História do futebol no TahitiA Federação de Futebol Tahitian (FTF) foi fundada em 26 de maio de 1989, sendo publicada no Jornal Oficial da Polinésia Francesa em 27 de julho de 1989.
A FTF substituiu a Liga de Futebol da Polinésia Francesa, criada em 15 de novembro de 1969, que foi oficializada pela publicação no Jornal Oficial da Polinésia Francesa em 15 de dezembro de 1970.
Em 1971 o campeonato da Liga Polinésia passa a ser administrada pela Federação Francesa de Futebol.
Com o acordo da Federação Francesa, presidida pelo sr. Fernand Sastre, a Federação Tahitiana, sob presidência do Sr. Napoleão Spitz, adere à FIFA em 07 de junho de 1990 no Congresso de Roma.
Em Roma, a delegação Tahitiana foi composta pelos Srs. Freddy Vernaudon (1° Vice-Presidente Executivo), Rémi Taea (Secretário Geral) e Pierre Reichert (Diretor Técnico).
Os órgãos de decisão do stand da FTF são:
a. Para a definição da orientação política, administrativa, regulamentar e financeiro: A Assembleia Federal (AF)
b. Para a implementação destas orientações e monitoramento federais: O Conselho Federal (CF) e do Bureau Federal (BF)
c. Para a organização de competições: A Comissão Central de Concorrência e Disciplinas (CCD) e do Conselho de Justiça (CJ)
Estas duas (2) comissões são os órgãos judiciais da FTF que pode decidir sobre as sanções aplicadas contra licenciados da FTF, o CJ é a segunda e última instância na Federação.
Qualquer contestação a uma decisão do Conselho deverá ser objeto de encaminhamento para a conciliação do COPF perante o Tribunal Arbitral do Esporte (TAE), em Lausanne (Suiça), de acordo com os procedimentos estabelecidos pela FIFA.
As línguas oficiais da FTF são o frances e o tahitiano.
Antigos logos da Federação (do mais antigo ao atual)