AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

É surreal como o futebol brasileiro e o inglês podem ser tão diferentes apesar da história da chegada do esporte ao país. Quem introoduziu a novidade foi um filho britânico: Charles Miller. As bolas que trouxe na bagagem eram inglesas. O primeiro livro de regras apresentado teve de ser traduzido. E a seleção brasileira, símbolo supremo dos nossos torcedores, teve, como seu primeiro adversário, um time... inglês.
Após uma excursão pela Argentina, o Exeter City, representante da terceira divisão do futebol inglês, aceitou um convite da FBS (Federação Brasileira de Sports) para realizar um amistoso contra o selecionado nacional. Nascia a primeira Seleção Brasileira. O ano 1914.

A FBS, representada por um pool de cartolas, chamou os melhores jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre eles o lendário goleiro Marcos Carneiro de Mendonça e o artilheiro Friendereich. Não havia um técnico oficializado e, dentro de campo, a equipe foi liderada pelo capitão Rubens Salles e por Sylvio Lagrecca.

No dia 21 de julho de 1914, uma pequena multidão, algo em torno de três mil pessoas, rumou para o Estádio das Laranjeiras. Os torcedores puseram suas roupas de passeio, seus chapéus, lustraram os sapatos e tiraram os guarda-chuvas dos armários. Mas o objetivo era ver e reverenciar os ingleses. Desconhecidos, mas que, pela novidade e com a autoridade de introdutores do futebol no Brasil, eram tratados com status de estrelas.

Em campo, algo parecido com os dias de hoje. Técnica brasileira contra o jogo bruto inglês. Friendereich chegou a perder dois dentes. Mas a vitória foi da seleção, que usava as camisas brancas, reeditadas noventa anos depois no amistoso contra a França, em Saint Dennis. Brasil 2 x 0 Exeter City. E o mundo começava a ser apresentado aos verdadeiros mestres do futebol.

BRASIL 2 x 0 EXETER CITY (ING)
AMISTOSO NÃO OFICIAL

Data: 21/Julho/1914
Local: Estádio das Laranjeiras
Juiz: Harry Robinson
Gols: Oswaldo Gomes e Osman
Público: entre 3 mil e 4 mil torcedores

BRASIL: Marcos de Mendonça, Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendereich, Osman e Formiga.

EXETER CITY: Loran, Jack Fort e Strettle; Rigny, Lagan e Hardin; Hold, Whittaker, Hunter, Lovett e Goodwin.

FOTO DO EXCETER CITY

Foto o Exeter City
Em pé: Jimmy Rigby, Harold Holt, Jack Fort, Samuel Strettle, Reginald Lagan, James Lagan e Augustus Hardim. Sentados: Fred Whittaker, William Hunter, William Lovett e Fred Goodwin.

FOTO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Foto da seleção na histórica partida
Em pé: Píndaro, Marcos de Mendonça, e Nery; Ajoelhados: Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando De Lamare; Sentados: Oswaldo Gomes, Abelardo De Lamare, Arthur Friendereich, Osman e Formiga.


  jogo não considerado oficial pela Fifa por se tratar de clube.
Fonte: Arquivo Campeões do Futebol e Almanaque do futebol - Por Gustavo Poli e Lédio Carmona, página 1905
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 26 de Janeiro de 2010.