Esta foi a primeira tentativa moderna para se criar uma liga de futebol profissional nos Estados Unidos. A ISL (International Soccer League) foi criada em 1960, por Bill Cox, ex-proprietário do Philadelphia Phillies Baseball Club. Ele resolveu criar a ISL pois sentiu que havia um público para competições de alto nível entre as populações urbanas e de geração de comunidades de imigrantes nos Estados Unidos.
A ISL trouxe grandes equipes da Europa e de todo continente Americano para jogar nos Estados Unidos durante meses. A própria ISL criou uma equipe de jogadores selecionados que jogou com o nome de New York Americans para esta competição.
A maioria dos jogos teve lugar em Nova York, no Polo Grounds, Downing Stadium ou Roosevelt Satdium, em Jersey City. Também houve jogos em Chicago, Detroit e Chicopee. Anos mais tarde houve partidas em Boston e Los Angeles.
Bangú vence o Kilmarnock por 2 a 0 e conquista o título de 1960 de forma invictaA competição era jogada em dois grupos, jogando entre sí dentro do grupo. No final o líder de cada grupo fazia a grande final.
Ao longo dos anos várias equipes de todo mundo juntou-se ou deixou de disputar o campeonato, mas geralmente havia duas ou três equipes importantes a nivel mundial, embora, nem sempre, tenham trazido seu time titular para jogar a ISL.
A partir de 1962 o campeão do ano anterior jogava uma partida com o campeão atual em defesa da American Challenge Cup; o vencedor desta taça sempre disputava com o campeão do ano seguinte o Troféu - ou seja, duas competições dentro de uma. O Dlukla de Praga, da Tchecoslováquia, foi quase que imbatível, vencendo três vezes, só perdendo na ultima edição.