IntroduçãoO Spartak Moscou foi um dos clubes mais gloriosos da antiga União Soviética e, atualmente, continua trilhando uma história de sucesso na Rússia. Em 88 anos de história, a equipe conquistou 21 campeonatos nacionais e 13 copas. O Spartak também costuma fazer boas participações em palcos internacionais e já chegou às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, da antiga Recopa e também da Copa da UEFA (atual Liga Europa).
Fundação e nomesNa antiga URSS era comum que as instituições estatais como o exército e a polícia fundassem as suas próprias agremiações esportivas. Em 1921, Ivan Artemyev e Nikolai Starostin armaram a lona do circo esportivo moscovita e deram um destaque especial para o futebol. Em 1922 criaram o MSC (Moscovo Sports Club) que ao longo dos anos mudou várias vezes de nome: um ano após sua fundação, em 1923, passou a se chamar Presnya; em 1926 mudou a denominação para Pischevik; em 1932 mudou para Promkooperatsiya e, a partir de 1934 adotou o nome atual, Spartak. A empreitada foi tão bem-sucedida que eles construíram um estádio que acabou sendo pago com a própria renda das vendas de ingressos.
O Spartak de 1922, ainda Moscovo Sports ClubA primeira partidaFoi disputada uma semana após sua fundação num amistoso, em 18 de abril de 1922 (data que ficou marcada como a fundação oficial), e foi contra o Zamozkvoretsky (ZCS), campeão de Moscou, com vitória por 3 a 2. Já a primeira partida oficial ocorreu 23 de abril em jogo da Copa Nacional, vencendo o mesmo ZCS por 5 a 1.
CrescimentoEm 1926, Starostin fechou o primeiro contrato de patrocínio para o Spartak, o que possibilitou a mudança para o Tomskii Stadion, uma arena um pouco maior. Desde então, foi possível rivalizar com o Dínamo de Moscou, cuja sede também ficava nas proximidades.
Alguns anos mais tarde, Starostin passou a manter contato com Alexander Kosarev, um político muito influente e também um grande fã de esportes. Com a sua ajuda, a equipe se tornou ainda mais poderosa. Pouco depois, o clube foi rebatizado e passou a ter a denominação atual em homenagem ao escravo e atleta romano Spartacus. A partir daí, o time passou a integrar a Associação Esportiva Spartak.
Primeiro títuloA primeira conquista nacional do Spartak foi o Campeonato de Outono da extinta URSS no ano de 1936. Foram sete jogos, com 4 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Georgiy Glazkov foi o artilheiro da competição com 7 gols. Os resultados:
05/09- Spartak 3 x 1 Lokomotiv Moscou, com gols de Georgiy Glazkov (2) e Vladimir Stepanov
25/09- Spartak 0 x 1 Dinamo Tbilisi
30/09- Dinamo Leningrad 0 x 3 Spartak, com gols de Pyotr Nikiforov, Andrei Starostin e Georgiy Glazkov
06/10- Dinamo Moscou 3 x 3 Spartak, gols de Valentin Liventsev, Vladimir Stepanov e Georgiy Glazkov
10/10- Spartak 4 x 1 Krasnaya Zarya Leningrad, gols de Georgiy Glazkov (2), Boris Shchibrov e Vladimir Stepanov
18/10- Spartak 3 x 3 Dinamo Kiev, gols de Vladimir Stepanov (2) e Andrei Starostin
30/10- CDKA Moscou 1 x 3 Spartak, gols de Vladimir Stepanov, Boris Shchibrov e Georgiy Glazkov.