CR Flamnego

Segundo alguns dos principais institutos de pesquisa do Brasil, o Flamengo tem a maior torcida do país. O Datafolha, por exemplo, lançou em janeiro deste ano uma nova pesquisa e revelou que o rubro-negro carioca representa cerca de 18% da torcida de futebol no Brasil. Ao todo, eles concluíram que a equipe conta com 32,5 milhões de torcedores.

Não é por acaso que a mídia apelida a maior torcida do Brasil como “nação rubro-negra”. Os torcedores do time são em número maior do que a população de países como Peru, Arábia Saudita, Venezuela e vários outros. Com tanta gente assim torcendo pelo clube, há sua parcela de fãs ilustres que chamam atenção da mídia.

José Aldo
Um dos mais fanáticos pelo rubro-negro carioca, o lutador José Aldo posta fotos em suas redes sociais com frequência vestindo a camisa do Flamengo e vai aos jogos sempre que pode. Além disso, ele já chegou a usar a marca do clube como patrocínio em uma de suas lutas do UFC.

José Aldo UFC
Photo by Andrius Petrucenia - CC BY-SA 2.0

Famoso no mundo do esporte pelo seu longo período de quatro anos defendendo o cinturão, a última luta de Aldo foi no dia 11 de maio deste ano pelo UFC 237, edição realizada no Rio de Janeiro. O evento contou com novidades por parte do UFC e foi o primeiro realizado no Brasil em bastante tempo. No entanto, o atleta rubro-negro não conseguiu dar a vitória ao público presente e amargou a terceira derrota em cinco lutas.

Sandra de Sá
Famosa internacionalmente pelo seu trabalho importante na música brasileira, Sandra de Sá é Flamengo de coração. A carioca faz questão de expor o seu amor pelo time e tem uma lista extensa de recordações com o rubro-negro.

“Rubro-negro não faz só uma loucura, faz a vida inteira. Já fui a casamento com fone de ouvido para ouvir o jogo. Em show, deixo alguém com rádio me avisando o que está acontecendo, ou peço pra começar um pouquinho mais tarde. E tenho as minhas manias. Tenho uma meia lá da década de 80 que eu uso todo dia de jogo. Mesmo se tiver show, estou lá com a minha meia”, diz Sandra sobre a sua paixão pelo time.

Ivo Meirelles
Assim como Sandra de Sá, Ivo nasceu no Rio de Janeiro e começou seu sucesso na década de 1980. Ex-presidente da Estação Primeira de Mangueira, ele é um dos cantores mais bem-sucedidos do samba e da música pop nacional.

Quando não está nos palcos, Ivo veste com gosto a camisa do Flamengo. Sua paixão se intensificou nas décadas de 1970 e 1980, quando Zico encantava o Maracanã com a camisa 10. “Ele (Zico) é responsável por 70% dessa paixão”, afirma o cantor.

Ziraldo
Criador de obras famosas como O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, Ziraldo é um dos escritores mais conhecidos do país. Aos 86 anos, o natural de Caratinga, Minas Gerais, é fã desde cedo do rubro-negro carioca.

Ziraldo
Photo by Tomaz Silva/ABr - CC BY 3.0 BR

Em 2009, o escritor fez um livro em quadrinhos chamado “O Mais Querido do Brasil Em Quadrinhos”, que narra um pouco da história do time ao longo de sua trajetória cheia de conquistas.

Lucia Veríssimo
Atriz, diretora e empresária brasileira, Lucia é uma das torcedoras mais assíduas quando o assunto é Flamengo. A história da atriz com o time é de longa data.

“Quando recebi o título honorário do Flamengo, tinha sido escalada para ir para São Paulo entregar o prêmio Profissional do Ano. Jatinho particular à minha espera e eu chorando para meu chefe: ‘Boni, for favor, entenda que é muito importante para mim. É meu coração’. Ele ficou muito bravo comigo e nunca mais fui chamado para esse evento”, contou a atriz em entrevista para o UOL Esporte.

Alguns outros que merecem menção
Claro que não fica viável listar todos os célebres apaixonados pelo Flamengo em um único artigo. No entanto, na tentativa de deixar menos torcedores de fora, vale a pena citar alguns outros.

Um deles é o ex-lutador Vitor Belfort, também do UFC. O atleta, que ainda segue em atividade, é visto frequentemente nos jogos do time quando está no Brasil e tem Zico como seu grande ídolo. Os cantores Marcelo D2 e Gabriel, o Pensador também compõem a lista de ilustres que vestem o manto rubro-negro carioca.