A Associação Cultural e Desportiva Potiguar, foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, fruto da fusão de dois clubes do municipio: o Esporte Clube Potiguar e a Sociedade Desportiva Mossoró, tendo como seu primeiro presidente o Tenente Edward Monteiro de Medeiros. Seu time base à época era formado por Maninho Queiroz; Raimundo Queiroz e Dedite; Zé Ferreira, Chico Holanda e Calizinho; Zé Maria, Pedroca, Lubruna, Wilson Leão e Wilson Dias. Ainda faziam parte do elenco: Alfredo, Regalado, Rafael, Flávio e Surica. O Técnico foi Manoel Leonardo Nogueira.

Em 1951, o Potiguar, viria a conquistar seu primeiro campeonato municipal. Craques como Dequinha (ex-Flamengo e Seleção Brasileira) e Bira (que jogou no futebol Europeu) entre outros foram os responsáveis pelas primeiras conquistas do clube.

Em 1974, o clube, viria a participar de seu primeiro campeonato estadual. Estreou no dia 11 de agosto, enfrentando a equipe do América e perdeu por 3 a 1. Em sua segunda partida enfrentou o Alecrim, novamente derrotado, desta vez por 1 a 0, mesmo resultado no jogo contra o Riachuelo. Nesta primeira fase do campeonato estadual o clube viria a perder todos os jogos.

A superação veio no segundo turno: enfrentou e venceu por 3 x 0 Alecrim; 1 x 0 ABC e empatou 1 x 1 Riachuelo, terminando em primeiro na chave, à frente do ABC, classificando-se para as finais do turno, o qual obteve dois empates por 0 x 0 contra ABC e America, vencendo o Força e Luz por 1 a 0. Como houve empate nos pontos entre Potiguar, ABC e America, teve que disputar uma decisão extra para se conhecer o campeão do segundo turno. Perdeu por 1 x 0 America e empatou 1 x 1 ABC, ficando na terceira posição.


Camisa n° 1 do Potiguar
Camisa 1 (2009)

Camisa n° 1 do Potiguar
Camisa 1


Mascote
Principe
O Mascote nada tem a ver com o apelido do clube, "Time Macho"


Dequinha
José Mendonça dos Santos, o Dequinha, foi um jogador habilidoso e de técnica refinada. Na foto com a camisa do Flamengo/RJ.
 
No terceiro turno, a equipe ficou em segundo lugar. Os resultados foram: Potiguar 2x1 Riachuelo; 0x1 ABC, 2x1 Alecrim, 0x0 America e 2x1 Força e Luz. Terminou o turno em segundo e, na classificação geral ficou na quarta posição.

No terceiro turno, a equipe ficou em segundo lugar. Os resultados foram: Potiguar 2x1 Riachuelo; 0x1 ABC, 2x1 Alecrim, 0x0 America e 2x1 Força e Luz. Terminou o turno em segundo e, na classificação geral ficou na quarta posição.

Em 1979 o Potiguar participou da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, a equipe mossoroense ficou no grupo F, ao lado do Fortaleza/CE, Ferroviário/CE, ABC/RN, América de Natal/RN, CRB, CSA e ASA de Arapiraca/AL, Leônico da Bahia e Itabaiana de Sergipe. A equipe alvirrubra jogou nove jogos, sendo duas vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 07 pontos, marcando cinco gols e sofrendo dez. É a única equipe do interior do estado a participar da principal divisão do país.

Genildo OliveiraO ano de 2004 ficou marcado para a Cidade de Mossoró com o titulo estadual do Potiguar. Mas, outro fato importante na Cidade seria a final da Copa do Estado, Potiguar x Baraúnas, desta vez o arqui rival não poderia deixar o "Time Macho", como é chamado o Potiguar, levar o titulo, sendo que, já de ressaca com a conquista mais importante do futebol do estado, o Potiguar deixou-se vencer por 1 a 0 e 2 a 0.

O Clube tem entre seus torcedores mais ilustres e apaixonados, o comentarista esportivo e critico ferrenho da seleção brasileira, Genildo Oliveira (foto).

Em fevereiro de 2005, quando das comemorações do 60° aniversário do Potiguar, o jornalista e radialista Lupércio Luiz de Azevedo escreveu a história do o clube. Foi no livro “Potiguar – 60 anos de glórias e conquistas”.

No ano de 2013 conquista o segundo titulo estadual para a cidade de Mossoró.

CAMPEÃO 2004 - CAMPANHA DO PRIMEIRO TITULO ESTADUAL

Campeão Estadual
Em pé : Claudevan, Marcelo, Juninho, Bartô , Zezinho, André , Wellington, Gledson e Leandro. Agachados: Toni, Chiquinho, Marcio Cardoso, Jânio, Hermano, Canindezinho, Vivi, Paulinho e Erivan.

PRIMEIRA FASE
Potiguar » 3x3 e 1x0 Baraúnas;
2x1 e 0x1 Corinthians; 3x3 e 5x0 ASSU;
1x0 e 2x2 Caico; 5x0 e 3x1 Pauferrense;
2x2 e 1x0 CA Piranhas;

QUARTAS DE FINAL
Potiguar 2x2 e 1x1 Caicó

SEMIFINAL:
Potiguar 1x0 e 1x1 São Gonçalo;

FINAL:
Potiguar 4x0 e 0x1 América

Artilheiro: Canindezinho foi o artilheiro do clube e do campeonato com 14 gols.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: www.potiguardemossoro.com.br; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 17/Outubro/2005 - atualizada em 29/Setembro/2017.

 

Shopping Campeões do Futebol