Historia da Copa do Mundo de 1930

A Liga dos Campeões da Europa chega mais uma vez em sua final (a terceira) com duas equipes inglesas, a primeira delas foi em 2008, Manchester United e Chelsea foram os finalistas, com vitória do United nas penalidades (6x5) após empate por um gol no tempo regulamentar. O jogo foi realizado em Moscou.

Sem dúvidas a Champions é uma das maiores responsáveis pelo entretenimento dos torcedores de todo o mundo, e agora tem como aliada a BET365 CHAMPIONS LEAGUE. Um guia completo sobre todas as informações necessárias para garantir a diversão, o cadastro é feito de forma simples e eficiente.

Outra final envolvendo clubes ingleses ocorreu mais recentemente. Em 2019, o Liverpool levantou o troféu pela sexta vez ao bater o Tottenham por 2 a 0, em jogo realizado na cidade de Madrid.

A atual edição põe frente a frente Manchester City e Chelsea na disputa de mais uma grande final inglesa da Champions. O jogo será realizado no dia 29 de maio (sábado), no Estádio do Dragão, casa do FC do Porto, em Portugal. Será a primeira vez que as duas equipes se enfrentarão na história das 66 edições do torneio. Pelo segundo ano seguido, a finalíssima marcada para o Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, e é realocada para Portugal.

Esta será a quarta final que Portugal recebe, a primeira em Porto. Nas outras edições, sagraram-se campeões Celtic (1967), Real Madrid (2014) e Bayern de Munique (2020).

O City fará sua primeira final na competição e o Chelsea a terceira, saindo como vencedor na edição 2011/12, quando venceu o Bayern de Munique nas penalidades. Ambas equipes chegam a disputa do título sem perder nenhuma partida.

Semifinais
O Manchester City bateu duas vezes o PSG, tanto na França como na Inglaterra, sobrou na disputa e se classificou na primeira semifinal da competição. Do outro lado da chave, o Chelsea passou pelo Real Madrid. No primeiro o jogo, na Espanha, os dois ficaram no empate por 1 a 1 e, na volta, mesmo com a vantagem do 0 a 0, o Chelsea foi para cima e bateu o Real por 2 a 0.

Campanhas

Manchester City
Nesta edição da Liga dos Campeões, o City se mantém invicto, foram 12 partidas disputadas, com 11 vitórias e um empate, 25 gols marcados e 4 sofridos. Confira os resultados:

Manchester City 3x1 e 0x0 Porto
Manchester City 3x0 e 3x0 Olynpique de Marseille
Manchester City 3x0 e 1x0 Olympiacos
Manchester City 2x0 e 2x0 Borussia Monchengladbach
Manchester City 2x1 e 2x1 Borussia Dortmund
Manchester City 2x1 e 2x0 Paris Saint Germain

Chelsea
Com campanha inferior ao Manchester City, o Chelsea chega a sua tercira final com nove vitórias e 3 empates em 12 partidas, foram 23 gols marcados e 3 sofridos. Resultados:

Chelsea 0x0 e 4x0 Sevilla
Chelsea 4x0 e 1x1 Krasnodar
Chelsea 3x0 e 2x1 Stade Rennais
Chelsea 1x0 e 2x0 Atlético de Madrid
Chelsea 2x0 e 1x0 Porto
Chelsea 1x1 e 2x0 Real Madrid

Árbitros da final
A arbitragem vai ficar a cargo do espanhol Miguel Mateu Lahoz, de 44 anos, que apitou seis partidas nesta temporada. Esta será sua primeira final como arbitro principal. Seus assistentes serão todos espanhóis Pau Cebrián Devis e Roberto Díaz Pérez del Palomar. O quartro árbitro, também espanhol, é Carlos del Cerro Grande.

A equipe do VAR será liderada por Alejandro José Hernández, tendo como assistentes Juan Martínez Munuera, Íñigo Prieto López de Cerain, todos espanhóis, e Pawel Gil, da Polônia.


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 20/Maio/2021.