Matéria de Willian Gomes (*) no Portal 24 Horas News, em 13/11/2008.
No dia 15 de novembro de 1913 foi disputada a primeira partida oficial de futebol em Mato-Grosso. Jogaram na oportunidade o Cuiabá Foot Ball Club, representante do centro de Cuiabá e o International Foot Ball Club, do Porto, 2º Distrito, como era também conhecido. O Cuiabá, primeiro clube do estado, fundado pelo Professor Leovegildo de Melo, diretor da Escola Modelo Barão de Melgaço, fundado em agosto de 1913 e o Internacional, criado pelo Professor Gustavo Kulmann, diretor do Grupo Escolar Senador Azeredo, participaram de atividade competitiva nesse dia. Antes em Mato-Grosso, haviam apenas partidas de lazer ou recreação.
Esse jogo foi oficial porque estava incluso no primeiro campeonato de futebol de Cuiabá, e obviamente de Mato-Grosso. Como não havia nenhuma liga, ou outro tipo de entidade coordenando o futebol ou outro esporte em Cuiabá, o Dr. Floripes Pessoa Cavalcanti, dentista baiano, radicado em Cuiabá, organizou por conta própria o primeiro campeonato da cidade, com apenas duas equipes. É bom ressaltar que o Cuiabá fundado em agosto de 1913, jogava futebol apenas entre seus filiados e o International do Porto, foi criado praticamente às pressas em novembro, para participar do primeiro certame cuiabano de futebol.
Com apenas duas equipes, o Dr. Floripes definiu que Cuiabá e International, fariam três partidas. A agremiação que somasse o maior número de pontos, em três partidas seguidas e, em três domingos seguidos, ganharia um belo troféu e medalhas, e naturalmente o título, que foi ganho pelo alvi-negro, o Cuiabá.
O evento, muito comentado na ocasião, afinal de contas, o futebol era novidade em Mato-Grosso, agitou a comunidade. Foi sem dúvidas um grande acontecimento na época. O belo troféu, que era também uma coisa nova, ficou exposto na casa comercial do Coronel Francisco Martiniano de Araújo, na Praça da República, um rico trabalho em bronze simbolizando a pátria brasileira.
Nesse tempo um troféu o máximo em temos de premiação. Na verdade chamou atenção da sociedade cuiabana de uma forma geral e ajudando muito na divulgação do campeonato.
O Dr. Floripes em acerto com as duas equipes, Cuiabá e International, estabeleceu a data inicial do certame. O dia 15 de novembro foi escolhido em comemoração a data de Proclamação da República Brasileira. Era muito comum a realização de algum evento em comemoração as datas festivas. Até então, nessas ocasiões, destacavam-se promoções de atividades literárias e musicais.
No dia 10 de novembro de 1913 o presidente do Cuiabá, Professor Leovegildo de Melo recebeu ofício do Presidente do Internacional, Professor Gustavo Fernando Kulmann, convidando para a partida do dia da República, assim também como a relação dos atletas que participariam da estréia, além da solicitação da resposta da comunicação enviada.
O Presidente do Estado, Costa Marques e as principais autoridades tiveram envolvimento importante com o evento. A partida foi realizada no Campo DOurique (atualmente Câmara Municipal de Cuiabá), onde o Cuiabá mandava seus jogos. O Campo DOurique e o Campo do Arsenal locais das partidas do certame, não dispunham de arquibancadas ou outro tipo de acomodação. Em razão disso, os torcedores levavam cadeiras para o local do jogo. A Banda da Polícia esteve no local abrilhantando a festa que contou com a presença de grande platéia.
As pessoas registravam seus nomes junto à organização do evento para levar cadeiras ao campo. O público que assistiu a partida, ficava uma parte sentada e outra em pé. Nesse dia solene, estiveram presentes na praça esportiva o Presidente do Estado de Mato-Grosso, Costa Marques, Desembargador Ferreira Mendes, secretário de governo, e o Chefe de Policia, Dr. João Costa Marques. Foi uma grande festa.
No intervalo da partida os dois presidentes das equipes, ofereceram uma taça de champanha ao Presidente, que saudou os times falando de improviso e antes do começo da segunda etapa, deixou o local. Após a partida, ainda no campo de jogo, o Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes, Secretário de Justiça, Fazenda e Interior e o Chefe de Polícia, Dr. João Costa Marques, fizeram entrega do troféu Dr. Floripes Lopes ao capitão Schwenche da equipe vencedora do Cuiabá, assim também como aos demais atletas, uma medalha. No período da noite no Hotel Cosmopolita, os dirigentes do Internacional realizaram uma comemoração aos jogadores e direção do Cuiabá, que contou as presenças do Presidente do Estado, Joaquim Costa Marques e demais autoridades da cidade.
O Presidente do Internacional, Professor Gustavo Fernando Kulmann falou em nome do clube, sendo seguido, pelo Presidente do Estado, Costa Marques.
FICHA TÉCNICA DA 1ª PARTIDA
Cuiabá 3 x 0 Internacional
Local: Campo DOurique – Praça Moreira Cabral - 1º Distrito
Onde atualmente está a Praça Pascoal Moreira Cabral, sede da Câmara Municipal de Cuiabá.
Gols: Leovegildo de Melo (autor do primeiro gol da história do futebol em MT), Alcindo e Vieira.
Cuiabá: Brandes; Danglars e Lopes; Teodoro, Mário e Mousmier; Vieira, Alcindo, Schwenche, Leovegildo e Heitor.
Internacional: Prado; Viterbo e Heitor; Mendes, Aristides e Vidrago;
Leovegildo, Kullman, Ormindo, Armando e Caçador.
Árbitro: Dr. Álvaro de Barros (Advogado)
Como as primeiras bolas de futebol entraram no estado pelas mãos de Dom Antônio Malan, padre supervisor da Missão Salesiana em Mato-Grosso, é claro que as primeiras partidas foram disputadas no Colégio Salesiano São Gonçalo, mas apenas em caráter de recreação sem nenhuma conotação oficial.