União Sportiva
Ficha do clube
União Sportiva Paraense
Fundado em 15 de agosto de 1906
Endereço: Praça Justo Chermont, Belém - PA
Site: não disponível.
História
O União Sportiva foi o primeiro campeão paraense de futebol. O título veio em 1908, feito que repetiu em 1910, se constituindo até o ano de 2010 na única equipe das denominadas "pequenas" a ostentar a coroa de campeã, contra Tuna, Remo e Paysandu.
O clube foi fundado em 15 de agosto de 1906, na Praça Justo Chermont, onde funcionava a Associação Recreativa Ernesto Matoso.
Dentre seus fundadores podemos citar o atleta Rubilar, que atuava tanto na prática do futebol, como no remo. Rubilar participou da reorganização, em 1911, do Clube do Remo.
Nessa época só existiam no Pará, a Associação Desportiva Recreativa e Beneficiente e o Sport Club do Pará.
A agremiação possuía como uniforme camisa alvi-negra, com listas verticais. Além dos dois títulos paraenses o clube também conquistou o Torneio Província do Pará e a Taça O Estado do Pará. Além do torneio início em 1924 e 1927.
O clube sempre se fez presente nas disputas do campeonato Paraense, até os idos da década de 60 quando, ao entrar numa grave crise financeira, sucumbiu e fechou as suas portas. O ano era 1967.
Seu maior astro foi Euclides Pessoa do Nascimento o famoso “Marituba”.
Sobre a fundação do clube, uma importante nota foi divulgado no Estado do Pará, de 18 de agosto de 1913, abaixo transcrita:
União Sportiva
Um grupo de fortes rapazes belemenses comprehendendo a necessidade de fortificar os seus músculos pela pratica bem-fazeja dos exercicios ao "ar livre" e para offerecerem formal desmentido a decadencia do desporte nesta capital, a 15 de agosto de 1907 (Nota CF: erraram a data, mas confirmada como 1906 abaixo pelo 7° aniversário do clube), organizaram com valiosos auxilios dos campeões amadores Jacintho Ferro, Marcos Salles, Candido Rocha, Arthur Silva e G. Lima (Formidable), um limitado club, ao qual acertadamente denominaram "União Sportiva Paraense".
Sob tão excellentes auspicios esse valoroso gremio athletico manteve sempre victoriosas as suas cores "alvi-negras", nos "records" pedestres "plat", de 100, 1000 e 3000 metros e os seus elementos desportivos, considerados aqui os mais caprichosos "sportsmen patricios", sempre fizeram bôa representação ao lado dos cavalheiros britannicos e nacionaes, que occupam as suas horas vagas em salutares exercicios physicos.
O sympathico "team" da "União Sportiva", campeão de "Foot-ball Association" desde 1908, também é detentor da primorosa taça "Estado do Pará" e actualmente está desfalcada dos seus optimos elementos, abaixo mencionados: "capitain" Robilar e "player"- Nahon, que fazem parte do "Grupo do Remo"; A. Motta, residente no Rio de Janeiro, faz parte do "scratch-team" fluminense, vencedor recente dos "foot-ballers" portuguezes, de Cecilio, Conceição, Freitas, Moreira, etc.
A proverbial compostura desses jovens nos torneios em que tomam parte, tem offerecido barreiras tenazes ás proezas individuaes, como vencedores ou vencidos tambem sabem desprezar os mal entendidos preconceitos da assistencia apaixonada, pelo que confiados na sua "bôa estrella", esperam readquirir opportunamente os louros da victoria nas luctas do campo da "association", que ultimamente lhe têm sido aváras.
Em regosijo da passagem do 7° anniversario da sua fundação, hoje, pela manhã, das 6 1/2 ás 7 1/2 horas, haverá um animado "training", entre os seus "players", no "field" da Liga de Foot-ball, á praça Floriano Peixoto.
Marituba, o maior craque da história do União
Homenagem ao aniversário do craque Marituba. Publicado no Jornal O Estado do Pará, de 01.02.1939
"A grande figura singular do esporte paraense, que é Euclides Nascimento, o Marituba, faz annos hoje.
Padrão de uma hosnetidade nem de leve nunca suspeitada, Marituba foi sempre o batalhador destacado do União Esportiva, impulsionando-lhe com jogadas
maravilhosas, ou trabalhando na direção dos quadros admiráveis que o alvinegro apresenta.
Technico dos mais completos, arbitro dos mais seguros e acatados, futebolista de fôlego e de recursos, sagrado campeão do norte, várias vezes, e figura
obrigatória dos seleccionados paraenses, Marituba foi um jogador interestadual de renome e de prestigio nas canchas.
União Esportiva, que tem o justificado orgulho de possuil-o em seu quadro e nunca ter visto Marituba vestir outra camisa que não a alvi-negra, está de festa
hoje, postando as suas maiores homenagens ao seu leal e dedicado defensor”
Títulos Conquistados
Campeonato Paraense em 1908 (Taça O Estado do Pará) e 1910.
Torneio Início em 1924 e 1927.
Torneio Província do Pará.
Hino
(publicado no Correio Sportivo, de Manaus-AM, em 23 de abril de 1916.)
HYMNO DA "UNIÃO SPORTIVA" (PARÁ)
União Sportiva, no embate
Quem teus teams vencer poderá?
No tremendo e glorioso combate
Foste audaz Campeão do Pará.
Venha a luta. Nos vivos torneios,
Aos que sabem no campo lidar,
Graciosos e simples receios
Não conseguem do prelio afastar.
Refrein
Na luta insana,
Cheios do ardor.
A nós irmana
Teu destemor...
Nessa sportiva
E nobre acção,
Sê, pois, altiva,
Sús, União.
Combatendo nos prelios renhidos
Pelas cores que tens, é dever
De teus players manter, destemidos
A divisa: - "Luctar é vencer".
União, União não dissipes
Energias; gloriosa na acção.
Enfrentando o ballon e as equipes
Não succumbe ao gentil Campeão.
Oh! unamo-nos sempre risonhos,
Não vem longe o sonhado porvir;
Realidade faremos dos sonhos,
Para bem tuas cores servir.
Levem longe por valles e serras,
Tua fama e teu alto valor
Auras mansas que beijam as terras,
Sobre as quaes cae o sol do Equador.
Veja também
+ Clubes do Brasil Clubes Mundo Clubes Amadores
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva. Fontes: Correio Sportivo, de Manaus-AM, de 23 de abril de 1916; A Enciclopédia do Futebol Paraense; O Estado do Pará, de 18 de agosto de 1913; O Estado do Pará, de 01.02.1939. Página adicionada em 21 Novembro 2023 - atualizada em 31 Julho 2025.