Os sites de apostas estão cada vez mais conquistando seu espaço no mercado esportivo de todo mundo. Grandes investidores, têm firmado contrato com times e competições como série A e Brasileirão, que contam com parcerias com quase todos os canais esportivos do país.
Diversos influenciadores digitais que desenvolvem conteúdos relacionados a futebol e apostas têm firmado parcerias com sites de apostas e sites de
cassino online, devido à grande expansão deste mercado. Muitas empresas estão realizando grandes investimentos nas plataformas sociais, haja vista a sua relevância e alcance do público do futebol. O setor de apostas esportivas, no futebol nacional, movimenta mais de 53 bilhões anualmente, baseado em dados do estudo Ernst & Young Global Limited, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
De acordo com o jornal de Brasília, a intenção desses influenciadores é justamente impactar os fãs de esporte, promovendo a cultura de apostas esportivas e consequentemente alcançar novos jogadores. Como relata Bruno Maia, especialista em inovação e negócios esportivos, “a nova geração quer saber mais sobre dados e estatísticas, informações características do mercado de apostas”.
E continua dizendo que, “A tendência é que as empresas desse segmento se conectem cada vez mais com grupos de mídia que possuam o esporte como ativo. As apostas criam micronarrativas e promovem uma experiência particular e paralela durante uma partida de futebol. Estamos em uma época em que as estatísticas viraram entretenimento, há uma geração que consome o esporte por meio de games e que se interessa intensamente pelo consumo de dados. Certamente as parcerias entre empresas e emissoras de TV irão gerar receitas novas e importantes para esses grupos de mídia.”
Hans Scheiler, diretor de marketing da casa de apostas, também opina sobre os acordos entre sites de apostas e canais de TV para democratizar a aposta esportiva para toda a população, afirmando: “Acredito que o mundo do futebol e as companhias de apostas são grandes aliados comerciais. Apesar da atividade ainda ser uma novidade no Brasil, a tendência é que ocorra uma popularização progressiva, principalmente após a regulamentação da prática. Vemos um futuro muito promissor para o mercado brasileiro, buscamos sempre gerar novas experiências ao torcedor, com ações que nos aproximem do público.”
Legalização de apostas esportivas no Brasil
No momento, aproximadamente 450 sites de apostas internacionais estão no mercado brasileiro sem tributação. Os sites se encontram fora do território brasileiros, pois ainda não existe regulamentação no país. Este assunto está cada vez mais presente em pautas de debates políticos.
O congresso nacional no ano de 2018 sancionou a lei 13.756/18, que regulamenta a criação da modalidade de aposta “quota fixa”. Mas ainda não há acordo com a categoria, e a regulamentação precisa ser finalizada até o final de 2022.
O advogado especialista em direito desportivo, Eduardo Carlezzo afirma: “O mercado de apostas esportivas, quando finalmente regulado no Brasil, vai chacoalhar o mercado de mídia e entretenimento, abrindo várias frentes de novos negócios. Uma delas poderá ser a criação de plataformas de apostas por empresas donas de canais de TV. Isso já ocorreu no exterior onde poderosos canais esportivos deram esse passo, como é o caso da Fox Bet e da Sky Betting. No Brasil, a Globo, por exemplo, já tem um fantasy game, o Cartola, que eu sempre vi como um experimento para outros negócios no setor de apostas. Há muita água ainda para rolar por debaixo dessa ponte.”
Emissoras de TV podem criar seus próprios sites de apostas
O Professor Marcelo Palaia, que também é especialista em marketing esportivo acredita que a junção de sites de apostas esportivas e emissoras de TV existe, mas necessita de regulamentação. Em sua visão, o professor pontua: “É um mercado que vai deslanchar assim que as empresas estiverem funcionando legalmente no Brasil. A experiência de ver um jogo e apostar simultaneamente é muito atrativa, você faz isso com um ou dois cliques no seu celular.”
E finaliza dizendo que: “Além disso, temos uma população massiva, apaixonada por futebol, torneios com um alto nível de competição, esses fatores tornam o investimento no futebol brasileiro oportuno às empresas do segmento. Será cada vez mais comum a criação de novas estratégias de ativação no futebol por parte das companhias, em parceria com os clubes e as emissoras de TV.”
Mercado brasileiro
Devido às grandes ações de marketing desse mercado, acredita-se que a regulamentação aconteça em breve. Contudo, a conexão entre sites de apostas e emissoras de TV surgem pelos grandes investimentos realizados por empresas do ramo, para chamar cada vez mais atenção do público brasileiro.
Em dados da Fundação Getúlio Vargas esse mercado pode gerar até R$10 bilhões por ano. “A empresas de apostas são grandes investidores em mídia, e as emissoras de TV estão cada vez mais próximas desse segmento. Percebemos nos últimos três anos uma grande movimentação de todos se preparando para a regulamentação, é uma grande oportunidade para o mercado nacional se desenvolver em vários aspectos, estou torcendo para que isto aconteça”, reforçou Salviano.
Assim sendo, a regulamentação deve trazer muitos benefícios e progressão para o setor de apostas esportivas no país. Posto que, o Brasil é considerado o país do futebol, o que reforça ainda mais essa percepção.