Torneio em Comemoração ao 1° Centenário da Cidade de Franca, estado de São Paulo, com jogos realizados nos dias 21 e 22 de abril de 1956.

OS JOGOS
FRANCANA 1 x 3 ATLÉTICO-MG
Franca, 21 (Sport Press) – Um grande público se fez presente ao estadio da A.A. Francana, prestigiando assim a iniciativa de seus dirigentes, a fim de ver em ação os quadros do Atletico Mineiro e da Francana, na abertura do Torneio Triangular que se realiza em comemoração ao 1° Centenario de nossa cidade. Apresentando-se com uma equipe à base de valores novos e sem a devida homogeneidade, o onze francano perdeu para o alvinegro de Belo Horizonte pela contagem de 3×1. Resultado justo em face do trabalho superior dos visitantes que se apresentaram com sua equipe completa, encontrando apenas por parte dos francanos bastante entusiasmo para a conquista de um resultado mais honroso.
Data: 21/Abril/1956 – Local: Franca (SP)
Juiz: João Etzel Filho – Renda atingiu a casa dos 50 mil cruzeiros
Gols: Paulinho para os belohorizontinos, aos 39 da primeira, de penalidade maxima, aos 3 e aos 15 minutos da segunda fase e Miguel, aos 8 minutos do primeiro tempo para a Francana.
ATLETICO: Zeca; Afonso (Murilo) e Osvaldo; Gilberto, Mucio e Hilton; Murilinho, Paulinho (Tomazinho), Joel, Alfredo (Paulinho) e Amorim (Helio).
FRANCANA: Wilson; Gerolino e Balduino, Sula, Tão (Eça) e Guilherme; Belem, Tomate (Pinheiro), Miguel, Juarez, Nelinho (Pretanha).
ATLETICO-MG 3 x 1 SÃO PAULO
Franca, 22 (Sport Press) – Derrotando na tarde de hoje, a equipe do S. Paulo F.C. pela contagem de 3×1, o Atletico Mineiro de Belo Horizonte sagrou-se campeão do Torneio Triangular realizado em Franca, tendo abatido a A.A. Francana, no sábado, de forma autoritária, arrematando seu feito com um magnífico triunfo frente o clube tricolor. (…) Cumpre destacar a atuação do avante Paulinho, que foi uma das maiores figuras da equipe, salientando-se pelo oportunismo e classe de um grande artilheiro.
Data: 22/Abril/1956 – Local: Franca (SP)
Renda: Cr$ 266.000,00 aproximadamente
Gols: Maurinho, aos 21 minutos do primeiro tempo; Joel, 10, Paulinho, 15 e 33 do segundo tempo.
Juiz: João Etzel
SÃO PAULO: Bonelli; Clelio e Mauro; Pé de Valsa, Alfredo e Turcão (Dudu); Lanzoninho, Zezinho, Paraiba (Graciano), Dino e Maurinho. Técnico: Feola.
ATLETICO: Azevedo; Murilo (Afonso) e Osvaldo; Gilberto, Mucio e Hilton; Murilinho, Paulinho, Joel (Benedito), Alfredo e Amorim.
Com os resultados, o Atlético Mineiro ficou com a taça.
Veja também: + Torneios Amistosos | + Tabelão Histórico
Fonte: A Gazeta Esportiva, de 23 de abril de 1956 – Página adicionada em 27 Agosto 2020.
