O Reconhecimento do Torneio dos Campeões Estaduais de 1937 como Campeonato Brasileiro
Tweet

Troféu pertencente ao Atlético referente à da Copa dos Campeões Estaduais de 1937.

Troféu pertencente ao Atlético referente à da Copa dos Campeões Estaduais de 1937.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu oficialmente em 25 de agosto de 2023 (sexta-feira) o título brasileiro do Clube Atlético Mineiro, conquistado em 1937, por ocasião da Copa dos Campeões Estaduais. Agora o Galo é Tricampeão Brasileiro.
A homologação foi realizada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros membros da entidade em reunião no Rio de Janeiro com a cúpula de membros do Atlético-MG, representado pelo vice-presidente José Murilo Procópio, por Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do clube, e por Rubens Menin, membro dos 4R's e um dos acionistas da SA do clube.
Documento de homologação
O pedido do Atlético
No dia 17 de fevereiro de 2022, a CBF recebeu da diretoria do Alvinegro um estudo aprofundado sobre a questão.
Após um ano e sete meses de minuciosa análise, envolvendo membros das diretorias de Registro, Jurídico, Competições, Governança e Conformidade da CBF com respaldo de estudos externos, além da área de Acervos e Memórias da própria CBF, que se debruçaram sobre documentos e demais informações, a confederação reconheceu formalmente o título do Galo.
A Copa dos Campeões Estaduais
O torneio Campeão dos Campeões foi promovido pela Federação Brasileira de Football (a extinta FBF, que se fundiria à CBD, precursora da CBF) e teve participação dos campeões das ligas profissionais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro (do extinto Campeonato Fluminense), São Paulo, Espírito Santo mais o Distrito Federal, atual Rio de Janeiro.
Naquele período, a divisão regional do Brasil era diferente. Minas, Rio, Espírito Santo, Bahia e Sergipe formavam a região oriental. Já São Paulo pertencia à região Meridional. Por isso, a competição teve abrangência nacional e foi considerada o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Para chegar ao título, o Atlético disputou seis partidas, com 4 vitórias, um empate e uma derrota. Fêz 18 gols, sofreu 11, e teve um saldo de 7. O Galo foi campeão com a conquista de 9 pontos. Foram artilheiros do clube no torneio, Paulista, com 8 gols; Guará e Nicola, com 3 gols cada; Alfredo 2; e Bazzoni 1 gol. Duílio da Portuguesa, contra, completou a lista.
Confira a Tabela do Torneio dos Campeões de 1937.
Campeões e vice campeões da Série A
Artilheiros do Brasileirão por edição (ano a ano)
As grandes goleadas da competição (acima de seis gols)
Capa Almanaque do Brasileiro Série A
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva. Fontes: www.cbf.com.br/a-cbf/informes/index/cbf-reconhece; e Biblioteca CF. Página adicionada em 26 Agosto 2023 - atualizada em 28 Agosto 2023.