Ponte Preta
Cronologia
» 11 de agosto de 1900 - a fundação
» Em 1903, na comemoração do terceiro aniversário do único clube de futebol da cidade, o Campo do Cruzeiro recebia o seu primeiro grande jogo e foi contra o Jundiahy Foot Ball Club da cidade de Jundiaí. O campo ficou tomado em sua volta pela multidão ponte-pretana e a festa foi grande com a vitória da PONTE PRETA por 3 x 1. Segundo a imprensa de Jundiaí que cobriu o evento a PONTE PRETA jogou com Lima, Silvio, Oliveira, Aranha e Juca, Rodolpho Hartmann, Carlos e Fogaça, Ricardo Hartmann e Miguel.
» Em 1912 conquistou o Campeonato Campineiro de Futebol, seu primeiro título.
» Em 1914, a cidade passa por forte crise de desemprego e como a PONTE PRETA sempre foi um time do povo, organiza um jogo contra o S.C. Corinthians Paulista que também apoiou a luta operária da época. O placar foi 2 x 1 para a equipe da capital.
Na década de 20 houve a fusão com a Associação Athlética Campinas, e com a compra do patrimônio deste clube, a Ponte Preta passou então a utilizar o estádio da Av. Julio de Mesquita no bairro do Cambuí, que ainda estava inacabado e a partir de 1928 todas as sedes do clube passaram a ser neste estádio que ficava na Chácara Irmãos Bierrenbach, até então, desde 1906 os jogos aconteciam no Estádio do Hipódromo.
» Diante da crise mundial de 1929, o Clube Mais Querido de Campinas sofreu uma grande decepção em sua história, sendo obrigada a entregar o estádio para se livrar das dívidas contraídas e a partir de 1933 voltou a realizar seus jogos novamente no campo do Hipódromo, arrendado pelo Jockey Clube.
» Em 1942 foi um ano de novidades, foi criado o primeiro Conselho Deliberativo, com poderes estatutários para orientar e aprovar negócios sociais. Neste mesmo ano foi criada a primeira torcida organizada da Ponte Preta e a primeira do Brasil, o Grêmio Ponte-Pretano.
» 1948 é inaugurado o estádio Majestoso (Moisés Lucarelli)
» 1951 ingressa na Divisão Especial da Federação Paulista de Futebol.
» 1959 Leva a maior goleada de sua história no campeonato paulista. Foi em 19 de novembro de 1959: Santos 12 x 1 Ponte Preta.
» 1960 - foi rebaixada da Divisão Especial para a Primeira Divisão da Federação Paulista.
» 1969 se tornou Campeã da Primeira Divisão, retornando a elite do futebol paulista.
» Em 1970 disputa a Divisão Especial do Campeonato Paulista e com campanha sensacional torna-se o primeiro clube do interior a ser campeão do primeiro turno, deixando os chamados "grandes" da capital para trás. Chega à final do Campeonato, mas, torna-se vice-campeã paulista, o campeão foi o São Paulo F.C.
» 1977 se torna vice-campeã paulista e entra de vez para a história do futebol paulista e brasileiro ao realizar contra o S.C. Corinthians Paulista a maior final de campeonato paulista de todos os tempos. No último jogo da final, 146.082 pessoas assistiram Ponte Preta 1 x 2 Corinthians.
» 1979 torna-se vice-campeã paulista em nova final contra o Corinthians.
» Em 23 de março de 1980 a Ponte aplica a maior goleada de sua história no Campeonato Brasileira da Série A, ao vencer o Botafogo da Paraíba por 6 a 2 com gols de Serginho (2), Orlando Fumaça, Zé Mário, Parraga e Deca (do Bota contra p/ a Ponte).
» Depois de anos amargando alguns rebaixamentos no campeonato paulista e brasileiro, a Ponte Preta volta a brilhar no cenário nacional com a conquista do 4° lugar no Brasileirão de 1999.
» 2000 completa 100 anos de futebol ininterrupto.
» Em 21/03/2001- Ponte Preta/SP 8 x 1 Castanhal/PA, em Campinas/SP. A maior goleada da Macaca na Copa do Brasil.
Mais Ponte Preta
Títulos Hino Estádio História Fundadores / Ata Linha do Tempo Arquivo + CLUBES
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva. Fontes: http://www.planetadamacaca.cjb.net e http://br.geocities.com/webroger2003/planetadamacaca/historia.htm. Página adicionada em 07 Fevereiro 2010 - atualizada em 09 Outubro 2021..