Segundo se conta de geração em geração, o futebol chegou à Venezuela, como em muitos países do mundo - com os ingleses.

O entretenimento destes britânicos que vieram explorar minério próximo ao rio Orinoco, no final do século XIX, era praticar um esporte pouco conhecido na América do Sul - o futebol.

Essa informação oral, foi ratificada em 1876 pelo "El Correio del Yuruari", publicação semanal do estado Bolivar, que em 16 de julho publicou uma nota periódica na qual dava conta de uma exibição de "um esporte chamado foot-ball". O motivo de tal celebração foi o "Dia de la Virgen del Carmen", no Caratal, região próxima da mina "Peru" em El Callao.

Este é o primeiro encontro de futebol que se tem notícia no país. O jogo foi organizado por um maestro gaulês de nome A.W. Simpson, que trabalhava para as companhias exploradoras de ouro na região com a participação de trabalhadores ingleses, franceses e trinitários. O resultado desta partida não foi registrada - o importante é que na história, esse foi o primeiro encontro do futebol na Venezuela.

VENZÓLEO - uma das primeiras equipes de futebolA partir de 1920 foi organizado os primeiros campeonatos em Caracas com uma grande quantidade de equipes que duraram muito pouco, como o Arizona, Nacional City, Filadelfia, New Orleans, Centro Atlético, Caracas SC, Olímpico e o América.

Para o ano de 1922 o Venzóleo (foto), fundado em 1920, se une as equipes e, em 1923 com as equipes de La Guaira e Los Teques, tais como: Vargas (Maiquetía), Royal (La Guaira) e o Colégio San José de Los Teques. Com o número crescente de equipes e a dificuldade de organizar encontros oficiais, viram-se obrigados a criar o "Alto Tribunal de Foot Ball".

O nascimento da Federação

O "auge" do futebol em Caracas motivou os dirigentes do "Alto Tribunal de Honra" e das equipes da capital a criar a Federação Nacional de Futebol no ano de 1925.

Padre GastamizaEm 1° de dezembro se reuniram os representantes do Centro Atlético, Venzóleo, Venezuela, Caracas Sport, Barcelona, Loyola, Unión, Nueva Esparta, Alianza, Campeador e Libertad. Nesta reunião, elegeram a Junta Directiva; Presidente: o Capitão Juan Jones Parra; Vice-Presidente: Victor Brito Alfonzo; Secretário: Padre Feliciano Gastamiza (foto) e para o cargo de Tesoureiro Henry Rodemaker.

Nasceu a Federación Nacional de Fútbol, que se encarregaria de conduzir o futebol de maneira oficial a partir de 1926, ano em que organizou o primeiro campeonato que teve o jogo de número 1, num domingo - 31 de janeiro - entre o Centro Atlético e o Venzóleo.

Mas a falta de uma organização diretiva fez esta federação desaparecer, sendo fundada a Liga Venezolana de Fútbol em 1932, que funcionou até o final de 1938. Em 1939 nasce a Asociación Nacional de Fútbol.

Em 1951 se inicia um novo ciclo organizativo do futebol nacional e é constituída a atual Federación Venezolana de Fútbol que acaba recebendo o reconhecimento da FIFA e do Comitê Olímpico Venezuelano no final do mês de novembro.

Primeira diretoria

Presidente: Capitão Tulio Salgado Ayala; Vice-Presidente: Ildemaro Ramos Rivas; Secretário Geral: Pedro Cabello Gibbs; Secretario de Fichas: Rómulo Hernández; Comisionado de Futebol Profissional: Roberto de la Terga e Comisionado de Futebol Amador: Ing. Gustavo Maggi. Para o Alto Tribunal de Apelação: Dr. Martín Ayala Aguerrevere, Obardo León Ponte e Ignacio Luis Arcaya; Suplentes: Dr. Jesús María Estacio, Roberto Tod e Leopoldo Márquez e como Consultor Jurídico: Dr. Marcano Batistini

Assim nasceu o futebol na Venezuela.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva
Fontes: www.federacionvenezolanadefutbol.org; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 29 de maio de 2009.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol