AEVCRC Velo Clube


História do Velo

 


Time do Velo em 1920
Equipe do Velo Clube em 1920

Loja Campeões do Futebol


Ficha do clube

Escudo do Velo Clube   Associação Esportiva Velo Clube Rio-Clarense
  Fundado em 28 de agosto de 1910
  Endereço: Rua 3, 116 - Copacabana, Rio Claro (SP)
  Site: https://veloclube1910.com e www.veloclube.com.br.


Fundação e Fusão

Em agosto de 1910, Miguel Ângelo Brandoleze, Miguel Ferrari e Amadeu Rocco lançaram a idéia da fundação de um clube que promovesse o ciclismo na cidade de Rio Claro. No dia 28 de agosto de 1910, na residência de Miguel Ângelo, foi realizada a assembléia oficial da fundação do Velo Clube.

A primeira diretoria ficou assim constituída: Amadeu Rocco (Presidente), Simão Hofling (Vice- Presidente), Venâncio Baptista Chaves (Tesoureiro), Miguel Angello Brandoleze (Primeiro Secretario), Armindo Rodrigues Alves (Segundo Secretario) e Miguel Ferrari (Procurador).

O nome do Velo Clube está diretamente ligado à prática do ciclismo. No início do século XX o Brasil sofria grande influência da França. Em francês uma das palavras utilizadas para se designar “bicicleta” é vélo, daí surgiram os termos Velo Clube – designação genérica de agremiações voltadas para a prática ciclística – e velódromo – local destinado a estas práticas.

Durante dez anos o Velo Clube dedicou-se exclusivamente ao ciclismo, transformando Rio Claro em um pólo do esporte no interior paulista e atraindo desportistas de diversas localidades do estado.

Em 1920, por iniciativa de um grupo liderado por Felício Castellano e Aldino Tebaldi, o futebol começou a fazer parte da história da equipe de Rio Claro. Naquele ano, no dia 16 de maio, ocorreu a fusão entre o Velo Clube com o Comercial Futebol Clube, passando a nova equipe a denominar-se Associação Esportiva Velo Clube Rio-clarense. A data de fundação, no entanto, permaneceu a do clube de ciclismo: 28 de agosto de 1910.

Campo, primeiro taça, primeiro título oficial e as competições

Para receber as partidas de futebol, o Velo Clube, que já era dono do velódromo de Rio Claro, construíram um campo de futebol com uma pequena arquibancada de madeira em um terreno entre a Vila da Caridade São Vicente de Paula e a Santa Casa de Misericórdia. Atualmente, o local abriga o estádio Benito Agnelo Castellano (ver história do Benitão).

Em 10 de outubro de 1920 conquista a Taça Briscoe, o primeiro troféu do clube, em partida amistosa, tendo como adversário o time Contadoria FC de Araraquara. O Velo venceu por 3 a 1. A Taça foi ofertada pela Sociedade Industrial de Automóveis Bom Retiro, que foi representada pelo seu gerente José P. Blandy (foto abaixo).
Velo Clube de Rio Claro
O primeiro título oficial foi conquistado em 1925, quando o clube foi Campeão do Interior. Na época este era o torneio de maior prestígio que uma equipe de fora da capital ou de Santos podia conquistar. Como Campeão do Interior o Velo Clube ganhou o direito de disputar a Taça Competência, contra o campeão do estado naquele ano – no caso o São Bento da capital. O jogo ocorreu no estádio Parque Antártica, atual Palestra Itália, e o São Bento venceu o Velo Clube por 2 a 0, ficando com o troféu.

A participação em campeonatos profissionais da Federação Paulista de Futebol começou em 1948, quando o clube foi alocado na Segunda Divisão (atual Série A2) do Paulistão. Oito anos mais tarde o clube acabou sendo rebaixado para a Terceira Divisão (Série A3), onde ficou até 1975, quando conquistou o vice-campeonato e o acesso para a Primeira Divisão (Série A2). Foi um dos períodos mais vitoriosos do clube, já que em 1978 o Velo chegou ao vice-campeonato da Divisão Intermediária (Série A2), ganhando o direito de disputar uma vaga na Divisão Especial (Série A1), contra o Paulista.

Para a definição da vaga foram disputadas três partidas, em que o Velo Clube ganhou duas e empatou uma. Mais de 10 mil torcedores invadiram o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Uma carreata de mais de 40 km ocupou a Rodovia Anhanguera na volta à cidade.

No dia 1° de setembro de 1979, o Velo Clube estreava na Divisão Especial contra o Juventus, na Rua Javari. Mas os 20 dias de preparação para enfrentar a maratona de 38 jogos da competição não foram suficientes para garantir a permanência na elite do futebol profissional do paulista. O clube ficou em último lugar no torneio com 22 derrotas, 11 empates e apenas cinco vitórias, sendo rebaixado para a Segunda Divisão (A2) em 1980.

Em 1991, o Velo Clube foi vice-campeão da Segunda Divisão (Série A3), subindo para a Divisão Intermediaria (Série A2) com o São Caetano. Mas como o estádio Benitão não comportava 15 mil torcedores, o Velo seguiu na Segunda Divisão. No ano seguinte, novamente a capacidade do estádio prejudicou a equipe e, apesar de se classificar entre os 16 clubes que teriam direito a disputar a Série A3 de 1993, o Velo Clube teve de se conformar em ficar na Série B1 (Atual Segunda Divisão).

Em 1996, o clube conquistou o acesso para a Série B1-A, mantendo a invencibilidade em 27 partidas. Dois anos depois, disputou a Copa São Paulo de Juniores. Depois de se licenciar de competições profissionais por um ano, o Velo Clube fez sua última disputa em 2005, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, garantiu o título na disputa do Sub- 17.

Voltou aos campeonatos profissionais em 2007, na Segunda Divisão do futebol paulista.

No ano de seu centenário, em 2010, começou a sequência de acessos. Somando a experiência de disputas anteriores e a contratação do técnico João Valim, o Velo Clube conquistou o vice-campeonato no estadual da Segunda Divisão, equivalente ao quarto escalão paulista, e consequentemente o acesso à Série A3. A campanha do time rubro-verde foi de 19 vitórias, sete empates e seis derrotas, inclusive as duas para o Taboão da Serra, na final do torneio.

No ano seguinte, na Série A3 de São Paulo, o Velo Clube conquistou seu segundo acesso seguido no futebol paulista. Após conquistar a segunda colocação do Grupo 02 do torneio, o time de Rio Claro passou para o quadrangular semifinal, onde dividiu o Grupo 03 com Penapolense, Taubaté e XV de Jaú. Ao término das seis rodadas da chave, a equipe de João Valim conquistou mais uma vez a segunda posição e carimbou sua vaga na Série A2 do Campeonato Paulista.

Já disputando o segundo escalão estadual, o Velo Clube demonstrou sua força e fez uma campanha respeitável. Após 19 rodadas da primeira fase, o time de Rio Claro somou 27 pontos (oito vitórias, três empates e oito derrotas) e conquistou o novo lugar. Ficando de fora da segunda fase do torneio.

Após a Copa Paulista de 2012, quando foi semifinalista, o ciclo de João Valim na equipe rioclarense se encerrou. Já sem o treinador, a equipe disputou a Série A2 de 2013 e com uma campanha razoável terminou na 12ª colocação.

Em abril de 2024 o Velo Clube garantiu o acesso para a elite do futebol paulista, a Série A1, após 45 anos. O acesso foi confirmado após um empate sem gols contra o Juventus, nas semifinais do Campeonato Paulista Série A2, onde o Velo venceu a partida de ida por 1 a 0. Este foi o segundo acesso do Velo Clube à primeira divisão na história, com o primeiro tendo ocorrido em 1978.

DATAS MARCANTES

» Fundação em 28 de agosto de 1910,na residência de Miguel Ângelo, á Rua 1, Avenidas 4 e 6, aconteceu a assembléia oficial da fundação do clube.

» 18 de dezembro de 1.910 - inauguração do Velódromo com uma pista de 240 metros. Houve uma prova ciclística.

» Em 1.912 o Velo Clube, comemorou festivamente o seu segundo aniversário. Durante os anos seguintes, entretanto ,ocorreu uma paralisação que se prolongou até 1.919.

» 1.919- por esforços de Venâncio Batista Chaves, José Mattola, José Felix Teixeira e Domingos Giovanni, o clube foi reorganizado com uma nova Diretoria , constituída da seguinte forma:- Presidente; Joaquim Alves Penna ; Vice-Presidente:- Olavo Quintella; Tesoureiro;- Alexandre Nociti ;Primeiro Secretario:- José Felix Teixeira ; Segundo Secretario:- Afonso de Pilla ; Procuradores:- Domingos Giovanni e Antonio Wieckmann ; Orador:- Miguel Angello Brandoleze ; Fiscais ;- José Mattola, Alberto Duarte, David Correa e, Emilio Ludki ; Diretor Esportivo :- Venâncio Baptista Chaves.

» 1920- Da idéia de um grupo, liderados por Felício Castelano e Aldino Tebaldi, foi introduzido o Futebol. No dia 16 de maio de 1.920, em uma fusão com o já existente Comercial FC e, passando a denominar-se Associação Esportiva Velo Clube Rio-Clarense.

» 1920- É construído o Campo de Futebol, com uma pequena Arquibancada de madeira em um terreno entre a Vila da Caridade São Vicente de Paula e a Santa Casa de Misericórdia, hoje o atual local em que esta localizado o Benitão, que foi inaugurado em 10 de outubro de 1.920.

» Em 30 de outubro de 1.938, inauguração de seu novo estádio, com Arquibancadas de Cimento Armado.

» Em 5 de abril de 1.953, inauguração do Alambrado que recebeu o nome de “Alambrado Floriano Bianchini” um dos maiores Patrono do Velo Clube.

» Em 22 de junho de 1.969,inicio da construção de seu futuro estádio "Benitão", tudo feito pelos Velistas da época, em sistema de Mutirões.

» Em 7 de setembro de 1.972 inauguração do estádio que viria a denominar-se Estádio Benito Agnello Castellano.

» Em 31 de janeiro de 1.973, inauguração do Busto do maior Benemérito do Velo Clube, Benito Agnello Castellano.

» 1.973- O Velo Clube conquista o Titulo de Quinto Clube de Futebol mais Querido do Estado de São Paulo, em pesquisa feita pela Revista Placar, pelo jornal Diário da Noite e jornal Folha da Tarde. Em primeiro ficou o SC Corinthians Paulista; em segundo SE Palmeiras; em terceiro São Paulo FC ; em quarto lugar Santos FC e, em quinto lugar AE Velo Clube Rio-Clarense.

» Em 24 de junho de 1.975, na Gestão do então presidente Sillas Bianchini.a inauguração do seu sistema de iluminação, com implantação de 4 torres, sustentando 4 holofotes cada do Estádio Benito A Castellano.

» 1.978- Vice-Campeão da divisão Intermediaria,com o direito de disputar uma vaga na Divisão Especial, contra o Paulista FC de Jundiaí, onde foram jogados 3 partidas em uma melhor de 3, com o Velo ganhando 2 e empatando uma, conseguiu o seu acesso juntamente com a AA Internacional de Limeira, ingressando assim na Divisão Especial (atual Série A1), do Campeonato Paulista de 1.979.

» 1.991- Vice-Campeão da Segunda Divisão, subindo para a Divisão Intermediaria, juntamente com o AD São Caetano. Por motivos de o Estádio Benitão não comportar 15.000 torcedores, o Velo ficou amargando a Segunda Divisão.

» 1.992- 93- Classificou-se entre os 16 clubes para formar a Série A-3, porem pelo motivo, de novo, de o estádio não comportar 15.000 torcedores o Velo Clube não seguiu em frente.

» 2024- Consegue o seu segundo acesso à elite do futebol paulista.

Mascote

Mascote do Velo ClubeNas décadas de 1930, 40 e 50, havia uma atividade muito popular no País: as “brigas de galo”. Sua importância era tamanha que o conceito de “galo”, ou seja, aquele time que ganha de todos e espera desafios, acabou se enraizando no futebol de maneira muito forte.

Nas rinhas de galo (locais de competição), o galo vermelho, ou “galo índio”, era geralmente considerado o mais bravo e vencedor. Assim, devido às conquistas na cidade e à suas cores, o Velo Clube acabou recebendo a mesma denominação: “Galo Vermelho”.

Camisa

Pela ordem: Camisa N° 1 (2009); Camisa N° 2 (2009)
Camisa 1 do Velo Clube   Camisa 2 do Velo Clube


Tudo sobre o Velo Clube


História Títulos Hino Arquivo   + Clubes


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva e Eduardo Zuculotti, de Rio Claro-SP. Fontes consultadas: www.jornalcidade.net/rc/95-anos-da-prim; www.futebolpaulista.com.br; www.visiterioclaro.com.br, em matéria de Álvaro Sebastião Pinto Lopes, historiador do clube. Página adicionada em 19 Junho 2010 - atualizada em 10 Agosto 2025.