A MAIOR GOLEADA DO CAMPEONATO ALAGOANO


Federação Alagoana de Futebol   FEDERAÇÃO ALAGOANA DE FUTEBOL
   Fundada em 14 de março de 1927


História 1ª Divisão Artilheiros 1ª Div. 2ª Divisão Mais Competições Curiosidades Presidentes Arquivo                                         + ESTADUAIS

       

Uma das maiores goleadas do futebol brasileiro e, certamente, a maior do futebol alagoano, teve a participação do Centro Sportivo Alagoano, e aconteceu no campeonato alagoano de 1944 - CSA 22 x Esporte 0.

O CSA tentou transferir o jogo para aceitar um convite e jogar em Garanhuns. O Esporte não aceitou. O mando de campo era do time de Zé Rodrigues que levou o jogo para o campo da Pajuçara. O CSA tentou levar a partida para o Mutange, chegando a oferecer toda a renda para o Esporte. O clube rubro também não aceitou. Comentou-se, na época, que dirigentes e jogadores do clube azulino fizeram um pacto para fazer o maior numero de gols possíveis dentro da partida.

Na semana do jogo, o Tribunal de Penas da Federação suspendeu quatro jogadores do Esporte. Eles haviam se envolvidos no jogo violento da partida contra o Olavo Bilac no domingo anterior. Dirigentes do clube de Zé Rodrigues chegaram a pensar em entregar os pontos. Terminaram desistindo.

No dia 28 de janeiro de 1945, no estádio da Pajuçara, com a arbitragem de Waldomiro Breda, jogaram Esporte Clube Maceió e Centro Sportivo Alagoano. Zé Rodrigues que tinha problemas na escalação do seu time, foi obrigado a colocar em campo quatro atletas que haviam jogado na partida preliminar: Orlando, Pé de Samba, Mudico e Laurinho. Mesmo assim, os jogadores do CSA não perdoaram. Fizeram sete gols no primeiro tempo e quinze no segundo. Nesta partida o artilheiro Caio Mário fez 9 gols (obs.: algumas fontes dão como 10 gols). Os outros gols foram marcados por Dengoso cinco, Sales três, Montoni três, Valdir e Ariston um cada.


Veja também »   História do CSA     Matérias Especiais


Autor: Sidney Barbosa da Silva
Fonte das Informações publicada no Jornal de Alagoas, inserida no site www.museudosesportes.com.br.
Página adicionada em 31 de maio de 2010.

 

 

Pesquisa personalizada

 

 

Livros Digitais Campeões do Futebol