Arquivo
   Especiais
   + Futebol
MATÉRIA ESPECIAL
Heráldica no Futebol - As Cruzes nos escudos dos clubes
 História do Fluminense   |   História do Botafogo            OUTROS CONFRONTOS
Alexandre Berwanger - Clássico VovôA História do Clássico Vovô

Fluminense x Botafogo

por Alexandre Magno Barreto Berwanger, em 17/Abril/2008
  Critérios   |   História   |   Todos os Jogos   |   Maiores Públicos   |   Números
  O primeiro Clássico Vovô "Oficial"
Clássico VovôO clássico entre Fluminense e Botafogo tem o nome de Clássico Vovô, por ser o confronto entre os grandes clubes mais antigos do futebol carioca, mas poderia ser também por ser o mais antigo clássico de futebol do Brasil ou por ser um dos mais antigos do continente americano, pois são equipes que se confrontam desde 22 de outubro de 1905 (amistoso, Fluminense 6 a 0) e oficialmente desde 13 de Maio de 1906 (Campeonato Carioca, Fluminense 8 a 0, foi nesta partida que o Botafogo jogou pela primeira vez com sua tradicional camisa alvinegra.) no campo da Rua Guanabara, do Fluminense. No match de 1905, os gols do Fluminense foram marcados por Horácio Costa Santos (2), Albert Victor Buchan, Charles Hargreaves, Edwin Cox e Emile Etchegaray.
 
Edwin Cox, irmão do fundador do Fluminense, Oscar Cox, foi o primeiro "carrasco" do Clássico Vovô, tendo feito dez gols nos primeiros seis jogos deste confronto, sendo dele por exemplo, os três gols da vitória tricolor por 3 a 0 pelo 1° Turno do Campeonato Carioca de 1907, sendo que no terceiro, após vários dribles no zagueiro Otávio, entrou com bola e tudo.

Segundo o jornalista Mário Filho, em sua obra prima, "O Negro no Futebol Brasileiro" , "diante dos jogadores do Fluminense, os jogadores do Botafogo se sentiam meninos, quase de calças curtas. Não era só a idade, eles ainda debuço, nenhum de bigode, o bigode quase um traço de família nos jogadores do Fluminense, que os fazia se sentirem assim. Ou melhor, era a outra idade,a idade do futebol."

"Os jogadores do Fluminense jogando há muito mais tempo, sabendo, portanto, muito mais. O conhecimento do futebol, porém, passava dos homens feitos do Fluminense para os rapazes do Botafogo. O time do Botafogo jogando contra o Fluminense, levando surras à zero, mas aprendendo. Aprendendo tudo.

" Ainda segundo o jornalista Mário Filho, "O Botafogo nasceu em oposição ao Fluminense" e, desde o seu início, este clássico foi palco de muitas disputas dentro e fora de campo.

O primeiro Campeonato Carioca disputado acirradamente pelas duas equipes foi em 1907, já que o Fluminense fora o primeiro campeão carioca em 1906 com certa tranquilidade, enquanto o Botafogo terminou em quarto . Os dois clubes chegaram empatados ao final do segundo campeonato, sendo que inicialmente o regulamento da Liga não previa o desempate em jogo extra, nem por saldo de gols. Talvez prevendo tal situação, os clubes, pouco antes de começar um campeonato, tentaram aprovar uma resolução extra, que definisse outros critérios para a definição de um campeão. Em 1º de maio de 1907, foi tomada uma resolução em prol do desempate por média de gols.O Fluminense havia vencido a A. A. Internacional por W.O. e o Botafogo que jogaria na rodada decisiva contra este clube, contava em fazer um grande número de gols, o que não aconteceu, pois a Internacional igualmente não compareceu a campo, perdendo de novo por W.O. , embora antes do não comparecimento este clube tenha feito esforços para marcar o jogo contra o Bota para outra data, pois tinha quatro jogadores de seu reduzido elenco contundidos, o que não foi aceito na época pelo Botafogo.

Como o Fluminense tinha o melhor saldo de gols (10 contra 5 do Botafogo), inclusive nas partidas contra o alvi-negro (3 a 0 e 2 a 4), declarou-se campeão, o que o Botafogo não aceitou exigindo um jogo extra não previsto no regulamento e com membros deste clube ofendendo os dirigentes do Fluminense com acusações levianas. Estranhamente os botafoguenses reclamam até hoje da Internacional não ter comparecido a campo contra eles (nos jogos que ambos disputaram contra os mesmos adversários e entre eles, o Fluminense foi o melhor), pois queriam fazer um grande saldo de gols contra este clube para se declararem campeões depois. Como foi o Fluminense que tinha o melhor saldo de gols, eles quiseram marcar um jogo extra. A Internacional era um clube tão desestruturado que veio a extinguir-se neste mesmo ano. Em Junho de 1996, após batalhas jurídicas que duraram 89 anos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em medida administrativa declarou os dois clubes campeões.
 
Fatos Históricos
A maior goleada sofrida pelo Botafogo em seu estádio de General Severiano foi justamente para o Fluminense. No dia 25 de junho de 1916 o Fluminense goleou o Botafogo pelo returno do Campeonato Carioca por 7 a 2, com três gols de Baptista , completando Celso, Couto, Ernâni e Zezé para o Flu, descontando Aluízio e Vadinho para o Bota.

O inglês Henri "Harry" Welfare (décadas de 10 e de 20) foi uma figura marcante nos primórdios do Clássico Vovô, pois até os dias atuais "O Tanque inglês" , que chegou a jogar pelo Liverpool antes de vir para o Brasil, é o maior artilheiro deste clássico com 17 gols marcados.

O Botafogo não ganhava do Fluminense há 7 anos (maior período de invencibilidade tricolor, 14 jogos, sendo 11 vitórias ), quando venceu o clássico do dia 14 de setembro de 1930 em seu estádio de Gal.Severiano por 3 a 2, com o gol da vitória alvi-negra sendo marcado aos 35 minutos do segundo tempo.

O Clássico Vovô não se realizou em 1911, pois o Botafogo abandonou o campeonato, 1912, desta vez o Botafogo foi suspenso da competição e 1933, 1934, 1935 e 1936 pelo fato de Fluminense e Botafogo disputarem ligas diferentes.

Heleno de Freitas foi o maior artilheiro do Bota na história do Clássico Vovô com dezesseis gols.

O primeiro Clássico Vovô do Maracanã aconteceu em 16 de setembro de 1950, o tricolor venceu o alvi-negro por 1 a 0, com gol de Didi.

Em 29 de setembro de 1957 o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, com gol de Escurinho, no centésimo Clássico Vovô pelo Campeonato Carioca, perante 50.998 torcedores (44.135 pagantes), fechando uma série de 11 jogos sem perder para o Botafogo.

Em 29 de abril de 1994, o Fluminense goleou o Botafogo por 7 a 1, pelo Campeonato Carioca, com gols de Ézio (2), Luís Antônio (2), Branco, Luís Henrique e Mário Tilico; Grizzo descontou para o Botafogo.

No dia 12 de março de 2006, Fluminense e Botafogo fizeram o primeiro jogo após o centenário do Clássico Vovô. O jogo, realizado no Maracanã, terminou empatado em 2 a 2.

O primeiro Clássico Vovô por uma competição internacional oficial, a Copa Sul-Americana, foi disputado no dia 7 de setembro de 2006 e terminou com o resultado de 1 a 1.

O Clássico Vovô inaugurou o Estádio João Havelange, o Engenhão, no dia 30 de junho de 2007, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com a vitória do Botafogo por 2 a 1, com dois gols de Dodô para os alvi-negros, marcando o tricolor Alex Dias o primeiro gol deste estádio perante 43.810 torcedores presentes (40.000 pagantes) e algumas centenas que ficaram nas imediações do estádio tentando ingressos de última hora, estranhamente, pois os ingressos para esta partida esgotaram-se em poucas horas, dias antes do grande clássico.O mando de campo foi do Fluminense (o Botafogo ainda não havia ganho a estranha licitação em que foi candidato único ao arrendamento do estádio, pertencente à Prefeitura do Rio de Janeiro)

O clássico entre Fluminense e Botafogo, embora historicamente dominado pelo tricolor, apresenta equilíbrio de forças na Era Maracanã, principalmente pelo fato da grande fase do clube alvi-negro ter acontecido entre 1957 e 1968, talvez até se estendido um pouco até o início da década de 70, embora não tenha resultado em títulos para o alvi-negro neste outro período. A rivalidade é muito mais intensa dos botafoguenses em relação aos tricolores do que o contrário e a tese do jornalista Mário Filho no início do Século XX, parece correta ainda no ano de 2006: O Botafogo nasceu em oposição ao Fluminense.
Página adicionada em 17 de abril de 2008 - atualizada em 16/Março/2013.
Fonte: Grandes Clássicos, de Alexandre Magno Barreto Berwanger
  Critérios   |   História   |   Todos os Jogos   |   Maiores Públicos   |   Números
  O primeiro Clássico Vovô "Oficial"
Pesquisa personalizada
 História do Fluminense   |   História do Botafogo            OUTROS CONFRONTOS
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador