O Futebol EquatorianoQuem trouxe a primeira bola de futebol ao país foi Juan Alfredo Wright, que depois de residir na Inglaterra com o seu irmão Roberto, atuou no Unión Cricket de Lima, Perú. O retorno de ambos ao Equador (em meados de 1899), incentivou os jovens equatorianos a praticar o futebol.
O dia 23 de abril de 1899 é fundada a primeira instituição para a prática do futebol, o Club Sport Guayaquil. Posteriormente vieram o Sport Ecuador e a Asociación de Empleados. No entanto, os primeiros registros de encontros futebolisticos, são datados de 28 de janeiro de 1900.
Em 1922 as provincias de Guayas e de Pichincha passam a organizar torneios amadores que duram até 1950, em Guayas, e 1953, em Pichincha - deixando de vez o amadorismo. Três anos depois, mais precisamente em 30 de maio de 1925, foi fundada a Federación Deportiva Nacional del Ecuador. Já no ano seguinte é disputada a Olimpiada de Riobamba, que teve como o campeão o Chimborazo (clube local), de forma invicta. Neste mesmo ano a Federação se afilia a Fifa. Um ano mais tarde, filia-se a Conmebol.
Entre os anos de 1940 a 1949 se disputam os primeiros campeonatos de seleções amadoras
A Primeira e Segunda DivisõesNo ano de 1957 se inicia o primeiro campeonato nacional com a participação de apenas quatro clubes. Este campeonato se realizou em função de um certame internacional na Colombia, o qual o campeão representaria o Equador. Este campeonato inicial foi organizado com os campeões e vice campeões de Guayas e Pichincha e um total de oito rodadas. O Emelec foi o campeão. Em 1958 e 1959 a competição não se realizou, voltando apenas em 1960, com a participação de oito equipes.
O ano de 1967 é marcado com a criação, em 30 de junho, da Asociación Ecuatoriana de Fútbol e com o encerramento dos campeonatos provinciais das regiões de Guayas e de Pichincha.
Em 1971, o Congresso Ordinário da Associação, determinou que se jogaria uma primeira etapa do campeonato nacional em dois grupos de oito clubes cada, e os quatro ultimos colocados de cada grupo formariam, pela primeira vez, a segunda divisão nacional.
Este torneio teve grande variação ao longo dos anos que se seguiram: no ano de 1973 foi suspenso para dar lugar a uma segunda fase do certame nacional principal, chamado de Grupo B, para determinar o descenso para a segunda divisão do ano seguinte - este torneio foi ganho pelo Deportivo Cuenca e, teve o Maracá como vice. Entre 1983 e 1988 não se realizou.
Durante a pequena história da Segundona, o acesso a principal divisão do país se deu da seguinte forma: Desde a segunda etapa de 1971 até 1982 houve dois acessos por cada etapa, com excessão de 1973, e da primeira etapa de 1975 que não houve acesso. De 1989 a 1992, somente o campeão de cada etapa garantiu presença na primeira divisão.
A partir de 1993 até 2004 os acessos se deram pelo maior número de pontos conquistados das etapas jogadas por ano e por ganhar "liguillas" jogadas pelos melhores de cada etapa. Em 2005 o ganhador do Apertura, garante vaga no Clausura da Série A (primeira divisão); e o ganhador do Clausura da Série B (segunda divisão), garante vaga no Apertura da Série A de 2006.
Em 26 de maio de 1978, é reformado os estatutos da Asociación Ecuatoriana que passa a se chamar Federación Ecuatoriana de Fútbol.
No ano de 2005 é criado dois campeonatos denominados Apertura e Clausura, com dois campeões dentro do mesmo ano. Posteriormente (2006) este modelo de campeonato foi extinto.
Logo anterior e o atual (2021) da Federação Equatoriana de Futebol
