Logo da CBF - Campeões do Futebol

Marcada para começar no dia 21 de novembro, a Copa do Mundo do Catar está a menos de um ano de começar. Último Mundial com 32 equipes (a partir de 2026 serão 48 seleções), o torneio marcará a primeira edição no Oriente Médio e primeira celebrada fora da época do verão do hemisfério norte.

Para o Brasil, a Copa do Mundo do Catar apresentará a chance de a Seleção Brasileira vencer o primeiro título desde 2002 e se consagrar mais no ranking de títulos do Mundial — atualmente Alemanha e Itália estão com apenas uma conquista atrás, com quatro.

Portanto, com as eliminatórias continentais perto do fim e a Copa do Mundo se aproximando, é hora de analisar quais são os principais rivais do Brasil para o título.

França

Atuais campeões, a França tem uma geração super talentosa e de jogadores jovens que estão no núcleo da equipe atual. Atletas como Kylian Mbappé, Paul Pogba, Antoine Griezmann e Hugo Lloris fazem parte dessa seleção que é uma das mais fortes da Europa.

Nas Eliminatórias da Europa, eles passearam no grupo e ficaram com a primeira colocação isolada com 18 pontos em 24 disputados.

A seleção da França, conhecida por ter um excelente desempenho no segundo tempo dos jogos por conta do físico excelente de seus jogadores, é certamente um perigo para o Brasil. Não é por acaso que nas apostas ao vivo e pré-jogo a seleção é uma das mais respeitadas pelas casas de aposta e tem o respaldo do mercado por ser a segunda maior favorita ao título — atrás justamente do Brasil. Segundo o site Betano, por exemplo, atualmente (início de janeiro de 2022) a França tem cotação 8,00 para 1, enquanto o Brasil está apenas um pouquinho mais favorito com cotação de 7,00 para 1.

Argentina

No que pode ser a última Copa do Mundo de Lionel Messi, a Argentina vem se consolidando nos últimos tempos. Recentemente, a seleção conseguiu o tão sonhado título da Copa América em cima do Brasil no Maracanã. Nas Eliminatórias, a Argentina cravou a segunda posição geral e recentemente segurou o Brasil em empate sem gols.

Mesmo sem ter a mais talentosa das gerações do futebol argentino, a equipe se encontrou sob o comando de Lionel Escaloni, e Messi conta com bons coadjuvantes, como Angel Di Maria, Lautaro Martinez, Rodrigo De Paul e Nicolas Otamendi.

Inglaterra

O English Team está com as esperanças renovadas sob o comando de Gareth Southgate e de uma geração jovem bem talentosa. Na última Eurocopa, disputada em julho deste ano, a seleção chegou até a decisão do torneio e só parou nos italianos na disputa de pênaltis.

Para a Copa do Mundo de 2022, a Inglaterra já garantiu vaga. O elenco é ancorado por Harry Kane, Jordan Henderson, Jaden Sancho, John Stones, Raheem Sterling e tem jovens promessas como Mason Mount e Jack Grealish.

Buscando o primeiro título desde 1966, a Inglaterra é certamente uma das cinco maiores favoritas para o campeonato.

Alemanha

Logo da Alemanha - Campeões do Futebol

Campeões em 2014, a Alemanha vive um período de transição da geração vencedora para uma seleção que busca nova identidade. Após a saída de Joachim Low do comando, eles agora são comandados por Hans-Dieter Flick e estão com a moral em alta.

Nas Eliminatórias da Europa, a campanha da Alemanha foi praticamente perfeita. Em 10 jogos, eles venceram nove e sobraram do início ao fim — apesar da falta de adversário forte, visto que Macedônia e Romênia terminaram em segundo e terceiro, respectivamente, no grupo eliminatório.

A geração alemã é boa e mistura juventude e experiência. Do passado, craques como Manuel Neuer e Toni Kroos seguem firmes, enquanto veteranos de muita qualidade como Mats Hummels e Joshua Kimmich também continuam no núcleo principal da equipe.

Entre a nova geração, destacam-se Kai Havertz, Leroy Sané e Timo Werner. Todos com menos de 26 anos e que podem chegar na próxima Copa do Mundo com status de relevância no torneio.

Candidatos que correm por fora

Algumas seleções de muita qualidade ainda não se classificaram para a Copa do Mundo e esperam jogar a repescagem europeia, que acontecerá em março de 2022, como por exemplo Portugal e Itália.

As duas seleções contam com excelentes jogadores. Com destaque maior para a Itália, que venceu a última Eurocopa e vive o seu melhor momento desde o título do Mundial de 2006.

Entre as seleções classificadas e que correm por fora, vale ressaltar também a força da Bélgica, Holanda e Espanha como equipes de grande qualidade.


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 13/Janeiro/2022.