O Brasil, país com o maior número de conquistas na Copa do Mundo, tem visto sua história no futebol ir para um caminho até então pouco conhecido pelos seus torcedores. Nas classificatórias para a próxima Copa, o país tem tido um desempenho aquém do esperado. Em função disso, e pelas expectativas tradicionalmente criadas, o trabalho do técnico Dorival Júnior é frequentemente colocado a prova. A seguir, falaremos sobre os principais obstáculos que o time tem encontrado e, também, sobre o papel do técnico em meio a estas adversidades.
O desafio do quadro de jogadores
Desde sua chegada, o técnico Dorival Júnior teve que lidar com uma série de desafios. Entre eles, o afastamento de grandes craques do time, como o jogador Neymar, que se recuperava de uma lesão. Além disso, outros nomes importantes para o time passaram por momentos de instabilidade física, o que acabou tornando o seu planejamento ainda mais complexo.
Diante disso, o técnico teve que explorar outras opções no elenco, dando espaço para outros atletas e fazendo testes em posições no campo. Sua intenção era de trazer mais fôlego ao time, ao mesmo tempo em que testes de adaptação se faziam essenciais para manter o time competitivo. No entanto, com os resultados obtidos nos últimos jogos, isso aparentemente não foi suficiente.
Os dilemas e desafios do treinador nas eliminatórias da Copa
Um obstáculo bastante presente na rotina de Dorival foi o curto período de preparação entre um jogo e outro. Com atletas atuando em diferentes localidades do mundo, a seleção Brasileira acaba tendo pouco tempo para treinar em conjunto e, com isso, desenvolver um entrosamento sólido entre o time. O técnico buscou alternativas para driblar esta dificuldade, apostando principalmente na análise e na busca de soluções rápidas para problemas em campo.
Outro aspecto importante a ser considerado é o alto nível de competitividade entre os times que disputam as vagas na competição. Seleções como a da Argentina, do Uruguai e da Colômbia, exigem do Brasil, e de seus adversários, um preparo avançado. Por isso, o técnico tem enfatizado a necessidade de um time cada vez mais equilibrado, que tenha capacidade de competir com intensidade e técnica.
Apesar dos esforços, o Brasil acumula resultados negativos nas eliminatórias. Estes resultados inclusive colocam a torcida brasileira em um campo que talvez nunca tenha ocupado: o de não ter certeza da participação do Brasil na próxima edição do maior e mais importante campeonato de futebol mundial. Resultados negativos, falta de entrosamento do time e derrotas em jogos importantes, como a sofrida contra a Argentina, fazem com que a torcida exija providências que posicionem o time de maneira mais eficaz e coerente. Indo ao encontro disso, após uma série de críticas, a saída do técnico tornou-se iminente e, prontamente boatos e novos nomes começaram a surgir.
O papel da liderança em momentos críticos
Momentos críticos e de tensão entre jogadores e torcidas, exigem uma liderança sólida e que passe credibilidade para todos. No caso de Dorival, esta imagem foi, aos poucos, descontruída. Apesar dos esforços e de ter um perfil agregador, o técnico teve sua capacidade colocada a prova em função da performance abaixo do esperado.
Mas, não somente o técnico pode ocupar espaços de liderança. Jogadores podem ser líderes naturais dentro do elenco, sendo ainda mais fundamentais para resultados positivos. Seja dentro ou fora dos campos, o importante é que a torcida siga confiante e conectada com seus representantes.
Por falar em torcida, ter uma engajada e presente também é um ponto importante para vislumbrar resultados positivos. Tanto em grandes, quanto nos pequenos campeonatos, a presença da torcida ajuda a motivar os jogadores, a engajar o público e a manter o sentimento de pertencimento e orgulho junto aos times. Os fãs hoje também se envolvem com o esporte por meio de várias plataformas, incluindo redes sociais, discussões de partidas ao vivo e até mesmo fazendo apostas em sites como o premier bet mz, o que pode aumentar a animação e a expectativa em torno dos jogos.
Expectativas para a Classificação e para um novo técnico
Apesar dos obstáculos, as chances de classificação do Brasil ainda são boas. O trabalho do técnico, independentemente de sua saída ou não, certamente será levado pelos torcedores com consideração e respeito. O caminho até a Copa do Mundo ainda reserva alguns desafios, mas a resiliência dos jogadores e da torcida certamente contribuirão para que o Brasil reencontre sua excelência nos campos e, com isso, aumente suas chances de disputar o mundial. As próximas cenas deste dilema certamente serão importantes e emocionantes.