Publicidade

O Brasileirão 2019 já está em andamento. O Palmeiras briga pela conquista de mais uma edição do campeonato, mas a concorrência é feroz e a disputa promete mesmo durar até o fim. E por que não recordar aquilo que foi o trajeto do "Verdão" na época 2018 de um ponto de vista estatístico?

80 pontos, oito de avanço em relação ao segundo colocado Flamengo e consequente conquista do sexto título da sua história. O ano de 2018 terminou com as celebrações do Palmeiras que, um ano depois de ter visto o rival Corinhtians lhe retirar o trono do futebol brasileiro, voltou a erguer o troféu mais desejado a nível doméstico.

Melhor ataque e melhor zaga

80 pontos conquistados em 38 jogos (114 possíveis), melhor ataque do Brasileirão 2018 (de acordo com http://www.ogol.com.br/edition.php?id=122072) com 64 golos marcados (mais cinco que o segundo colocado nesse ranking, o Corinthians) e 26 sofridos (menos um que o Grêmio), registo que espelha aquilo que foi a superioridade quase absoluta do Palmeiras ao longo de todo o ano. O time Paulista conquistiu 23 vitórias, empatou 11 vezes e perdeu apenas quatro, números ótimos para a realidade competitiva do Brasileirão. Nos dois confrontos diretos para a competição com o vice-campeão Flamengo, o saldo foi o mesmo tanto em casa quanto fora de portas: 1-1 (confira em http://www.ogol.com.br/team_matches.php?ond=&compet_id_jogos=51&ved=&ano=2018&comfim=0&id=2240&equipa_1=2240&menu=allmatches&type =year&op=ver_confronto).

Em termos percentuais, o Palmeiras marcou pelo menos um gol em 84 por cento dos encontros que disputou e manteve sua baliza inviolável em 47, um dos segredos para o sucesso que se verificou. Em termos de sequências, o "Verdão" não esteve mais de três jogos sem conhecer o sabor da vitória e sofreu apenas duas derrotas consecutivas. 



Uma fortaleza chamada Allianz Parque

Os anos se sucedem e ser consistente atuando em casa segue sendo condição "sine qua non" para conquistar o tão desejado título de campeão brasileiro, pelo que importa explorar esse tipo de mercados para jogos em seu próprio território nas casas de apostas como a https://www.betfair.com/br. Esse Palmeiras de 2018 é mais uma prova nesse sentido: em 19 encontros para a competição disputados na sua casa, o Allianz Parque (ou Palestra Itália), o "Verdão" venceu nada mais nada menos que 16 encontros, empatou dois e perdeu somente um, frente ao Sport (2-3), ainda em maio. Após o empate um gol com o Flamengo a 14 de junho, na rodada 12, o Palmeiras encetou uma campanha impressionante - somou nada mais nada menos que um total de 13 (!) vitórias de modo consecutivo atuando em casa para o Brasileirão, ou seja, venceu todos os desafios caseiros até o fim. Como visto em: https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/campeonato-brasileiro-serie-a/o-que-mudou-em-flamengo-e-palmeiras-desde-o-ultimo-jogo-no-brasileirao.

 

Fora de portas, o Palmeiras foi igualmente consistente para se sagrar campeão do Brasil. Em 19 encontros disputados longe do conforto do seu lar, o Palmeiras, perdeu apenas três, vencendo sete e empatando nove. As derrotas aconteceram às mãos de Cruzeiro, Corinthians e Fluminense, sempre pelo mesmo placard, 1 a 0. Curioso verificar que ao longo de toda a campanha palmeirense nesse Brasileirão 2018, em quatro derrotas, nenhuma foi averbada por uma margem superior a um gol de diferença. Se note que o Palmeiras terminou o Brasileirão 2019 atuando fora de portas com um saldo de 11 jogos consecutivos sem perder.