O Saad foi fundado no dia 28 de Abril de 1961 pelo empresário Felício José Saad, proprietário da Companhia Saad do Brasil, metalúrgica que ficava situada na Rua Aquidaban, n° 331, no Bairro da Fundação.
O município de São Caetano do Sul já manifestava sua vocação para integrar com destaque o grande polo industrial do estado de São Paulo no final da década de 50, quando as indústrias Matarazzo simbolizavam todo o poderio econômico da cidade.
No âmbito esportivo, entretanto, prevaleciam no grande ABC apenas os clubes sociais e equipes do futebol varzeano. O Saad Esporte Clube foi idealizado inicialmente para incentivar os funcionários de sua metalúrgica, instalada em São Caetano do Sul, mas uma viagem do empresário Felício Saad à cidade de Campinas, para a realização de uma cirurgia no instituto Penido Burnier, acabou modificando os planos iniciais.
Ao conhecer de perto a paixão dos torcedores de Futebol da Cidade e a rivalidade saudável que existia na época entre Ponte Preta e Guarani, Felício achou que faltava à população do grande ABC a alegria de poder se mobilizar em torno de um time profissional de futebol, já que a equipe do São Bento havia encerrado as atividades no final dos anos 50.
Ao ser visitado pelo então Prefeito de São Caetano do Sul, Walter Braido, ainda no hospital de Campinas, Felício fêz a promessa de implantar em São Caetano do Sul uma equipe profissional de Futebol, promessa que cumpriu com grande êxito.
O Saad E.C.começou a disputar partidas em campeonatos profissionais de São Paulo em 1966, na então terceira divisão, tendo uma rápida ascensão. Seu auge foi na primeira metade da década de 1970. Em 1971, quase subiu para a divisão especial. Após bela campanha, só não foi campeão do Campeonato Paulista da primeira divisão (atual Série A2), pois perdeu para o Marília A.C. na última rodada da fase final, no dia 24 de agosto. Até hoje, tem torcedor que não esquece essa dolorosa derrota, ficando com o vice-campeonato (só o campeão subia de divisão).
A equipe de São Caetano do Sul garantiu vaga no campeonato de 1974 ao se classificar em segundo lugar no Torneio Paulistinha daquele ano, ficando atrás apenas da equipe da A.A. Ponte Preta. No ano seguinte, repetiu o feito, mas em 1976 a entidade retomou a fórmula do acesso e descenso e o Saad caiu para a segundona.
O Saad E.C. representou São Caetano do Sul no Campeonato Paulista até 1988. Em 1989, se licenciou e deu sequência a um projeto vitorioso no futebol feminino de outros municípios.
A Campanha no Paulistão de 1974A estreia no Campeonato Paulista da divisão especial ocorreu em 3 de agosto de 1974, no Estádio Palestra Itália (atual Allianz Parque), contra a poderosa equipe da S.E. Palmeiras, que viria a ser campeã daquele ano. Surpreendeu a todos com uma bela atuação e um empate de dois
tentos, registrados por Luis Américo e Fernandes para o Saad, e Leivinha e Dudu para a equipe alviverde. Comandado pelo treinador Baltazar, o Saad E.C. entrou em campo com Fininho; Campina, Celso, Flávio e Eli; Zaneti, Via e Fernandes; Luis Américo (Toninho), Arlindo e
Vagner.
O primeiro jogo em São Caetano do Sul, como integrante da divisão especial, aconteceu no Estádio Lauro Gomes de Almeida na semana seguinte, no dia 11 de agosto. Com um público de 6.188 pagantes, o Saad E.C. se apresentou para sua torcida com a mesma equipe que estreou no campeonato, com exceção de Eli, que foi substituído por Arnaldo. Empate em um gol, marcado novamente por Fernandes, contra o E.C. São Bento, da cidade de Sorocaba. Nesse mesmo dia, o clube anunciou a contratação do goleiro Leonetti junto ao S.C. Corinthians Paulista.
A campanha de 1974 foi marcada pelas vitórias contra grandes times. O Saad E.C. deu muito trabalho e conquistou pontos preciosos dessas equipes. Depois de um bom empate sem gols no Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, contra a A. Portuguesa de Desportos no dia 17 de agosto, o Saad E.C. desceu para o litoral no dia 24 de agosto e goleou o poderoso Santos F.C. em pleno Estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, com um público de mais de 17 mil pagantes! A equipe santista contou com os campeões mundiais Pelé e Carlos Alberto Torres. A equipe do ABC paulista venceu por 3 a 1, com gols de Arlindo e
dois de Vágner.
A equipe de São Caetano deu o que falar nesse campeonato. Ainda no primeiro turno, no dia 21 de setembro, para um público de 7.110 pagantes, o Saad aplicou uma goledada de 3 a 0 no São Paulo F.C., com gols de Vágner, Arlindo e Luis Américo. O tricolor paulista ainda teve o astro Pedro Rocha expulso por reclamação. No retorno, no dia 31 de outubro, o São Paulo F.C. também não conseguiu vencer o Saad: empate sem gols. O único time grande que venceu o Saad duas vezes foi o Corinthians, como informado na manchete do Diário do Grande ABC, do dia 10 de novembro de 1974: “Corintians, único grande que ganha duas do Saad”.
Depois dessas vitórias, o Saad E.C. apresentou uma campanha irregular e chegou a ficar 14 jogos sem vitórias, o que ocasionou as demissões dos treinadores Baltazar e Ilzo Neri. Após 22 meses comandando a equipe, Baltazar foi dispensado no dia 2 de outubro. Já Ilzo Neri, ficou 37 dias no cargo, comandando a equipe em apenas seis jogos. As últimas partidas de 1974 foram conduzidas pelo treinador Vicente Arenari.
Frente à sua torcida, num domingo à tarde, o Saad realizou seu último compromisso no Estádio Lauro Gomes de Almeida, no dia 8 de dezembro, aplicando um 3 a 1 contra o América F.C., de São José do Rio Preto. Os atacantes Arlindo e Benê (com dois gols) garantiram a vitória do Saad para um público de 1.930 pagantes.
O último jogo no campeonato foi na cidade de Bauru, interior de São Paulo, num empate de um gol contra o E.C. Noroeste, no dia 15 de dezembro. O Saad E.C. atuou com Leonetti; Eli, Celso, Nenê e Arnaldo; Zanetti e Via; Fernandes, Djalma Duarte (Edinho), Benê e Mário (Vágner).
Jogos do Saad EC no Paulistão 19741° TURNO(Data, Partida, Estádio, Gols do Saad)
3/8/1974 - S.E. Palmeiras 2 x 2 Saad E.C.
Estádio Palestra Itália. Gols: Luís Américo e Fernandes.
11/8/1974 - Saad E.C. 1 x 1 E.C. São Bento
Estádio Lauro Gomes de Almeida. Gol: Fernandes.
17/8/1974 - A. Portuguesa de Desportos 0 x 0 Saad E.C.
Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte.
24/8/1974 - Santos F.C. 1 x 3 Saad E.C.
Estádio Urbano Caldeira. Gols: Arlindo e Vágner (2).
28/8/1974 - Comercial F.C. 2 x 1 Saad E.C.
Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos. Gol: Fernandes.
1/9/1974 - Saad E.C. 0 x 2 A.A. Ponte Preta
Estádio Lauro Gomes de Almeida.
4/9/1974 - Guarani F.C. 3 x 0 Saad E.C.
Estádio Brinco de Ouro da Princesa.
8/9/1974 - Saad E.C. 0 x 0 C.A. Juventus
Estádio Lauro Gomes de Almeida.
14/9/1974 - S.C. Corinthians Paulista 2 x 0 Saad E.C.
Estádio Paulo Machado de Carvalho.
21/9/1974 - Saad E.C. 3 x 0 São Paulo F.C.
Estádio Palestra Itália. Gols: Vágner, Arlindo e Luis Américo.
25/9/1974 - América F.C. 1 x 0 Saad E.C.
Estádio Mário Alves de Mendonça.
29/9/1974 - Saad E.C. 0 x 2 E.C. Noroeste
Estádio Lauro Gomes de Almeida.
6/10/1974 - Saad E.C. 0 x 2 Botafogo F.C.
Estádio Lauro Gomes de Almeida.
2° TURNO
20/10/1974 - Saad E.C. 0 x 2 Guarani F.C.
Estádio Lauro Gomes de Almeida.
23/10/1974 - Saad E.C. 1 x 1 A. Portuguesa de Desportos
Estádio Alfredo Schürig. Gol: Arnaldo.
27/10/1974 - Saad E.C. 2 x 2 Comercial F.C.
Estádio Lauro Gomes de Almeida. Gols: Flávio e Arlindo.
31/10/1974 - São Paulo F.C. 0 x 0 Saad E.C.
Estádio Palestra Itália.
3/11/1974 - A.A. Ponte Preta 2 x 1 Saad E.C.
Estádio Moisés Lucarelli. Gol: Flávio.
9/11/1974 - S.C. Corinthians Paulista 1 x 0 Saad E.C.
Estádio Paulo Machado de Carvalho.
13/11/1974 - Saad E.C. 0 x 1 S.E. Palmeiras
Estádio Paulo Machado de Carvalho.
16/11/1974 - E.C. São Bento 2 x 1 Saad E.C.
Estádio Humberto Reale. Gol: Helinho.
23/11/1974 - C.A. Juventus 2 x 1 Saad E.C.
Estádio Conde Rodolfo Crespi. Gol: Fernandes.
28/11/1974 - Saad E.C. 1 x 3 Santos F.C.
Estádio Palestra Itália. Gol: Arlindo
1/12/1974 - Botafogo F.C. 4 x 3 Saad E.C.
Estádio Santa Cruz. Gols: Fernandes, Djalma Duarte e Arlindo.
8/12/1974 - Saad E.C. 3 x 1 América F.C.
Estádio Lauro Gomes de Almeida. Gols: Benê (2) e Arlindo.
1975 - O ano do adeus à elite do futebol paulista
Mesmo terminando na classificação geral em 7° lugar, entre os 19 participantes, o clube foi rebaixado por determinação da FPF, que decidiu reformular o campeonato - uma bagunça sem precedentes.
Iniciou o campeonato em 2 de março, com derrota em Campinas para o Guarani. Fez seu último jogo contra a Portuguesa Santista, em 20 de julho, partida realizada em São Caetano do Sul, vencendo seu adversário pelo placar de 2 a 1. No total foram 28 jogos disputados, com 28 pontos conquistados, 11 vitórias, 6 empates e 11 derrotas. Marcou 34 gols, sofreu outros 36.
Curiosidade - O consagrado jogador Sócrates (S.C. Corinthians Paulista, Fiorentina, da Itália, e seleção brasileira) marcou seu primeiro gol como
jogador profissional num jogo oficial atuando pelo Botafogo F.C., de Ribeirão Preto. O fato ocorreu justamente contra o Saad E.C., no Estádio Lauro Gomes de Almeida, no dia 10 de março, pelo Torneio Paulistinha, classificatório para a divisão especial de 1974. Depois, também marcou um gol no Saad E.C., no dia 1º de dezembro, na vitória do Botafogo F.C. por 4 a 3, pelo Paulista da divisão especial, no Estádio Santa Cruz.
Hino do Saad
Composição: Adílson e Maestro Portinho.
São Caetano voltou a sorrir,
Pois agora podemos torcer
Surge um novo campeão
Saad do meu coração
A Campanha tão linda que fêz
Com a ajuda da nossa cidade
O azul mostra a sua coragem
E o branco toda a amizade
Saad, Saad, Saad (Bis)
Vamos pra frente vencer
Bandeira Branca e Azul,
De São Caetano do Sul.
Veja também:
História do Futebol Feminino do Saad Esporte Clube