Final Copa América 2021 Brasil x Argentina

Brasil e Argentina fazem a grande final da Copa América 2021. É o jogo mais esperado da competição e o embate entre os craques Neymar e Messi é aguardado por todos. A decisão da 47.ª edição do torneio ocorrerá neste sábado, no estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), na cidade do Rio de Janeiro, às 21 horas.

Esta será a terceira final disputada pelos rivais históricos nesta competição. Vale ressaltar, que Argentina e Brasil já chegaram a disputar diretamente o título em outras oito ocasiões, mas à época, os jogos valiam por pontos corridos ou quadrangular final, ou seja, os jogos eram realizados efetivamente sem uma grande final. Sem dúvida esse jogo será recheado de emoções ainda mais que contará com as Ofertas bet365 para a Copa América, uma das melhores casas de apostas do mercado. E em apenas uma edição as equipes fizeram um jogo desempate, foi em 1 de fevereiro de 1937, na cidade de Buenos Aires, quando a seleção albiceleste venceu no tempo extra por 2 a 0, com dois gols de De la Mata.

Quando a competição se chamava Campeonato Sulamericano (de 1916 até 1967), o Brasil sempre ficou com o vice-campeonato. Só a partir da mudança de nome para Copa América é que a seleção canarinha passou a mostrar sua força.

Mas falando diretamente em finais, esta será a terceira vez que ambas equipes disputam diretamente o título, e a seleção brasileira jamais perdeu para nossos co-irmãos.

A primeira vez ocorreu em 2004, com goleada, Brasil 4 x 1 Argentina.

A segunda foi em 2007, Brasil 3 x 0 Argentina.

Confira os anos em que as equipes ficaram, simultaneamente, com primeiro e segundo lugar na competição:

1921
Disputada em Buenos Aires, a Argentina ficou com o título após três jogos e três vitórias, um total de seis pontos. O Brasil foi o vice com dois pontos, mesmo número do Uruguai e Paraguai, mas se valeu pelo saldo de gols.

1925
Mais uma vez tendo como cidade sede Buenos Aires, a Argentina ficou com título e o Brasil com o vice campeonato. Dois pontos separaram as duas equipes da classificação final, que teve o jogo de 25 de dezembro daquele ano como uma final. Empate por dois gols.

1937
Ambas equipes terminaram com oito pontos ganos e foi necessário a disputa de um jogo desempate. Tendo como cidade sede Buenos Aires, a Argentina se valeu do fator campo, veceu por 2 a 0 e conquistou o título pela quinta vez.

1945
Disputada em Santiago do Chile, masi uma vez a Argentina ficou com o título e o Brasil na segunda colocação. Um ponto foi a diferença: 11 a 10.

1946
Nesta edição a Argentina sobrou em campo, foram cinco jogos e cinco vitórias, sendo a última em cima do selecionado brasileiro: 2 a 0.

1957
Tendo como sede Lima, no Peru, mais uma vez deu Argentina. Em 3 de abril daquele ano, pela penúltima rodada da competição, a Argentina venceu por 3 a 0 garantindo o título por antecipação.

1959
Houve duas competições e, numa delas, mais uma vez os dois selecionados ficaram o primeiro e segundo lugar. E advinhem quem levou o título? A Argentina.

1991
Após uma fase de classificação, Argentina, Brasil, Chile e Colombia disputaram uma fase final. Com cinco pontos a Argentina fiou com o título, o Brasil terminou com 4, Chile 2 e Colombia um.

2004
Esta foi efetivamente a primeira final entre os dois selecionados. O jogo foi disputado no Estádio Nacional de Lima, para um público estimado de 49 mil pessoas. Após empate por dois gols, o Brasil levou o título na disputa por penalidades. Adriano, Edu, Diego e Juan marcaram para o Brasil. Kily González e Sorín fizeram os dois da Argentina, mas, D'Alessandro e Heinze desperdiçaram.

2007
Sediada pela primeira vez na Venezuela, Brasil e Argentina fizeram a final em Maracaibo. Com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, o Brasil ficou com sua oitava taça na competição.

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 07/Julho/2021.