Publicidade

De estádio de futebol a praça de lazer

Estádio Belmar FidalgoSegundo o Unifolha de Campo Grande/MS, de julho de 2008, a história da tão conhecida Praça Belmar Fidalgo, que fica no centro de Campo Grande-MS, está tão intimamente ligada ao futebol quanto à história do esporte brasileiro.

Em 1927, um grupo de rapazes fundou uma organização esportiva na cidade - o primeiro clube de futebol oficialmente instituído, na capital. Seis anos depois, um senhor sensível às necessidades esportivas da cidade, doa um terreno para a construção de um campo de futebol para a Sociedade Sportiva Campo-Grandense – nome dado à organização.

Anos depois, recebe o nome de Estádio Belmar Fidalgo, uma homenagem ao 2° sargento do Exército da Guarnição de Campo Grande, um constante defensor do esporte local. Mesmo depois de uma forte tempestade que o destrói inteiramente, em 1960, o popularmente chamado “Belmar” é reconstruído e, ainda, recebe melhorias para abrigar, durante anos, diversas atividades esportivas municipais e estaduais.

Após uma segunda tempestade, a praça passa por reformas que a remodelam para acolher novas práticas esportivas. Quadras de vôlei de areia, futvôlei, atletismo e futebol, passam a fazer parte da rotina do local.

Uma outra versão

A história do Belmar Fidalgo começou em 1933 quando João Pestorine Júnior doou um terreno de 45 mil metros quadrados à Sociedade Esportiva Campograndense para instalação de um campo de futebol, que ficou conhecido na época como “Campo de Marte”, devido à sua localização no final da rua Marte, atual rua Arthur Jorge.

Em 1938 o terreno foi adquirido pela prefeitura municipal e entregue à Liga Esportiva Campo-grandense.

Em 1953 o espaço é transformado em Estádio Municipal pelo então prefeito Wilson Barbosa Martins e ganha o nome do desportista Belmar Fidalgo, um incentivador do esporte que morreu precocemente.

Em 1957 o estádio ganha seu primeiro sistema de iluminação e em 1987 o estádio é transformado em praça esportiva sendo retirada a arquibancada que existia no local.

Em 1992 o Belmar Fidalgo passa por nova remodelação e em 1994 passa por uma ampla reforma, recuperando todo sistema de iluminação, pintura das quadras e renovação da areia da arena e do gramado do campo de futebol suíço.

O Belmar Fidalgo hoje

Não tem como características a grande quantidade de árvores e nem permite a visão de animais. Porém, o espaço destinado aos desportistas é invejável.

Um campo de futebol amador costuma reunir amigos e ex-jogadores, aos finais de semana. Além de receber o habitual encontro entre políticos, jogadores e ex-jogadores de Mato Grosso do Sul, denominado de “Amigos da Paz”. Uma quadra de futebol de salão e outra de basquetebol, também são usadas para aulas de ginástica localizada e alongamentos para idosos e o público mais jovem.

Entretanto, é na quadra de areia, que os adeptos dos esportes de praia estão. O espaço já recebeu alguns torneios de beach soccer e vôlei de areia. É comum encontrar duplas e até clubes de futebol treinando no ambiente.

Porém, não podemos deixar de citar as tradicionais caminhadas. Logo pela manhã e ao entardecer, a praça se enche de pessoas recém-saídas do trabalho e que só possuem esse tempo disponível para prática de exercícios físicos. Além disso, a classe que predomina nesta atividade física é a média alta, pelo fato da praça estar localizada em uma área nobre de Campo Grande, e pela segurança que o espaço FIDALGO oferece para os praticantes de atividades físicas.

Fontes: www.unifolha.com.br e arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 05 de abril de 2009.