Como um dos esportes modernos que surgiram no início do Vietnã (no século 20), o futebol rapidamente se desenvolveu. Após o estabelecimento da República Democrática do Vietnã, o futebol foi um esporte primitivo que teve uma organização social profissional reconhecida por organizações internacionais. Nascia a Associação de Futebol do Vietnã (VFA).

Logo da Federação de Futebol do Vietnã de 1994 a 31 de dezembro de 2008
Em 1964, o Vietnã tornou-se o membro oficial da FIFA e da AFC.
Em 1960, a Associação de Futebol do Vietnã foi estabelecida no Norte. Seu primeiro presidente Hà Dang An, chefe do Departamento Ferroviário e ex-astro do futebol.
Em 1989, após a reforma "Doi moi", a Federação de Futebol do Vietnã estava preparada para se estabelecer. A comissão de preparação incluiu o Chefe Duong Nghiep Chi (Subgerente de Desporto e Treinamento Físico); membros Sr. Hoang Vinh Giang (Diretor de Esportes e Treinamento Físico Hanói), Sr. Le Buu (Diretor de Esporte e Treinamento Físico da Cidade de Ho Chi Minh), Sr. Ngo Xuan Quynh (Líder da Delegação Cong), Sr. Le The Tho (Vice-Chefe – Ministério de Esportes e Treinamento Físico).
Após 3 meses de preparação, em agosto de 1989, o 1° Congresso da Federação de Futebol do Vietnã incluiu 120 delegados que eram representantes da Comunidade de Futebol Vietnamita realizada em Hanói. Depois de informar sobre a situação e a missão do futebol vietnamita, o Congresso anunciou a criação da Federação de Futebol do Vietnã (VFF), emitiu o regulamento da VFF e elegeu o Comitê Executivo com 26 membros.
A Liga Profissional do Vietnã
A Vietnam Professional Football Joint Stock Company (VPF) foi criada em 5/12/2011, tendo como maior acionista a Federação de Futebol do Vietnã (VFF), e os acionistas sendo clubes de futebol profissional. Aprendendo com o modelo organizacional das plataformas avançadas de futebol no mundo, a criação da VPF Company é uma demonstração clara do novo passo do processo de socialização do futebol no país, em linha com a tendência geral de desenvolvimento do futebol profissional no mundo.
Desde a temporada de 2012, a VPF Company recebeu o direito de gerenciar, organizar e operar as Ligas Nacionais de Futebol Profissional, incluindo:
1. National Football League (V.League 1): é a maior competição de futebol de clubes do Vietnã. Este também é o torneio que atrai a atenção de torcedores de todo o país com o maior número de partidas, reunindo as melhores e mais atraentes partidas do Vietnã.
2. National First Division (V.League 2): é a segunda maior competição de futebol de clubes do Vietnã. V.League 2 é considerado um torneio de premissa, criando impulso para V.League
3. Taça Nacional: é um torneio que reúne todos os clubes de futebol profissional, incluindo equipes que competem na V.League 1 e V.League 2.
A VPF opera com o espírito: "Comunidade de responsabilidade, interesses compartilhados, olhando para o futuro, estendendo a mão para o mundo". Juntamente com os clubes de futebol profissional, VPF sempre se esforça e inova constantemente na gestão, organização e administração das Ligas Nacionais de Futebol, a fim de organizar com sucesso torneios, dar aos torcedores jogos atraentes com alta qualidade profissional, contribuindo assim para o desenvolvimento do futebol vietnamita em geral.
Sobre os clubes
- Hanoi FC (anteriormente conhecido como Hanoi T&T Real Estate Club)
- O antecessor do Becamex Binh Duong Football Club foi o Binh Phuoc Rubber Football Club. Em 1997, após a divisão da província, a equipe foi transferida para a província de Binh Duong, administrada pelo Departamento de Propriedade Intelectual da província de Binh Duong. 2002 marcou um ponto de viragem quando o Grupo Becamex em colaboração com a Estação de Televisão e o Departamento Provincial de Transportes assumiu, estabeleceu a Binh Duong Football Joint Stock Company, mudou o seu nome para Becamex Binh Duong Club até agora.
- Depois de muitas temporadas atribuindo o nome da equipe aos patrocinadores, a partir da temporada de 2017, oficialmente chamado Quang Nam Football Club.
- Viettel já se chamou Quân doi e The Công.