Publicidade

Historia do futebol na Venezuela


Jimmy Ballantyne, introdutor futebol venezuelano
Jimmy Balantyne, pioneiro do futebol na Venezuela. Créditos: Delirio Vinotinto - Historia del Fútbol en Venezuela.


Loja Campeões do Futebol


Ficha da Federação

Federação Venezuelana de Futebol   Federação Venezuelana de Futebol
  Fundada em 01 de dezembro de 1925
  Sucessora da Asociación Venezolana de Fútbol
  Endereço: Avenida Santos Erminy, 1ra calle Las Delicias, Torre Mega II, p.H b Sabana Grande. Caracas, Venezuela.
  Site: www.fvf.com.ve


Escudo anterior

Federação Venezuelana anterior


Segundo se conta de geração em geração, o futebol chegou à Venezuela, como em muitos países do mundo - com os ingleses.

O entretenimento destes britânicos que vieram explorar minério próximo ao rio Orinoco, no final do século XIX, era praticar um esporte pouco conhecido na América do Sul - o futebol.

Essa informação oral, foi ratificada em 1876 pelo "El Correio del Yuruari", publicação semanal do estado Bolivar, que em 16 de julho publicou uma nota periódica na qual dava conta de uma exibição de "um esporte chamado foot-ball". O motivo de tal celebração foi o "Dia de la Virgen del Carmen", no Caratal, região próxima da mina "Peru" em El Callao.

Este é o primeiro encontro de futebol que se tem notícia no país. O jogo foi organizado por um maestro gaulês de nome A.W. Simpson, que trabalhava para as companhias exploradoras de ouro na região com a participação de trabalhadores ingleses, franceses e trinitários. O resultado desta partida não foi registrada - o importante é que na história, esse foi o primeiro encontro do futebol na Venezuela.

1902, o primeiro clube de futebol
Em julho de 1902, na Fazenda Cafetalera de San Bernardino, no San Bernardino Athletic Club, é fundado o San Bernardino Football Club, a primeira equipe de futebol da Venezuela, do qual fazia parte os introdutores, de fato, do futebol no país, os irmãos David e Jimmy Ballantyne, e o entusiasta Leopoldo Wolmer.
San Bernardino FC primeiro time de futebol 1902
San Bernardino FC (1902). Alguns dos seus membros, incluindo Luis Olavarría Matos, Adolfo Behrens, José Antonio Izaguirre, David Ballantyne (no centro, usando um lenço de seda), Alberto Vollmer, Eduardo Brandt, Jimmy Ballantyne, Luis Felipe Guevara Rojas, filho, Carlos Ramon Yanez e Roberto Todd. Todos com seus bonés e calças até os joelhos.

Primeiros campeonatos

A partir de 1920 foi organizado os primeiros campeonatos em Caracas com uma grande quantidade de equipes que duraram muito pouco, como o Arizona, Nacional City, Filadelfia, New Orleans, Centro Atlético, Caracas SC, Olímpico e o América.

Venzóleo - uma das primeiras equipes de futebol
Para o ano de 1922 o Venzóleo (foto, provavelmente de 1926), fundado em 1920, se une as equipes e, em 1923 com as equipes de La Guaira e Los Teques, tais como: Vargas (Maiquetía), Royal (La Guaira) e o Colégio San José de Los Teques. Com o número crescente de equipes e a dificuldade de organizar encontros oficiais, viram-se obrigados a criar o "Alto Tribunal de Foot Ball".

O nascimento da Federação

O "auge" do futebol em Caracas motivou os dirigentes do "Alto Tribunal de Honra" e das equipes da capital a criar a Federação Nacional de Futebol no ano de 1925.

Padre GastamizaEm 1° de dezembro se reuniram os representantes do Centro Atlético, Venzóleo, Venezuela, Caracas Sport, Barcelona, Loyola, Unión, Nueva Esparta, Alianza, Campeador e Libertad. Nesta reunião, elegeram a Junta Directiva; Presidente: o Capitão Juan Jones Parra; Vice-Presidente: Victor Brito Alfonzo; Secretário: Padre Feliciano Gastamiza (foto) e para o cargo de Tesoureiro Henry Rodemaker.

Nasceu a Federación Nacional de Fútbol, que se encarregaria de conduzir o futebol de maneira oficial a partir de 1926, ano em que organizou o primeiro campeonato que teve o jogo de número 1, num domingo - 31 de janeiro - entre o Centro Atlético e o Venzóleo.

Mas a falta de uma organização diretiva fez esta federação desaparecer, sendo fundada a Liga Venezolana de Fútbol em 1932, que funcionou até o final de 1938. Em 1939 nasce a Asociación Nacional de Fútbol.

Em 1951 se inicia um novo ciclo organizativo do futebol nacional e é constituída a atual Federación Venezolana de Fútbol que acaba recebendo o reconhecimento da FIFA e do Comitê Olímpico Venezuelano no final do mês de novembro.

A primeira diretoria desta entidade foi composta por:
Presidente: Capitão Tulio Salgado Ayala; Vice-Presidente: Ildemaro Ramos Rivas; Secretário Geral: Pedro Cabello Gibbs; Secretario de Fichas: Rómulo Hernández; Comisionado de Futebol Profissional: Roberto de la Terga e Comisionado de Futebol Amador: Ing. Gustavo Maggi. Para o Alto Tribunal de Apelação: Dr. Martín Ayala Aguerrevere, Obardo León Ponte e Ignacio Luis Arcaya; Suplentes: Dr. Jesús María Estacio, Roberto Tod e Leopoldo Márquez e como Consultor Jurídico: Dr. Marcano Batistini

Com o nascimento da F.V.F, o futebol no país começa a ter outra magnitude, porque não são mais os representantes das equipes de Caracas que elegem sua diretoria. A nova disposição estatutária exige que os presidentes das Associações de cada estado nomeiem-na.

Durante anos foi mantida essa estrutura organizacional, sendo modificada a partir de 1995, com a Resolução Conjunta N° 001 FVF-Professional League, que, entre outras coisas, resolve a participação dos clubes da primeira divisão nos processos eleitorais com direito a voto.

Em 2013, a Federação volta a dar um passo em frente na organização e, em um congresso histórico realizado em 12 de março, no auditório do Centro Nacional de Alto Desempenho da Federação na ilha de Margarita, realiza seu processo eleitoral para o período 2013-2017, com a participação de representantes de associações de estados, clubes da primeira divisão, jogadores amadores, treinadores, árbitros e jogadores profissionais.



Tudo sobre o futebol da Venezuela


História do futebol na Venezuela

Campeões do campeonato venezuelano

Artilheiros do campeonato venezuelano

Campeões do campeonato venezuelano da 2ª divisão

+ Competições Nacionais


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva. Fontes consultadas: Delirio Vinotinto - Historia del Fútbol en Venezuela 1902 - 2023, de Javier González, Carlos Figueroa Ruiz e Eliézer Pérez Pérez; Estatutos da FVF; eliezerperez.wordpress.com/category; ligafutve.org; www.fvf.com.ve; www.federacionvenezolanadefutbol.org; e Biblioteca CF. Página adicionada em 29 Maio 2009 - atualizada em 06 Janeiro 2025.