A competição de Sub-19 trata-se do primeiro torneio jovem da UEFA, neste escalão, ao nível de clubes. Competição criada a pedido da Associação de Clubes Europeus, visa desenvolver ainda mais o futebol juvenil ao nível dos clubes profissionais, reduzir a distância entre as equipes dos escalões de formação e as principais, e oferecer a esses jovens uma experiência internacional única e jogos competitivos. Os vencedores erguem o troféu Lennart Johansson.
Desde a primeira edição, cada clube que compete na fase de grupos da UEFA Champions League tem também a respectiva equipe Sub-19 na primeira fase da competição da UEFA Youth League: integram os mesmos grupos e disputam as mesmas partidas, tendo os jogadores a oportunidade de viajar com os seus colegas mais velhos nos jogos fora. Em 2015/16 foi criada uma segunda via do torneio, com 32 campeões nacionais a enfrentarem os segundos classificados dos grupos num "play-off" que lhes permite juntarem-se aos vencedores dos grupos na fase seguinte.
As fases finais com quatro equipes são geralmente disputadas no Estádio Colovray, em frente à sede da UEFA em Nyon, na Suíça. Em 2019/20, devido à pandemia de COVID-19, as quartas-de-final também foram disputadas nesse local, juntamente com duas excelentes partidas das oitavas-de-final. Em 2022/23, devido à procura excepcional de bilhetes, a fase final foi transferida para o Stade de Genève.
O TROFÉU

O Troféu Lennart Johansson, é entregue ao vencedor da UEFA Youth League. Com o nome do presidente honorário sueco da UEFA, o troféu ascende de uma base metálica em bruto para formar uma ponte em prata esterlina. A forma do troféu reflete a missão da competição – preencher o vazio existente entre o futebol jovem e profissional.
A conjugação das duas texturas simboliza o forjar dos jovens jogadores, cuja ambição é tornarem-se nos melhores da Europa. Criado pela agência Fivefootsix, de Londres, o troféu mede 50 centímetros de altura e foi esculpido pelo artesão Thomas Lyte.