Clube mais antigo em atividade no Brasil
Em um ofício em 22 de julho de 1975, a Confederação Brasileira de Desportos credita ao Sport Club Rio Grande o clube de futebol mais antigo do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900, por um grupo de jovens alemães, ingleses, portugueses e brasileiros com idade entre 20 e 25 anos, liderados pelo alemão Johannes Christian Moritz Minnermann nascido em Hamburgo em 17 de julho de 1875, reunidos com o intuito de fundar um clube de futebol.

Fundação
Um grupo de jovens entre 20 e 25 anos resolveu se reunir a fim de organizar um clube esportivo que viesse a difundir no solo pátrio a atraente nova modalidade - o foot-ball.

Johannes Christian Moritz MinnermannFoi quando o jovem alemão JOHANNES CHRISTIAN MORITZ MINNEMANN, nascido em Hamburgo a 17 de julho de 1875, reuniu, nos escritórios da extinta firma THONSEN & Cia, alemães, ingleses portugueses e brasileiros com o fito de fundar um clube. Johanes Minnemann, que além de fundador, foi orador, secretário, guarda esportes e atleta, conseguiu projetar e realizar a fundação do SPORT CLUB RIO GRANDE. Ele estava há pouco tempo no Brasil e ainda dominava muito mal o vernáculo. Como secretário do grupo fundador, ajudou a redigir os documentos iniciais no mais puro alemão, razão pela qual os registros da fundação do clube estão escritos neste idioma, em caracteres góticos.

O entusiasmo de Minnemman era contagiante. Assim programada a reunião inicial marcada para o dia 14 de julho de 1900, foi escolhido o local da "Casa dos Atiradores", também conhecida pelo nome germânico de "Tiro Alemão". A convocação era também para um "match", que seria realizada na mesma manhã, com a participação das equipes A e B. Prova-se, assim, com esse documento oficial que já se praticava nos campos da cidade do Rio Grande o esporte bretão.

Porém a lavratura da ata de fundação não aconteceu no dia 14. Uma nova data, então, foi estipulada: 17 de julho, na sede do Clube Germânia (atualmente Sociedade Cruzeiro do Sul, alteração sofrida em 1952 quando da reabertura de suas portas, fechadas devido à eclosão da II Guerra Mundial, em 1943), no prédio situado à rua Benjamim Constant esquina Conde de Porto Alegre. O Clube Germânia, fundado em 1863, era, à época, uma sociedade restrita à alta sociedade alemã e aos seus familiares.



Assim na noite de 17 de julho de 1900 , houve um protesto de um dos associados, que não concordava com a concessão da sede para realização de uma reunião que também congregava elementos de outras raças. Foi preciso um esforço intenso dos interessados de nacionalidade alemã para a realização da reunião no sentido de contornar o impasse, sendo finalmente a mesma sido realizada na quinta-feira, 19 de julho de 1900, no referido clube Germânia, quando foi fundado o Sport Club Rio Grande. Estavam presentes à reunião, os cidadãos de diversas nacionalidades, que assinaram a ata de fundação, sendo eles: R. Schwamerkurg, R. Kladt, R. Dietiker, S. W. Robinson, M. E. Castro, R. Bernitt, O. Bernitt, N. Benz, E. Kunz, C. Nieckels, F. Reimar, H. Volkers, G. Kladt, M. Bornhorst, E. Lohmann, J. Minnermann, Walter Gerdau, Boje Schmidt, Arthur Cecil Lawson, William R. Ashlin, Henrique Buhle e O. Bernitt.

Oficio de reconhecimento do Sport Club Rio Grande como o mais antigo clube do Brasil.

Oficio de reconhecimento do Sport Club Rio Grande como o mais antigo clube do Brasil

Em maio de 1901, o SC Rio Grande enfrenta seu primeiro jogo de verdade (até então, era sempre Time A versus Time B). A batalha foi travada contra marinheiros do navio de guerra inglês Nymphe. O placar 2 a 2.

Em 1903, o Sport Club Rio Grande fez sua primeira apresentação em Porto Alegre. Mas, como ainda não havia times locais, viu-se obrigado, mais uma vez, ao time A contra o time B. O jogo rolava solto quando um chute mais forte furou a bola. Isso pode não ser problema hoje em dia, mas naquele prélio a pelota era filha única. Jogo parado até que aparece um garoto. Ele tem uma bola. Mas só a emprestaria se pudesse ter em troca uma cópia do estatuto do time. faria dele o estatuto clone de uma nova equipe. Em setembro do mesmo ano nascia o Grêmio de Foot Ball Porto Alegrense.

A primeira conquista oficial foi em 1909, na Taça Prefeitura de Porto Alegre, com uma vitória de 3 a 1 sobre o Grêmio. Meses depois o SC Rio Grande perde sua invencibilidade para o Pelotas, num 2 a 0 na casa do adversário. Nove anos de invencibilidade.

2ª Team do Rio Grande em 1910 - Campeão Regional
Segundo Quadro do Rio Grande em 1910

Em 1976: Lei 7022 de 10 de Novembro, por iniciativa do então Deputado Estadual Adolpho Pugina, considerando o Dia 19 de Julho, o "Dia do Futebol Gaúcho". O citado projeto foi assinado pelo presidente da Assembléia Legislativa Deputado João Carlos Castal.

2000 - Ano do Centenário
Em 2000, como homenagem ao centenário do clube, o Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol para participar da 1ª divisão do Gaúchão. Esse campeonato recebeu o nome de "Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol".

Jogou a 1ª fase no Grupo 1, junto com Esportivo, Caxias, São José-POA, Veranópolis, Pelotas e Inter-SM. Acabou em 5°, com 12 pontos em 12 jogos. Pela campanha, não seria rebaixado, mas voltou para Segunda Divisão por ter sido apenas convidado. Naquele mesmo ano, acabou também jogando a Segunda Divisão (pois essa começou meses depois), fazendo uma péssima campanha.

Memorial
O Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann surgiu após o centenário do clube em 2000. Foi idealizado por Helena Portella, e de lá para cá vem trabalhando incessantemente na preservação do material histórico encontrado. Dentre esse material, destaca-se o acervo de fotos, com datas desde 1900, bem como documentos, jornais, flâmulas, taças, entre outros.

Os documentos encontram-se em fase de organização e recuperação, e podem ser conferidos por quem visita o espaço do Memorial.

Campeão das Três Divisões
Em 2014: O Sport Club Rio Grande garantiu uma marca histórica no futebol gaúcho, com o título da Série B do Gauchão e é, juntamente com o Guarany Futebol Clube, da cidade de Bagé/RS, um dos únicos clubes do Rio Grande do Sul a conquistar o título de todas as Divisões estaduais, triunfando na Primeira Divisão em 1936, a Segunda Divisão em 1962 e a Terceira Divisão em 2014.

Vovô mascote do Rio Grande
Vovô é o mascote, em alusão ao clube mais antigo do Brasil em atividade.


Pesquisa de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Futebol: história, técnica e treino de goleiro, por Rogério da Cunha Voser, Marcos Giovani Vieira Guimarães, Everton Rodrigues Ribeiro; Revista TRIP, de Julho de 2003; www.scriogrande.com; http://www.sportclubriogrande.com.br (Desativado); e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 06 de novembro de 2011 - atualizada em 24/Junho/2019.

Ads

Campeões de todos os esportes do mundo