de segurança foi elaborado e um raio de 150 metros foi totalmente isolado. Foram retiradas de ruas 2.467 pessoas, entre moradores e comerciantes, evacuando 962 imóveis do Jardim Baiano, av. Joana Angélica e Brotas. Os moradores retornaram a depois do meio dia.

Atualmente, em seu lugar, está sendo contruido a Arena Salvador, para disputa de jogos da Copa do Mundo 2014.
 Hist. Parte I   |   Hist. Parte II   |   Hist. Parte III   |   1ª Divisão   |   2ª Divisão
 Torneio Início   |   Copa Governador   |   Outras Competições   |   Diversos        + ESTADUAIS
Fontes: www.seinfra.ba.gov.br; www1.folha.uol.com.br; www.correio24horas.com.br; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 27 de agosto de 2012 - Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Governador Octavio Mangabeira
Octávio Mangabeira nasceu em 27 de agosto de 1886, na cidade de Salvador/BA. Faleceu em 29 de novembro de 1960.
Carrões Importados e Nacionais de Colecionadores Autor Laércio Becker - Livro Do Fundo do Baú - Pioneirismos no Futebol Brasileiro
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador