Há quatro anos sem derrota na Sul-Americana
Foi em 2005, contra o Boca Juniors, a última derrota do Inter na Copa Sul-Americana. Na campanha vitoriosa de 2008, o time levantou o troféu de forma invicta.
Campanha do Internacional na Copa Sul-Americana 2008
10 jogos
5 vitórias 5 empates 0 derrotas 16 gols marcados 6 gols sofridos 66,66% de aproveitamento
Jogos do Internacional - Copa Sul-Americana 2008
Internacional 1 X 1 Grêmio - (Beira-Rio, Porto Alegre)
Grêmio 2 X 2 Internacional - (Olímpico, Porto Alegre)
Universidad 1 X 1 Internacional - (San Carlos, Santiago, Chile)
Internacional 0 X 0 Universidad - (Beira-Rio, Porto Alegre)
Internacional 2 X 0 Boca Juniors - (Beira-Rio, Porto Alegre)
Boca Juniors 1 X 2 Internacional - (La Bombonera, Buenos Aires)
Chivas 0 X 2 Internacional - (Jalisco, Guadalajara, México)
Internacional 4 X 0 Chivas - (Beira-Rio, Porto Alegre)
FINAIS
Estudiantes 0 X 1 Internacional - (Ciudad de La Plata, Argentina, La Plata), em 26 de novembro de 2008
JOGO DO TÍTULO
INTERNACIONAL 1 X 1 ESTUDIANTES - (Beira-Rio, Porto Alegre), em 03 de dezembro de 2008 Público: 51.803 / Renda: R$ 1.043.995,00 Gols: Alayes (E), aos 20min do segundo tempo do tempo normal, Nilmar (I), aos 8min do segundo tempo da prorrogação.
Arbitragem: Jorge Larrionda, auxiliado por Pablo Fandiño e Wálter Rial (trio uruguaio).
Cartões amarelos: Alayes, Benitez, Braña (E), Magrão, D´Alessandro, Gustavo Nery, Lauro (I). Expulsões: Agenor (I, banco de reserva)), Braña, Boselli (E).
Internacional: Lauro; Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão; Edinho, Magrão (Sandro), Andrezinho (Gustavo Nery) e D´Alessandro; Alex (Taison) e Nilmar. Técnico: Tite.
Estudiantes: Andújar; Angeleri, Alayes, Desábato e Cellay; Braña, Ibérbia (Perez), Verón (Moreno y Fabianesi) e Benitez; Boselli e Fernandez (Calderon). Técnico: Leonardo Astrada.
Foi uma final de arrepiar. No tempo normal, derrota por 1 a 0 para o Estudiantes La Plata. O resultado obrigou a realização de uma emocionante prorrogação de 30 minutos. Aos 8min do segundo tempo do tempo extra, Nilmar marcou o gol que garantiu a conquista do título inédito: 1 a 1, resultado que servia ao Inter, já que havia vencido o jogo de ida na Argentina por 1 a 0. O Inter foi o primeiro clube brasileiro a erguer a taça da competição. Nos seus 99 anos (na época), o clube conquistou todos os títulos que disputou. |