Clube de Regatas Icarai

O Club de Regatas Icarahy foi fundado em 11.06.1895, no bairro de mesmo nome, em Niterói, para a prática do remo. Seu primeiro título importante foi conquistado em 25.08.1901, quando venceu quatro páreos do campeonato carioca. Depois se dedicou a outros esportes aquáticos, como a natação e o polo.

Na década de 1910, o futebol começava a tomar o espaço do remo também em Niterói, com a fundação de clubes de futebol como: Icarahy FC (1908), Cubango FC (1908), Guarany FC (1912), Barreto FC (1912), Odeon FC (1912) e SC Fluminense (1916). Sem contar o Rio Cricket AA (1897), que batia bola desde os primórdios e participava do campeonato carioca desde suas primeiras edições.

Sede do Clube de Regatas Icarai em 1907
Sede do Clube de Regatas Icarai em 1907. Foto do arquivo de Laércio Becker.

Entre os primeiros jogadores de Niterói estavam os irmãos Aspinall e Frederico d’Ávila Melo, que também eram sócios do Icaraí, onde introduziram o futebol. Com vários sócios interessados, o clube não se fez de rogado e resolveu disputar campeonatos do outro lado da baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Seu maior título no futebol foi o da terceira divisão de 1916, com os seguintes titulares: Pedro Neiva, Miguel Loureiro, Roberto Aspinall, Nicanor e Armando Nunes, João Belo, Álvaro Miguelote Viana, Frederico d’Ávila Melo, Heitor de Oliveira, João Pires de Melo e Heitor Segadas Viana. E reservas: Oldemar Nunes de Souza, Irineu Ribeiro de Almeida, Eugênio Medeiros e Hegesipo Soares Barbosa. (Aliás, nesse mesmo campeonato, o lanterna foi outro clube de regatas que estreava no futebol: o Vasco da Gama.)

Conquistado o título, o Icaraí teria que disputar uma partida contra o lanterna da segunda divisão, para ver se seria promovido. Não foi necessário, o CR Guanabara perdeu por WO e o Icaraí subiu.

E chegou chegando, pois conquistou logo de cara o Torneio Início. Porém, numa das partidas do campeonato da segunda divisão de 1917, o Icaraí vencia o EC Brasil por 1x0 quando, a cinco minutos do fim, o juiz apitou gol do Brasil, porque o goleiro do Icaraí teria buscado a bola depois da linha. O Icaraí protestou, o conselho da Liga aceitou a reclamação, mas o conselho superior manteve o resultado de 1x1. Diante disso, desistiu do certame e nunca mais voltou a disputar um campeonato carioca de futebol.

Títulos no futebol:
- campeão carioca da terceira divisão: 1916
- campeão do Torneio Início da segunda divisão: 1917


Página adicionada em 20/Outubro/2020. Pesquisas de Laércio Becker, de Curitiba-PR..
Fontes: SOARES, Emmanuel de Macedo. Cem anos de regatas: álbum comemorativo do centenário do Clube de Regatas Icaraí. Niterói: CR Icaraí, 1995. p. 32-4. ; e RSSSF.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol