Quarta associação federativa mais velha no mundo.

Fundação da Irish Football Association: Na reunião inaugural, no Queens Hotel, em Belfast, no dia 18 de novembro de 1880 estava presente o representante do Cliftonville Club - o mais velho na Irlanda - e demais clubes de Belfast e distritos periféricos, para juntos criarem uma constituição unificando o jogo de regras ao longo das quatro linhas, que havia sido adotado uns sete anos antes na Escócia.

Os clubes representados a este momento histórico, ao lado de Cliftonville, foram o Avoneil, Distillery, Knock, Oldpark, Moyola Park e o Limavady-based Alexander.

O Futebol chegou a Irlanda alguns anos antes, quando o clube escocês do Queen's Park e o The Caledonians organizaram uma exibição no Ulster Cricket Ground, Ballynafeigh depois de John M. McAlery, o primeiro secretário da nova associação ter descoberto o jogo quando estava em lua de mel em Edinburgh.

O Major Spencer Chichester (nomeado presidente) foi designado para organizar a primeira competição do futebol Irlandês - a Copa da Irlanda - que teve como primeiro campeão a equipe do Moyola Park, que venceu na final o Cliftonville por 1 a 0 no dia 09 de abril de 1881.

A nivel internacional, o futebol seguiu, embora em seu primeiro jogo a seleção da Irlanda tenha sido derrotada por 13 a 0 pela Inglaterra em Knock Ground, Bloomfield no ano de 1882. É certo que não era totalmente o começo que poderia ter sido desejado à seleção nacional, mas foi o primeiro confronto.

Desde então, a Irlanda participou de três copa do mundo e uma série de jogadores legendários que apareceram para a historia do esporte mais praticado no mundo, entre eles Peter Doherty, Danny Blanchflower, Pat Jennings e o maior todos, um certo George Best.

A Irlanda é uma das fundadoras da FIFA e também uma das responsáveis pela criação da penalidade máxima. William McCrum, goleiro do Armagh, após um jogo com o Milford FC, propôs a FIFA a introdução da cobrança de penalidade, isto no ano de 1890. Rejeitado inicialmente, foi aceito um ano depois.

Até o ano de 1921 o IFA (Irish Football Association) governou o futebol em toda a ilha, mas uma decisão, na cidade de Dublin, conduziu a uma reunião para criar a Associação de Futebol da Irlanda (FAI - Football Association of Ireland). Atualmente, a IFA cuida dos interesses do jogo nos seis condados do norte: Antrim, Armagh, Down, Fermanagh, Londonderry e Tyrone.

Em 2019, apesar de uma população abaixo de dois milhões de habitantes, tem 960 clubes registrados, e um total de 25.000 jogadores espalhados por menos de 5.500 milhas quadradas.

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.irishfa.com/irish-football.
Página adicionada em 17/Julho/2006 - atualizada em 12/Junho/2019.

 

Shopping Campeões do Futebol