Publicidade

Loja Campeões do Futebol


O hino do Avaí é, com certeza, um dos mais bonitos hinos do futebol brasileiro. Criado em 1971, o hino teve grande repercussão na rádio de Florianópolis da época, sendo lançado logo depois (a primeira produção contou com 1500 discos). Em 2004, além da versão original, foi lançado um CD que continha versões em diversos ritmos.

A Criação do hino

Corria o ano de 1971, o Presidente do Avaí na época era José Amorim, um avaiano que vivia seu clube às 24 horas do dia e sentia que a torcida aumentava a cada jogo, com ilustres torcedores se integrando a essa torcida. O clube necessitava ser cantado em prosa e verso.

Eis que o presidente José Amorim, procura duas figuras conhecidas. Um deles, o deputado estadual na época, Fernando Bastos e o outro um músico e compositor bastante conhecido, Luiz Henrique Rosa.

Em 1971, a rádio Jornal A Verdade, mantinha no ar um programa cujo Ibope era altíssimo, “Zero Hora Esportiva”. Fernando Bastos e Luis Henrique Rosa, assim que terminaram de compor a letra e melodia, colocaram o violão embaixo do braço e seguiram para o estúdio da emissora onde cantaram pela primeira vez, em público, o novo hino do clube.

A repercussão, apesar do horário, (quase 1 hora da madrugada) foi espetacular. Veio então a primeira gravação oficial, 1500 discos foram produzidos, com a participação da Banda do Sete, e da cantora Vera Rosa.

Atualmente existe no mercado um CD com o Hino do Avaí, em vários ritmos, desde a versão oficial, como também em samba, funk, pagode e outros ritmos.

O Autor

Fernando Bastos, autor do Hino do Avaí FCFernando José Caldeira Bastos (foto ao lado), nascido em 03 de dezembro de 1932, atuou na área política em diversos setores. Foi secretário de estado nos governos de Konder Reis e Jorge Bornhausen, deputado estadual durante 8 anos e federal pelo período de 6 anos, foi Presidente da Eletrosul e ocupou vários cargos importantes na política catarinense.

Dr. Fernando Bastos, foi o autor do Hino do Avaí, e autor também da Lei que doou o estádio Adolfo Konder ao Avaí Futebol Clube.

Casado com dona Marita de Carvalho Bastos, com quem teve cinco filhos, 4 mulheres e 1 homem, (todos avaianos, como ele gosta de ressaltar) e 10 netos. Dr Fernando ocupou o cargo de Presidente do Clube em duas oportunidades (64/66 e 72/73) e foi também Presidente do Conselho Deliberativo do clube nesta temporada (2007). Um avaiano ilustre, que torce, vibra e se emociona com o clube do seu coração cuja letra do Hino, de sua autoria, reflete sua enorme paixão.

Letra: Fernando Bastos

Música: Luiz Henrique Rosa


O HINO

Na ilha formosa
cheia de graça
O time da raça
É povo é gente
é bola pra frente
É só coração
o meu Avaí

Avaí meu Avaí
Da ilha és o Leão
Avaí meu Avaí
Tu já nasceste campeão

Não dá para esquecer
o seu belo passado
Mas a hora é presente
e o time vem quente
De encontro marcado
com seus dias de glória
Pois a ordem é vitória
Vencer, vencer


Fontes: Assessoria de Imprensa do Avai FC; Jornal do Avai - Edição 005 (Ano 1), de outubro/2007; Jornal do Avai - Edição 003 (Ano 1), de julho/2007; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada 01/Setembro/2008 - atualizada em 01 de março de 2015.